AGRESTE

Em Caruaru, Detran espera vistoriar 110 veículos de transporte escolar

O objetivo do Detran é avaliar as condições de segurança dos transportes escolares, já que esses veículos circulam sobretudo com crianças e adolescentes.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 04/01/2017 às 11:43
Foto: Marcela Maranhão/Rádio Jornal

A fim de evitar acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) iniciou nesta semana a primeira inspeção obrigatória do transporte escolar de 2017. O objetivo do órgão é avaliar as condições de segurança dos veículos, já que esses transportes circulam sobretudo com crianças e adolescentes. Em Caruaru, no Agreste do Estado, o Detran espera vistoriar 110 veículos.

Os motoristas que realizam o transporte escolar devem ficar atentos quanto ao período da vistoria obrigatória. Quem perder o prazo da inspeção, realizada de seis em seis meses, pode pagar multa ou ter o veículo apreendido. Em Caruaru, a 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade, localizada nas margens da BR-104, no perímetro urbano, funciona das 7h às 13h. Confira os prazos e as exigências do Detran-PE para a inspeção aqui.

O chefe de veículos da 4ª Ciretran de Caruaru, Márcio Fabiano, fala sobre a operação:

Avaliação

Além das condições de segurança do veículo, o procedimento avalia todos os itens exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito. São eles: o tacógrafo (um dispositivo que monitora o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade do veículo), a quantidade de bancos, a quantidade de cintos de segurança, retrovisores e câmeras. Ademais, a documentação do veículo precisa estar em dia, assim como o condutor precisa estar regularizado.