AGRESTE

Em Orobó, mãe e filho comandam Prefeitura e Câmara Municipal

O prefeito reeleito de Orobó, Chaparral (PSD), assumiu o cargo sub judice. Caso ele seja condenado, quem assume o Executivo interinamente é a mãe dele.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 04/01/2017 às 10:22

Clãs políticos não faltaram nas últimas eleições municipais. Em Orobó, no Agreste Setentrional do Estado, mãe e filho comandam os poderes Executivo e Legislativo. Caso a chapa do prefeito reeleito Chaparral (PSD), que assumiu o cargo sub judice, venha a ser cassada, o poder continua em família até uma nova eleição, pois quem assume interinamente a prefeitura é a mãe dele, a vereadora Maria do Carmo, conhecida como Lia Mãe de Chaparral (PSD), eleita presidente da Câmara Municipal no último dia 1º.

Confira a reportagem, na voz de Alfredo Neto, da Rádio Jornal Limoeiro:

Dos 11 parlamentares, seis votaram na mãe do prefeito para a presidêndia da Câmara de Vereadores de Orobó. O vereador David Aguiar (PSB) foi escolhido para ocupar a Mesa Diretora como primeiro secretário, enquanto na segunda secretaria quem assume é Lúcio Donato (PSD).

Entenda o caso

A chapa de Cleber Chaparral e seu vice, Biu Abreu, ambos do PSD, da coligação "Unidos para o trabalho continuar", foi impugnada pela juíza eleitoral de Orobó, que acatou representação do Ministério Público Eleitoral. No processo, constam abuso de poderes econômico e político praticados pelo gestor municipal no seu primeiro mandato e durante campanha eleitoral. A defesa dele recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e aguarda decisão.

Para assumir pela segunda vez o município, Chaparral conseguiu uma liminar na Justiça. Caso seja condenado na segunda instância, ele poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. Já se condenado em última instância, ele e o vice deixam o cargo para a realização de uma nova eleição. Neste intervalo, a presidente da Câmara Municipal assume o Executivo interinamente, no caso, a mãe do prefeito. Caso absolvido, a chapa segue na administração normalmente.