AGRESTE

Mutirão de atendimento a crianças com microcefalia acontece em Caruaru


A Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com o Hospital Mestre Vitalino, promove mobilização a crianças com Síndrome Congênita do Zika, nesta quarta.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 04/01/2017 às 12:31
Leitura:
Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Com o objetivo de ofertar consulta com especialistas e dar apoio às famílias, a Secretaria de Saúde do Estado (SES), em parceria com o Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, no Agreste pernambucano, promove mutirão de atendimentos para crianças diagnosticadas com Síndrome Congênita do Zika/Microcefalia, nesta quarta-feira (4). Na ação, que ocorre até as 17h, estão sendo ofertados serviços de ortopedia, gastroenterologia e neurologia para cerca de 100 crianças.

Atendimento aos familiares

Ainda durante a mobilização, profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e psicologia também estarão disponíveis para prestar os atendimentos necessários. Para os casos que forem solicitados, ainda serão disponibilizados exames de raio-X e tomografia. Além das crianças, os familiares também estão recebendo uma atenção especial dos profissionais de serviço social, que estão passando informações sobre como recorrer aos seus direitos frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ouça abaixo o depoimento da coordenadora de enfermagem do HMV, Renilde Melo:

Ao todo, 60 profissionais estão à postos para atender às crianças com a Síndrome Congênita do Zika nesta quarta-feira. Todas as crianças que estão sendo atendidas já possuem o encaminhamento para essas especialidades e tiveram suas consultas agendadas pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres), por meio de articulação junto com os municípios, que fazem parte da II Macrorregião de Saúde, com sede em Caruaru, e da III Macrorregional, com sede em Serra Talhada.


Mais Lidas