MEMÓRIA

Festival Viva Dominguinhos começa nesta quinta-feira (20) em Garanhuns

Durante os três dias do Festival Viva Dominguinhos, nomes conhecidos do cenário nacional se apresentam em dois polos montados na área central da cidade

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/04/2017 às 15:17

Imagem

Um festival para celebrar a memória de um dos maiores sanfoneiros do país. A 4ª edição do Viva Dominguinhos começa nesta quinta-feira (20), às 21h, e segue até o próximo sábado (22), na cidade de Garanhuns, a 231km da capital pernambucana.

Dois palcos serão montados na área central da cidade para receber as 29 apresentações programadas para os três dias de festival. Entre as atrações confirmadas estão os cantores Alcymar Monteiro, Cezzinha, Dorgival Dantas, Flávio José e os grupos Fulô de Mandacaru e Falamansa.

O festival Viva Dominguinhos foi criado em 2014 e marca a abertura oficial dos festejos juninos de Garanhuns. O músico Dominguinhos faleceu no dia 23 de julho de 2013, aos 72 anos, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ele lutava há seis anos contra um câncer de pulmão.

A Voz do Povo e Super Manhã ao vivo de Garanhuns

Imagem

A partir das 4h, o comunicador Ciro Bezerra comanda o programa A Voz do Povo, diretamente dos estúdios da Rádio Jornal em Garanhuns, com as primeiras informações sobre o Festival Viva Dominguinhos.

“Vamos levar as primeiras informações sobre o trânsito, interdições nas ruas do entorno do evento, segurança e o funcionamento do comércio. No estúdio, também vamos conversar com o prefeito da cidade, Izaías Régis (PTB)”, explica o apresentador Ciro Bezerra.

Às 7h e às 11h, na Primeira Página e no Debate da Super Manhã, respectivamente, o comunicador Geraldo Freire conversa com artistas que participam da festa.

“A base do programa será Dominguinhos. Vamos relembrar algumas falas das vezes que ele foi entrevistado no programa. No estúdio, vamos receber os músicos Cezzinha, Nádia Maia e Targino Gondim”, explica Geraldo Freire.

Dominguinhos e Geraldo Freire

Antes de morrer, em entrevista a Geraldo Freire, Dominguinhos expressou a vontade de ser enterrado em Garanhuns. “Vendo ele meio amarelado, eu perguntei onde ele queria ser enterrado. Ele disse que se não fosse muito trabalho gostaria de ser levado para Garanhuns”, relembra o comunicador. “Depois que ele morreu, tivemos a luta para levar o corpo dele para Garanhuns”, emendou.

O músico chegou a ser enterrado no cemitério Morada da Paz, em Paulista, mas depois de dois meses o corpo foi exumado e levado para Garanhuns.

“Dominguinhos era um cara bom. Você olhava para ele e via que ele era uma pessoa boa. Fácil de conviver, um artista da melhor qualidade. Ele vinha no programa todas as vezes que a gente chamava”, comenta Geraldo Freire.

“Foram muitas entrevistas de Dominguinhos no programa. A derradeira eu não fiz. A última vez que ele veio para o debate eu tive um problema na voz e quem o entrevistou foi Wagner Gomes. Depois nós marcamos de entrevista-lo no dia em que ele foi para Exu, para as homenagens a Luiz Gonzaga, e lá ele teve um problema de saúde. Eu não tive, enfim, a chance de fazer a minha última entrevista com ele”, conta Geraldo Freire.

Confira a programação completa da 4ª edição do Festival Viva Dominguinhos

Praça Cultural Mestre Dominguinhos

Quinta-feira (20)
A partir das 21h - Mourinha do Forró, Nádia Maia e Targino Gondim, Andréa Amorim, Cezzinha e Dorgival Dantas.

Sexta-feira (21)
A partir das 21h - Genaro, Os Nonatos, Alcymar Monteiro e Fulô de Mandacaru.

Sábado (22)
A partir das 21h - Kiara Ribeiro, Cantoria Agreste, Flávio José e Falamanssa.

Espaço Colunata

Sexta-feira (21)
A partir das 10h - Valdir Marino, Os Coroas do Forró, Forró do Xeeh, Orquestra Sanfônica, Quero Xote, Juliano do Acordeon, Verônica, Nando Azevedo e Amanda Back.

Sábado (22)
A partir das 10h - Ivan Maceió, Mateus Cordeiro e Deivinho, Rogério e Os Cabras, Michelly dos Anjos, Forró Pesado de Garanhuns, Banda Seu Januário, André Macambira, Andrezza Formiga e Roberto Cruz.