LUTO NA POLÍTICA

Morre o ex-deputado federal pernambucano Maurílio Ferreira Lima

Deputado cassado pela ditadura, Maurílio Ferreira Lima foi um dos principais nomes da esquerda no Estado. Tinha 76 anos e estava internado há 60 dias

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/05/2017 às 8:31

Imagem

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (3) o ex-deputado federal pernambucano Maurílio Ferreira Lima, aos 76 anos. Debilitado com vários problemas de saúde, ele estava internado há 60 dias na UTI do Hospital Português com uma infecção urinária e enfrentou quatro paradas cardíacas.

O falecimento, com horário às 3h50, foi anunciado pela família do político. O velório do corpo está previsto para começar às 10h no cemitério Morada da Paz, onde deve ser cremado às 16h. O irmão de Maurílio, Mauro Ferreira Lima, conversou com a Rádio Jornal na manhã de hoje e contou como o estado de saúde do irmão se deteriorou por causa de uma miosite, doença incapacitante e incurável, adquirida após um infarto sofrido em 1995.

Maurílio Ferreira Lima era natural de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, e foi deputado federal em quatro legislaturas. A primeira em 1968, plena ditadura militar, sendo cassado no mesmo ano pelo Ato Institucional Nº 5 (AI-5). Voltou ao parlamento com a redemocratização em 1985, sendo ainda eleito deputado constituinte em 1987, mais uma vez deputado em 1990 e assumindo a suplência na Câmara Federal em 2001.

Ocupou a presidência do Sistema Radiobrás durante o governdo de Fernando Henrique Cardoso e foi secretário de estado durante o mandato de Jarbas Vasconcelos à frente do Governo de Pernambuco.

Ligação com a Rádio Jornal

Maurílio era um dos colaboradores mais assíduos e famosos da Rádio Jornal. Era colunista fixo do programa "Rádio Cidadão", comandado todas as tardes pelo comunicador Ednaldo Santos e era convidado cativo dos debates apresentados por Geraldo Freire.

Era advogado, formado em Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas iniciou seus estudos na Faculdade de Direito do Recife. Maurílio Ferreira Lima deixa dois filhos e cinco netos.