Seca

Moradores do Agreste sofrem com temperatura acima de 35ºC

Estudo da Apac confirma que sistema de alta sub-tropical deve inibir as chuvas no Agreste, baixando a umidade do ar para cerca de 15%

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 09/11/2017 às 9:37

Imagem

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou que o mês de novembro deve ser extremamente seco e sem chuvas no Agreste de Pernambuco por conta de um sistema meteorológico chamado "alta sub-tropical". Algumas cidades da região estão registrando temperaturas acima de 35º graus, com umidade relativa do ar na casa dos 15%, nível considerado muito baixo.

A "alta sub-tropical" é um sistema de alta pressão atmosférica. O ar desce das camadas mais altas da atmosfera para as camadas mais baixas, impedindo a formação de nuvens carregadas, ou seja, a chamada subsidência. A subsidência inibe as chuvas.

"Esse ano a umidade média, desde o Sertão a parte do Agreste, está entre os 15% e 30%. É comum que nesse mês tenhamos temperatura até 37º graus", disse o meteorologista Thiago Duvali, da Apac.

Pré-estação chuvosa

Ainda nesse semestre, está previsto o início da pré-estação chuvosa no Sertão, onde ocorre as primeiras pancadas de chuva, acompanhadas até mesmo de trovoadas e rajadas de vento.

Como nessa época os sistemas que causam chuvas no estado ocorrem em períodos curtos, é normal ocorrerem algumas dias com pancadas fortes de chuvas seguidos de dias sem chuva.