SERTÃO

Cidade de Alagoinha volta a ter água nas torneiras após seis anos

Os 15 mil moradores de Alagoinha estavam sem água por causa do colapso na Barragem de Ipaneminha

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 18/12/2017 às 12:19

Imagem

O município de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco, voltou a receber água nas torneiras nesse fim de semana, após seis anos em colapso. A notícia agradou os 15 mil moradores da cidade, que não recebiam água pela rede de distribuição por causa da seca na região. O centro da cidade será a primeira área a receber o abastecimento.

Saiba mais na reportagem de Nildo Lucena, da Rádio Jornal Pesqueira:

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), foram quase 50 dias de trabalho para restabelecer o fornecimento de água na cidade, que estava sendo realizado apenas por carros-pipa. Segundo a Compesa, os técnicos irão acompanhar o processo de estabilização da rede de distribuição para elaborar e anunciar o calendário de abastecimento para este mês.

Para viabilizar o atendimento de Alagoinha, foi necessário realizar obras de recuperação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pesqueira e da rede de distribuição. A Compesa também aproveitou um trecho de 18 quilômetros da Adutora do Agreste para transportar água da Barragem de Ipaneminha, no município de Pesqueira, para a cidade. O colapso e a não utilização da barragem durante seis anos fizeram necessária a realização de intervenções.

Adaptação

Ainda de acordo com a Compesa, eventuais vazamentos e interrupções do sistema são comuns após a volta da operação de uma rede de abastecimento cujas tubulações ficaram muito tempo sem uso. Por causa disto, o número de equipes de manutenção foi ampliado e os técnicos da companhia estão mobilizados para corrigir as ocorrências até a regularização total das pressões.

*Com informações do NE10 Interior