POLÊMICA

Prefeito da Mata Norte proíbe servidores de usar redes sociais

Prefeito afirma que redes sociais atrapalham o trabalho. A determinação exclui celulares institucionais e os com autorização da chefia imediata

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 26/01/2018 às 12:59

Imagem

Um decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco proíbe o uso de aparelhos eletrônicos para acessar redes sociais e sites de relacionamento nas repartições públicas de São Vicente Férrer, na Zona da Mata Norte do Estado. A determinação é do prefeito do município, Flávio Régis (PSB), com base em "inúmeras reclamações da população que procura atendimento nas repartições".

De acordo com o prefeito, o uso das redes sociais podem auxiliar o serviço público, mas também atrasa e dispersa a atenção, prejudicando o andamento e o desempenho no trabalho. O decreto proíbe o uso de celulares, smartphones e tablets. A partir de agora, funcionários ou qualquer pessoa que queira entrar nos prédios públicos de São Vicente Férrer vai precisar deixar seus aparelhos na recepção.

Exceções

A determinação exclui da proibição "celulares institucionais e os com autorização da chefia imediata, para fins exclusivos de serviço". O uso só está permitido em situações consideradas de emergência e com autorização do servidor responsável ou o chefe do setor.

Descumprimento

O decreto fala também que, caso a determinação seja descumprida, o servidor está sujeito "à sanções administrativas e legais, observando-se em qualquer caso, o contraditório e a ampla defesa".