TRINDADE

Erro de secretário pode suspender benefícios de agricultores no Sertão

Por falta de laudo técnico, agricultores familiares da cidade de Trindade podem ficar sem receber as parcelas do Garantia-Safra

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 27/02/2018 às 12:19

Imagem

Os agricultores da cidade de Trindade, no Sertão do Estado, podem ficar sem receber os recursos do Garantia-Safra 2017 em decorrência do secretário de Agricultura do município. Esse foi o assunto da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Trindade, formado por todos os presidentes de associações da cidade.

De acordo com o Conselho, o secretário perdeu o prazo para enviar o laudo técnico com os dados do Garantia-Safra 2017. O documento deveria ter sido redigido e enviado por um técnico concursado pelo Estado, capacitado para a análise e cadastrado no sistema.

Saiba mais na reportagem de Roberto Gonçalves, da Rádio Arari FM:

Tudo errado

O secretário, no entanto, teria contratado uma pessoa que não tinha cadastro na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do governo federal para a realização do laudo. O prefeito da cidade teria viajado à Brasília para tentar resolver a situação.

Garantia Safra

De acordo com o site do Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, o Garantia-Safra é um benefício voltado para os agricultores familiares que vivem no Nordeste e em algumas cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo. Atualmente, o valor do benefício é R$850, pago em cinco parcelas de R$170.