SERTÃO

Depois de sete anos, barragem de Brotas pode sangrar nos próximos dias

A Barragem de Brotas tem capacidade para 20 milhões de metros cúbicos de água. Reservatório está há 7 anos sem alcançar capacidade máxima

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 03/04/2018 às 9:15
Cortesia
FOTO: Cortesia

Depois de sete anos sem alcançar sua capacidade máxima, a Barragem de Brotas está muito perto de transbordar, ou sangrar, como se usa no vocabulário popular nordestino. O reservatório, que fica em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, tem capacidade para quase 20 milhões de metros cúbicos de água. A barragem também atende à cidade de Tabira.

A última vez que a barragem esteve tão cheia foi em março de 2011. Nesse ano, durante o mês de setembro, foi realizado um grande teste na comporta da barragem, que estava com defeito e não funcionava bem há alguns anos. Desde então, a barragem não verte, o que vai ocasionar a descarga de fundo.

Saiba mais na reportagem de Anchieta Santos:

CAPACIDADE

No momento, a distância do nível da água para o vertedouro é de aproximadamente 1,5 metro. A realidade é bem diferente da encontrada na semana passada, quando o colume estimado era de 43% da capacidade de armazenamento do manancial. De acordo com o coordenação Regional da Compesa, Washington Jordão, foi feito uma medição que indica um aumento para 67% nos últimos dias, fruto das chuvas que caíram na região. Esse número tende a aumentar progressivamente, já que a expectativa de chuva na região até o final de semana.