MATA SUL

Prefeito de Catende é afastado suspeito de fraudar licitações

Além do prefeito Josibias Cavalcanti, foram afastados o secretário de governo e o filho dele e mais seis servidores municipais

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 04/04/2018 às 8:15
Reprodução/Facebook
FOTO: Reprodução/Facebook

O Ministério Público de Pernambuco, a Polícia Civil e Militar realizam nesta quarta-feira (4), em Catende, na Mata Sul do Estado, a terceira etapa da Operação Gênesis. O objetivo é cumprir oito mandados de busca e apreensão, além do afastamento do cargo do prefeito Josibias Cavalcanti; do secretário de governo Alexandre Cavalcanti, que é filho dele; e de outros seis servidores públicos municipais.

Apesar da operação policial, a Prefeitura de Catende funciona normalmente nesta quarta-feira
Apesar da operação policial, a Prefeitura de Catende funciona normalmente nesta quarta-feira
Foto: Elessandra Melo/TV Jornal

De acordo com o Ministério Público, indícios de atos de improbidade sustentaram o pedido de afastamento do prefeito e demais agentes públicos. As provas foram obtidas depois da apreensão de documentos nas etapas anteriores da operação. Foram comprovadas práticas como fraudes em licitações, vendas de notas fiscais, contratação de empresas laranjas e malversação de recursos públicos.

Funcionários envolvidos

Além do prefeito e do secretário de governo, também exerciam papel de destaque a presidente da comissão permanente de licitação de Catende, Silvana de Melo, que combinava acertos financeiros com donos de empresas de fachada.

Aos 88 anos, prefeito eleito em Catende é o mais velho do País

Além de serem impedidos de desempenharem as funções, os alvos da operação também foram proibidos pela justiça de entrar nas dependências da prefeitura, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia em caso de descumprimento.

Outros detalhes da terceira etapa da operação gênesis serão divulgados ainda esta manhã.