SERTÃO

Greve da Adagro já causa prejuízos de quase R$ 9 milhões em Petrolina

Todas as frutas e vegetais do Vale do São Francisco precisam de autorização da Adagro para serem vendidas. Ser inspeção, frutas podem apodrecer no pé

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 05/04/2018 às 9:35
Foto: Divulgação/Adagro
FOTO: Foto: Divulgação/Adagro

Uva, limão, morango, banana. Leite, ovos, queijo. Carnes e derivados de animais. Todos esses produtos precisam da inspeção da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Desde a última segunda-feira (2), funcionários da Adagro paralisaram melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

Greve da Adagro paralisa fiscalização agropecuária em todo o Estado

Apenas em Petrolina, no Sertão do Estado, os os prejuízos causados pela paralisação da Adagro já passam de U$ 2,7 milhões. De acordo com o gerente do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, todas as frutas que saem do Vale do São Francisco precisam de autorização para serem comercializadas. "Acontece que a fruta é perecível, chega um momento que ela tem que ser comida, ou vai se perder na própria planta", diz. De acordo com ele, são mais de 1.100 toneladas de frutas paradas esperando autorização para serem vendidas.

Outras cidades

Além de Petrolina, a Agência Regional da Adagro fiscaliza os municípios de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista, todas no Sertão do Estado. Saiba mais na reportagem Marco Aurélio, da Rádio Jornal Petrolina: