MEMÓRIA

Festival Viva Dominguinhos anima Garanhuns

Mais de 25 atrações vão se apresentar em três dias do Festival Viva Dominguinhos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 12/04/2018 às 8:00
Foto: Acervo JC Imagem
FOTO: Foto: Acervo JC Imagem

A cidade de Garanhuns, a 231 km do Recife, já se prepara para receber um dos mais importantes eventos de música de Pernambuco. O Festival Viva Dominguinhos chega a sua 5ª edição, entre os dias 19 e 21 de abril, homenageando a memória e o talento de um dos principais sanfoneiros do país.

Neste ano, mais de 25 atrações estão programadas para se apresentar em dois palcos montados na Praça Mestre Dominguinhos e no Espaço Colunata, ambos na área central da cidade. Entre os nomes confirmados estão os músicos Dorgival Dantas, Santana, Jorge de Altinho, Fagner, Alcymar Monteiro e o grupo Quinteto Violado. Não é preciso pagar nada para acompanhar as apresentações.

Na quinta-feira (19), o comunicador Geraldo Freire apresentará a Primeira Página e o Debate da Super Manhã direto dos estúdios da Rádio Jornal em Garanhuns. Durante toda a programação, flashes vão trazer os principais destaques e informações sobre a movimentação na cidade.

No sábado (21), também será realizado um cortejo musical pelas ruas da cidade, a partir das 9h. A caminhada da forró, como é conhecida, deve reunir sanfoneiros, grupos de bacamarteiros e de reisados. A novidade este ano é um workshop sobre a sanfona de Dominguinhos.

Sobre Dominguinhos - Natural de Garanhuns e batizado como José Domingos de Moraes, ele recebeu do mestre Luiz Gonzaga o nome com o qual se tornaria famoso como cantor, instrumentista e compositor. O músico morreu em julho de 2013, aos 72 anos, em São Paulo. Ele lutava contra um um câncer de pulmão e faleceu em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

Confira a programação completa da 5ª edição do Festival Viva Dominguinhos:

Praça Mestre Dominguinhos
Quinta-feira (19)
Os shows começam a partir das 21h - sobem ao palco Mourinha do Forró, Quinteto Violado, Santana e Jorge de Altinho.

Sexta-feira (20)
Os shows começam a partir das 21h - sobem ao palco o grupo Forró de Culé de Xá, Andréa Amorim e Orquestra Gold Hits, Mariana Aydar e Mestrinho, Dorgival Dantas e Waldonys.

Sábado (21)
Os shows começam a partir das 21h - sobem ao palco Kiara Ribeiro, Marina Elali, Fagner e Alcymar Monteiro.

Espaço Colunata
Sexta-feira (20)
As apresentações começam a partir das 10h - Roda de sanfona, Messias Sanfoneiro e a Morena Forrozeira, Os Coroas do Forró, Valéria Santos, Ivan Maceió, Forró do Xeeh e Forró Pesado de Garanhuns.

Sábado (21)
As apresentações começam a partir das 10h - Roda de sanfona, projeto Seu Domingu's, Gena de Altinho, Mateus Cordeiro, Orquestra de Sanfonas Garanhuns Dominguinhos, Amanda Back e Nando Azevedo.