SEGURANÇA

Santa Cruz do Capibaribe terá guarda municipal armada

Os guardas municipais de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, passarão por treinamento no segundo semestre deste ano

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 25/04/2018 às 16:38
Reprodução/ TV Jornal
FOTO: Reprodução/ TV Jornal

A Secretaria de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, confirmou que os guardas municipais começarão o treinamento para andar armados apenas no segundo semestre. Existe um trâmite burocrático para fabricação das armas e também documentações que devem ser apresentadas à Polícia Federal no Recife.

A compra das armas foi autorizada nesta quarta-feira (25) pelo Comando Militar do Exército Brasileiro. A prefeitura deu entrada na compra de 34 armas, sendo 30 pistolas calibre 380 e 4 espingardas calibre 12. Santa Cruz do Capibaribe tem o efetivo de guardas municipais formado por 73 agentes, que, além do armamento, receberão coletes blindados que vão reforçar a segurança.

Apenas após isso que os guardas passarão por exames psicotécnicos e avaliações médicas, além de provas teóricas e técnicas. Instrutores da Polícia Federal ficarão responsáveis pelo treinamento dos guarda.

Os moradores aprovaram a iniciativa. É o caso do sulanqueiro Rosildo Gilberto. “Eu acho que seria bom para ajudar a polícia”, comentou. O secretário de Defesa Social de Santa Cruz, coronel Sena, disse que a solicitação cumpre uma lei federal.

Em Pernambuco, apenas Petrolina, no Sertão pernambucano, e o Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, têm guarda municipal armada.

Confira os detalhes na reportagem de Berg Santos: