LEITE MATERNO

Baixo estoque de leite humano prejudica bebês internados em Caruaru

De acordo com a coordenadora do Hospital Jesus Nazareno, bebês que tomam leite humano se recuperam mais rápido

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 23/05/2018 às 9:32
Reprodução/Arquivo TV Jornal
FOTO: Reprodução/Arquivo TV Jornal

O banco de leite humano do Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste Pernambucano, está com baixo estoque. Com isso, muitos bebês ficam sem o leite humano pasteurizado, tomando apenas o leite de vaca adaptado artificialmente. De acordo com a coordenadora do Banco de Leite do Hospital, Virgínia Bezerra, existe boa vontade entre as atuais doadoras, mas é necessário que outras mulheres doem também.

Virgínia explica que os bebês que tomam o leite humano saem da UTI mais rápido. "É um leites específico para o bebê, é de fácil digestão para essa criança e com isso ela evolui melhor", diz Virgínia.

Quantidade de leite

Atualmente, cinco doadoras colaboram com o estoque do hospital. A coordenadora do Banco de Leite afirma que a intensão das doadoras é muito boa, mas a quantidade de leite ainda não é suficiente para atender todos os bebês que estão internados na maternidade. Por dia, 1,5 litro de leite é distribuído no hospital.

Para doar

A mulher que tiver produção de leite em excedente e quiser doar, pode procurar o Banco de Leite Humano do Hospital Jesus Nazareno, que fica na Rua Pastor Rubem Prado, no bairro, em Caruaru. Quem preferir, pode entrar em contato com o Banco de Leite pelo (81) 3719-9338 . Virgínia Bezerra explica que é preciso levar os exames feitos durante a gravidez, pegar um vidro esterilizado e agendar a coleta. O hospital se responsabiliza em buscar o leite na casa da doadora uma vez por semana.

Como retirar o leite

A indicação para fazer a retirada do leite é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café. Para higienizá-los, deve-se colocar água no fogo e, quando começar a ferver, adicionar os potes. Eles devem ser retirados de 15 a 20 minutos depois. O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo.