AGRESTE

Após problemas, Matadouro de Caruaru será administrado através de PPP

A Parceria Público-Privada (PPP) do Matadouro de Caruaru será feita com a Associação de Criadores Marchantes e Fornecedores de Carne

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/06/2018 às 10:16
Reprodução/ TV Jornal
FOTO: Reprodução/ TV Jornal

A partir do dia 1º de julho, o Matadouro de Caruaru passará a funcionar a partir de Parceria Público-Privada (PPP). A ordem do serviço será assinatura nesta quarta-feira (20). A execução será em parceria com a Associação de Criadores Marchantes e Fornecedores de Carne.

De acordo com o gerente do Matadouro de Caruaru, Gilberto de Dora, a PPP se estenderá por dois anos. “Após dois anos, atingindo os objetivos que foram feitos no termo de reajuste para a licitação chamada pública pela qual nós fomos vencedores é que o abatedouro passa a ser privatizado”, explicou.

Ele conta como será a PPP. “A gerência passa a ser da administração da Associação, porém com recurso do poder executivo municipal, que será repassado uma parte e outra parte da arrecadação pública do próprio matadouro”, disse.

Problemas

Ao longo dos anos, o Matadouro de Caruaru já enfrentou diversas dificuldades no âmbito estrutural, além da falta de higiene e matança irregular. E esses problemas não se restringem apenas a Caruaru.

Segundo o gestor da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Luiz Carlos, o órgão tem como dever inspecionar esses locais e vários já sofreram processos de interdição. “A Adagro tem sido vigilante [nas irregularidades]”, disse. “Eles são interditados quando nós fazemos a inspeção e ele não reúne as condições necessárias para o funcionamento e onde ele coloca em risco a saúde da população. Então a gente provoca o Ministério Público. Ou o Ministério Público fecha ou a gente”, explicou.