Festival de inverno

Prefeito de Garanhuns pode vetar peça com transexual que faz Jesus

"Somos uma cidade cristã", disse Isaías Regis ao garantir que não autorizará a abertura do centro cultural para espetáculo, que está na programação do FIG

Mayra Milenna Gomes
Mayra Milenna Gomes
Publicado em 29/06/2018 às 12:11
Foto: Divulgação
FOTO: Foto: Divulgação

Desde o anúncio do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste de Pernambuco, uma polêmica tomou conta das redes sociais: a exibição da peça protagonizada por uma atriz transexual "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", que vai ser apresentada na quinta-feira, dia 26 de julho. O prefeito da cidade, Isaías Regis, em entrevista à Rádio Jornal Garanhuns, disse que não vai abrir as portas do teatro de Garanhuns para o espetáculo.

"Falei com o secretário de cultura do Estado de Pernambuco, Marcelino Granja, e disse a ele que não autorizaria que nosso centro cultural abrisse para essa peça. Nós não temos nada contra os transsexuais, eu não tenho nada contra quem tem sua liberdade de expressão. Agora, nós somos uma cidade cristã e o 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu' é uma coisa que atinge o cristianismo, as religiões", disse o prefeito.

Ouça informações com Eduardo Peixoto:

O espetáculo tem sofrido críticas de grupos religiosos por onde passa e em muitas cidades ações judiciais tentaram cancelar a peça, mas em muitas delas a liminar é caçada e a apresentação ocorre com casa cheia e boa recepção do público. A peça já foi censurada em Jundiaí, no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e foi liberada em Porto Alegre. O secretário de cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, disse que a peça está confirmada e assiste quem quiser. "Ninguém é obrigado a ir ver a peça. É uma obra de arte como outra qualquer", falou.

Maria Rita

A primeira polêmica do Festival de Inverno foi o anúncio da cantora Maria Rita como atração para o encerramento do evento. Ela negou qualquer contrato com a produção e uma nova programação deve ser anunciada para o último dia do FIG.