IRREGULARIDADES

PF encontra remédio controlado acondicionado no banheiro da secretária de Saúde de Agrestina

A secretária de Saúde de Agrestina e a encarregada de farmácia da cidade foram presas em flagrante após a polícia constatar diversas irregularidades

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 26/04/2019 às 8:47
Divulgação/ Polícia Federal
FOTO: Divulgação/ Polícia Federal

Serão apresentadas nesta sexta-feira (26) a secretária de Saúde de Agrestina, no Agreste do Estado, Maria Célia da Silva Barbosa, 59 anos, e a encarregada de farmácia Mônica Soares Leite Borba, 50 anos. Elas foram presas durante a Operação Insanidade, que aconteceu nesta quinta-feira e teve o objetivo de coibir a distribuição de medicamentos controlados sem receita.

Os agentes da Polícia Federal apreenderam vários documentos e remédios controlados que estavam acondicionados de forma irregular, inclusive dentro do banheiro. As suspeitas foram presas por tráfico de drogas.

Dentre as irregularidades encontradas estão os livros de controle na casa da farmacêutica que por lei tem que estar dentro do local onde ficam armazenados os remédios controlados – o que poderia facilitar a alteração e registros inexistentes e a não existência de controle de entrada e saída de tais remédios.

O delegado federal Leonardo de Lima e Silva explica os detalhes da operação. “Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão nas instalações da prefeitura foram encontradas irregularidades em relação ao depósito e controle de medicamentos de uso controlado. Parte dessa medicação estava acondicionada no banheiro da secretária, que mesmo tendo conhecimento da impossibilidade de mantê-los daquela forma não tomou nenhuma providência”, disse.

Segundo a Polícia Federal, há fortes indícios da prática de falsificação de receituário médico para aquisição de medicamentos controlados para problemas com pacientes psiquiátricos e que foram denunciados por vários servidores da área de saúde daquele município que estavam sendo coagidos a falsificar e expedir autorização para compra dos medicamentos.

Confira os detalhes na reportagem de Berg Santos:

Três operações da Polícia Federal em 4 meses

A Prefeitura de Agrestina foi alvo da Polícia Federal pela terceira vez somente este ano. Em fevereiro, foi realizada a Operação Pescaria 1 e em março a Operação Pescaria 2. Foram cumpridos mandados de prisões temporárias e preventivas e desarticulada organização criminosa especializada em fraudar licitações.