NATAL

Magia do Natal de Garanhuns destaca caráter social da festa

A Magia do Natal de Garanhuns chega à 7ª edição

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/12/2019 às 18:28
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

Evento já consolidado no cronograma pernambucano, “A Magia do Natal de Garanhuns” tem se destacado bastante pelo seu forte caráter social. O evento, que este ano chegou à 7ª edição, reforça ainda mais esse aspecto ao incluir em sua programação crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. Eles realizam apresentações durante os desfiles do Papai Noel em todos os finais de semana, até o dia 31 de dezembro, dia de encerramento da festa.

No total, 150 voluntários do serviço participam da ação, promovida em conjunto com a Prefeitura de Garanhuns. De acordo com o gestor municipal, Izaías Régis, a iniciativa tem a proposta de valorizar a cultura local e incentivar e desenvolver o talento desses grupos. “Garanhuns e Pernambuco têm uma diversidade cultural e artística muito forte. Além dos cantores, temos artistas locais de teatro, que fazem danças, participam de corais e realizam também outras atividades. E, pensando nisso, integramos idosos e alunos das nossas escolas da rede pública que participam do SCFV para participar da nossa programação, com projeto de dança dentro do desfile semanal do Papai Noel”, detalha o prefeito.

A caminhada do bom velhinho, no centro de Garanhuns, é a grande sensação do Natal da cidade
A caminhada do bom velhinho, no centro de Garanhuns, é a grande sensação do Natal da cidade
Camila Queiroz

A caminhada do bom velhinho, que acontece gratuitamente aos sábados e domingos, às 18h, no centro de Garanhuns, é a grande sensação do Natal da cidade. A interlocutora artística do evento pelo terceiro ano consecutivo, Paula Ferro, responsável pela coreografia da apresentação, revela que a preparação começa desde junho e que o resultado maior vai muito além do grande espetáculo que é realizado. “Essa ideia de incluir idosos, crianças e adolescente do Serviço de Convivência tem o propósito de trabalhar melhor o fortalecimento de vínculos dessas pessoas com a sociedade. Para eles, é muito importante esta oportunidade, porque é um evento muito rico em magia e visibilidade e que proporciona a elas momentos de conhecimento, interação e lazer”, afirma.

Os participantes apresentam-se acompanhadas de carros alegóricos, executando coreografias em alusão à temática. Estudante do 1º ano do Ensino Médio, Larissa Tenório, de 17 anos, participa pelo quarto ano da Magia do Natal de Garanhuns. Durante o desfile, ela integra a ala das bengalas, brincando e interagindo com o público. Para Larissa, este é um dos momentos mais esperados do ano porque, além de amar dançar, ela se sente realizada com as apresentações.

“É uma experiência que qualquer pessoa adoraria ter, tenho certeza. Acho maravilhoso porque vejo muitas pessoas felizes com este evento. No começo, ficava muito nervosa, mas agora a emoção fala muito mais alto do que a expectativa. É emocionante e só quem participa consegue enxergar isto. É uma experiência que vou levar para toda minha vida”, assegura.

Programação

A programação completa da Magia do Natal de Garanhuns está disponível no site da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br) e nas páginas oficiais da Magia do Natal (Instagram: @amagiadonataldegaranhuns; Facebook: /AMagiadoNatalGaranhuns).