COSME E DAMIÃO

COSME E DAMIÃO: Frases de Cosme e Damião para enviar neste Dia de São Cosme e Damião

Cosme e Damião são celebrados em 27 de setembro no Brasil

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 27/09/2022 às 18:01
Reprodução / Fala Universidades
Cosme e Damião são santos dos primórdios da igreja cristã - FOTO: Reprodução / Fala Universidades

Você provavelmente já ouviu falar de Cosme e Damião, ainda que não saiba exatamente o que significa. A dupla de padroeiros é celebrada em 27 de setembro no Brasil, quando tradicionalmente são distribuídos doces.

..

QUE DIA É O DIA DE COSME E DAMIÃO?

O dia de Cosme e Damião é popularmente celebrado em 27 de setembro no Brasil, mas a data para a Igreja Católica é 26 de setembro.

A morte de Cosme e Damião teria acontecido em 27 de setembro e, por isso, a data ficou associada aos padroeiros.

Até 1969, a data correta era 27 de setembro, mas após uma reforma no calendário católico, foi decidido que Cosme e Damião seriam celebrados em 26 de setembro para não haver choque de datas com São Vicente de Paula.

Na igreja ortodoxa grega, a data dos gêmeos é celebrada em 1º de julho. Para os ortodoxos, o dia dos santos é 1º de novembro. Em 17 de outubro, também há uma celebração dos irmãos.

QUEM FORAM COSME E DAMIÃO?

Cosme e Damião são santos dos primórdios da igreja cristã. Os registros sobre datas de nascimento e morte dos gêmeos são escassos.

De acordo com os poucos registros, os irmãos nasceram na região da Ásia Menor, que corresponde à atual cidade de Egeia, na Síria, por volta do século 3º. Eles seriam médicos e teriam exercido a profissão de forma voluntária, não aceitando pagamentos.

Os gêmeos teriam sido cristãos, na época em que o Império Romano ainda não aceitava o cristianismo. Então, foram perseguidos e mortos a mando do imperador Diocleciano por volta do início do século 4º.

Os irmãos passaram a ser mártires e desde então são venerados. Cosme e Damião foram reconhecidos como santos a partir do século 6º.

Por terem atuado como médicos, a dupla é considerada padroeira dos cirurgiões, médicos, farmacêuticos e também das crianças, dos barbeiros e dos cabeleireiros. 

PORQUE DAR DOCES NO DIA DE SÃO COSME E DAMIÃO?

A celebração de Cosme e Damião no Brasil ocorre em 27 de setembro. Nas religiões afro-brasileiras é neste dia que se celebra os orixás Ibejis - entidades infantis que são sincretizadas com os irmãos padroeiros - com distribuição de saquinhos de doces às crianças.

ORAÇÃO A COSME E DAMIÃO 

"Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças.

Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: 'Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céus'. São Cosme e Damião, rogai por nós".

FRASES DE COSME E DAMIÃO

“São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.”

“São Cosme e Damião eram médicos cristãos, curavam as pessoas sem pedir nenhum dinheiro em troca, tamanha era sua compaixão. Que possamos aprender com eles neste dia 26 de setembro, dia deles, a olhar mais para o próximo e fazer o bem independente de receber algo em troca.”

“São Cosme e Damião são também considerados os protetores dos gêmeos e das crianças, daí vem o costume de distribuir doces às crianças neste dia. É uma maneira de agradar essas pequenas criaturas, eles são o futuro do planeta.”

“Bençãos e bençãos pela energia de renovação de nossos Eres, que Pai Xangô e Oxum de Ibdji nos abençoe e nos renove a fé sem nos deixar abalar pelas quedas durante nosso caminhar e nos traga muita vitalidade e amor puro ao coração e que sejamos tão fortes e justos na vida assim como a criança. OniBeijada.”

“CAMINHÃO

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Dei amor de São Cosme e Damião,
nas esquinas do sonho e da esperança,
mas de sólido tive a solidão
que me pôs pra rodar na sua dança...

Tenho tanta saudade como herança;
sob minha couraça, o coração;
ele faz que se ajusta, mas alcança
os estágios mais fundos da emoção...

Pago todos os preços do que fiz,
dou meu jeito sem jeito e sou feliz,
apesar das arrobas dos pesares...

Transformei o caminho em caminhão;
é assim que atropelo a frustração
e minh´alma se banha doutros ares…”

Como é o processo de CANONIZAÇÃO de um SANTO?