MOVIMENTO

Tudo é história: 100 anos do fim da I Guerra Mundial

Professor Lula Couto fala sobre os 100 anos do fim da Grande Guerra

Fellipe Leandro
Fellipe Leandro
Publicado em 13/11/2018 às 23:45
Reprodução / Internet
FOTO: Reprodução / Internet

A Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, foi considerada por muitos de seus contemporâneos como a mais terrível das guerras. Por este motivo, tornou-se conhecida durante muito tempo como “A Grande Guerra”.

A Guerra chegou ao fim em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes. Nessas determinações, os países vencedores não aceitaram a orientação da Liga das Nações de não submeter a Alemanha derrotada à indenização pelos danos da guerra. Sendo assim, a Alemanha foi obrigada a ceder territórios e a reorganizar sua economia tendo em conta o futuro ressarcimento aos países vencedores da Primeira Guerra, sobretudo a França.

O saldo de mortos durante os cinco anos da Primeira Guerra foi de um total de 8 milhões, dentre estes, 1.800.000 apenas de alemães. Esse tipo de mortandade acelerada e terrivelmente impactante tornou a se repetir a partir de 1939, com a Segunda Guerra Mundial.

Na coluna Tudo é história desta terça-feira (13) o professor Lula Couto, fala sobre o fim da I Guerra Mundial.

Ouça na íntegra