TECNOLOGIA

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL: Google assistente e Alexa oferecem apoio emocional para usuários

No Dia Mundial da Saúde Mental, as assistentes virtuais cumprem o papel de dar apoio emocional para quem se sente triste e sozinho.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 10/10/2022 às 19:45 | Atualizado em 03/11/2022 às 10:45
Notícia
Reprodução.
Dia Mundial da Saúde Mental ganha novo significado com assistentes virtuais. - FOTO: Reprodução.

Hoje, 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental em que uma iniciativa do Google pode ajudar quem deseja apoio emocional.

O Google Assistente e a Alexa trazem frases e um conjunto de respostas para ajudar os usuários a lidarem com a tristeza e solidão.

Dia Mundial da Saúde Mental: como acionar a Google Assistente?

Ao falar "Ok Google, me sinto sozinho" ou "Ok Google, me sinto triste", o programa é acionado e  responde com conselhos de autoconhecimento e encorajamento.

Mas, essas respostas são frutos do projeto "Estou aqui para você", criado em 2020, no começo da pandemia.

"O Google percebe o papel que a tecnologia desempenha no bem-estar das pessoas e entende que a tecnologia tem o dever de melhorar a vida de todos", afirmou a empresa de acordo com o portal Terra.

Alexa, assistente virtual Amazon, também fornece ajuda

Assim como a assistente da Google, a Alexa também fornece um padrão de respostas caso o usuário confesse sua solidão ou tristeza.

A assistente Amazon responde com conselhos e dicas para melhorar o dia com ações simples, quando dito "Alexa, eu me sinto triste" e "Alexa, eu me sinto sozinho".

Comentários