House of Cards

QUEM É KEVIN SPACEY? APÓS ACUSAÇÕES DE ABUSO SEXUAL, SITUAÇÃO DE ATOR É DEFINIDA POR JÚRI

Veja o que decidiu o júri

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 20/10/2022 às 19:52 | Atualizado em 03/11/2022 às 10:33
Yuki IWAMURA / AFP
Em 2023, Kevin Spacey voltará a se sentar no banco dos réus no Reino Unido por outra suposta agressão sexual - FOTO: Yuki IWAMURA / AFP

Um júri rejeitou nesta quinta-feira (20) a ação civil do ator Anthony Rapp contra Kevin Spacey, protagonista da série House of Cards, que o acusava de agressão sexual ocorrida há 36 anos, quando ele tinha 14 anos, pela qual pedia uma indenização de US$ 40 milhões.

O júri "declarou o acusado não responsável", anunciou o tribunal federal do distrito sul de Manhattan.

Yuki IWAMURA / AFP
Kevin Spacey - Yuki IWAMURA / AFP

  • Kevin Spacey
  • House of Cards
  • Anthony Rapp
  • Julgamento

A bancada

Foi composta por seis mulheres e seis homens, teve que responder a um questionário com oito perguntas apresentado pelo juiz instrutor do caso, Lewis Kaplan, ao final de quase duas semanas de julgamento.

Uma resposta negativa à primeira pergunta - se eles consideraram que o Rapp tinha "evidência comprovada" de que Spacey, ganhador de dois Oscars, tinha tocado "uma parte sexual ou íntima de seu corpo" há 36 anos, quando era menor de idade -, tornou desnecessária a resposta das questões restantes.

O questionário incluía também uma estimativa econômica dos danos sofridos pelo suposto aquele ato.

Yuki IWAMURA / AFP
Kevin Spacey - Yuki IWAMURA / AFP

Denúncia

Rapp, de 50 anos, afirmou na denúncia que apresentou à justiça de Nova York, em setembro de 2020, que Spacey, na época com 26 anos, o convidou para uma festa em seu estúdio em Manhattan e tentou o agredir sexualmente após todos irem embora.

As respectivas equipes de advogados se empenharam para provar, ou negar, que esse suposto ato realmente aconteceu e deixou consequências psicológicas em Rapp, protagonista de "Star Trek: Discovery".

A acusação inicial de "agressão sexual" não foi mantida pelo juiz. Em junho, o presidente do tribunal considerou que essa classificação não poderia abranger fatos já prescritos, além de não se enquadrar em uma lei estadual de proteção aos menores de idade de 2019.

Yuki IWAMURA / AFP
Kevin Spacey - FOTO:Yuki IWAMURA / AFP
Yuki IWAMURA / AFP
Kevin Spacey - FOTO:Yuki IWAMURA / AFP