A arte do barro de Tracunhaém em livro que será lançado hoje

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/06/2011 às 10:35

A “cidade de barro” vai ter grande parte de sua arte destacada em um livro de belas imagens. O fotógrafo Rildo Moura lança nesta quinta-feira (02) na Livraria Cultura, às 19h, o livro “O Povo do Barro”. Desta vez, o fotógrafo reverencia toda a técnica e plástica dos artesãos do município de Tracunhaém, que fica a 72 km do Recife, na Zona da Mata.

Ao registrar mais de 110 situações, o fotógrafo oferece, além das próprias imagens, a possibilidade de resgate e perpetuação do ofício de artistas renomados como Dona Maria Amélia, e os mestres Zezinho e Nuca, estes últimos no rol dos bens imateriais de Pernambuco. Com esse propósito, Rildo inseriu no seu livro pequenas biografias dos personagens retratados.

A captura das imagens levou cerca de quatro anos entre idas e vindas a Tracunhaém, o que, inclusive, despertou no profissional uma visão crítica quanto à falta de apoio institucional que os artistas padecem. “Essa publicação também tem o objetivo de incentivar apoiadores para o trabalho dos artesãos”, afirma o fotógrafo. Rildo sempre empregou a luz natural para capturar as imagens, muitas delas contando com flagrantes e relances espontâneos de iluminação natural.

O fotógrafo Rildo Moura é atualmente membro da seção pernambucana da Associação de Fotógrafos (Fototech). Em 2008, publicou “Teatro de Santa Isabel – Guia Fotográfico”, revelando detalhes geralmente ignorados daquele teatro. Em outubro de 2010, Rildo dirigiu suas lentes para “Cores do Maracatu”, publicando uma obra de grande apuro técnico e plástico.

O fotógrafo Rildo Moura

Serviço:
Lançamento do livro “O Povo do Barro”, de Rildo Moura
Onde: Livraria Cultura, no térreo.
Quando: 02 de junho, às 19h
Preço do livro: R$ 30
Mais informações: (81) 2102.4033 (Livraria)

Com informações da Assessoria