Morre o ex-presidente Itamar Franco

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/07/2011 às 14:20
Leitura:

Morreu na manhã deste sábado (02), aos 81 anos, o ex-Presidente da República Itamar Franco. Ele sofria de leucemia e morreu em São Paulo. Atualmente era senador por Minas Gerais pelo PPS. Foi presidente do país de 1992 a 1994 e no seu mandato foi implantado o Plano Real, responsável pelo fim da hiperinflação.

Itamar nasceu em 28 de junho de 1930 em uma embarcação na Bahia. Contudo, sua vida inteira foi vivida em Minas Gerais, onde foi prefeito de Juiz de Fora, senador por três mandatos e governador do estado entre 1999 e 2002. Assumiu a presidência após a crise que levou ao impeachmant de Fernando Collor de Melo, de quem era vice.

Em 1994 deixou o cargo com bons índices de aprovação e passou o cargo para aquele que foi seu Ministro da Fazenda e coordenador do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso. Anos mais tarde, se tornaria ácido opositor de FHC.

O corpo do ex-presidente será velado neste sábado (2) em Juiz de Fora. A presidente Dilma Rousseff (PT) ofereceu o Palácio do Planalto, em Brasília, para o velório. A cerimônia de cremação deve acontecer no domingo (3), na capital mineira.

O correspondente fixo da Rádio Jornal em Brasília, o repórter Romoaldo de Souza, fala sobre Itamar no flash que você escuta abaixo.

Mais Lidas