Localizado em Paudalho, Santuário de São Severino dos Ramos é o terceiro maior ponto de romaria do Brasil

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 22/08/2011 às 12:55

Pernambuco precisa conhecer Pernambuco. Poucos pernambucanos sabem que o Santuário de São Severino do Ramos, localizado na cidade de Paudalho, na Zona da Mata Norte, reúne, todos os domingos, uma multidão de fiéis. Ele é o terceiro maior ponto de romaria do país, atrás apenas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), e do de Padre Cícero em Juazeiro do Norte (CE).

A devoção ao santo é antiga. Segundo o folclore popular, São Severino, como inicialmente era conhecido, era um rico cidadão romano que deu seus bens materiais para os pobres e foi viver uma vida de humildade e privações no deserto do Egito. Toda a sua história é permeada por pregações, evangelização e milagres. Mesmo tendo vivido em torno do século I, sua influência religiosa conseguiu chegar ao Nordeste do Brasil.

Igreja de São Severino, em Paudalho

Em Pernambuco, o culto a São Severino é tão forte que ele começou a ser chamado de São Severino dos Ramos, graças ao santuário que foi construído no Engenho de Ramos, na cidade de Paudalho, a 37 km do Recife. Localizado na Capela de Nossa Senhora da Luz, que passou a ser chamada de Igreja de São Severino, o santuário reúne romeiros em torno de uma imagem do santo, que seria em tamanho real do próprio quando este era vivo.

Imagem de São Severino dos Ramos

A imagem, famosa por estar deitada, ao contrário da maioria das imagens católicas, é o grande berço da fé que São Severino despertou no Nordeste. Ela teria sido trazida de Roma por um filho da então proprietária do Engenho de Ramos. Depois disso, os milagres e várias histórias, com os primeiros relatos começando no século XIX. Hoje em dia, centenas de fieís vão para a capela, em especial, nos fins de semana. Os dias de maior visitação são o Domingo de Ramos e o dia do santo, 08 de janeiro.

Abaixo você confere os vídeos feitos pelo coordenador de jornalismo da Rádio Jornal, Carlos Morais, que percorreu o santuário neste final de semana. Imagens da romaria em Paudalho e de dentro da igreja.