Circuito sinfônico começa nesta quarta

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 26/08/2011 às 12:54

Foto: Flora Pimetel

Com informações da assessoria

A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, sob a regência do maestro José Renato Accioly, dá início na próxima quarta-feira (31/08), ao Circuito Sinfônico 2011, às 20h, na Igreja Madre de Deus. O grupo promete um grande espetáculo, que será aberto a todas as pessoas. Até dezembro, vão ser 19 concertos em diversas cidades da Região Metropolitana do Recife e no interior do Estado.

Formada por 70 músicos, cujas idades variam entre 14 e 28 anos, a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, há cinco anos presenteia diversas cidades nordestinas com a realização do Circuito Sinfônico. O Projeto busca preparar jovens músicos para o mercado de trabalho ao mesmo tempo em que aproxima a música sinfônica de toda a população. Isso porque, as apresentações que ocorrem em igrejas, teatros e clubes, em capitais e cidades do interior, são de graça.

A Orquestra Sinfônica Jovem traz na bagagem mais de 70 apresentações. Com um trabalho inédito em Pernambuco, a Orquestra atua estimulando a formação de outras orquestras na região. Por isso, o grupo está sempre a romper barreiras. Além do Recife e cidades vizinhas como Camaragibe, Moreno e Paulista, a música sinfônica já esteve em diversas capitais nordestinas, como Fortaleza, Natal, João Pessoa e Maceió. Municípios do interior pernambucano também estão sempre no roteiro. É o caso de Paudalho, Goiana e São Bento do Una.

E dentro da perspectiva de levar a música sinfônica a lugares que nunca antes tinham recebido qualquer apresentação do gênero, a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música esteve em 2008 no Sertão do Pajeú. Em 2009, o grupo subiu o Morro da Conceição, tocou no Clube das Pás e no Teatro de Santa Isabel. Em 2010 visitou o Sertão Central e encantou cidades do Agreste Pernambucano com um repertório que viajou pelas obras de mestres como Mozart, Tchaikovsky, Capiba e o Maestro Duda. Ainda em 2010 participou da montagem da ópera ¨O Morcego¨ da Companhia de Ópera do Recife (CORE).

Agora, em 2011, o grupo experimenta outros horizontes. Através do programa Petrobrás Cultural, realizou com o projeto Pernambuco Sinfônico, um passeio pela obra de Clóvis Pereira, compositor caruaruense. Com um repertório rico, o maestro José Renato Accioly reuniu no palco mais de 120 músicos, que interpretaram peças ricas como a Grande Missa Nordestina.

Com a chegada de mais um Circuito Sinfônico, as cordas, madeiras, metais e percussão vão encantar as paisagens do Sertão e do litoral. A terra de Lampião - Serra Talhada, Petrolina, à beira do São Francisco- e Petrolândia - no Sertão de Itaparica-, são algumas das cidades que estão na rota desta iniciativa. Um roteiro que une educação musical, através dos concertos-aula que são realizados antes de cada espetáculo, democratização da cultura, formação profissional e inclusão social.

» Confira a programação completa dos Concertos:

Dia 31/08 (quarta-feira)

às 20h, na Igreja Madre de Deus

Dia 02/09 (sexta-feira), Santa Maria de Cambucá,

às 20h, na Igreja Matriz de N. Sra. do Rosário

Dia 03/09 (sábado), Limoeiro,

às 20h, na Paróquia de São Sebastião

Dia 04/09 (domingo), Água Preta,

às 17h, Local a definir

Dia 21/09 (quarta-feira), Recife,

às 20h, no Teatro de Santa Isabel

Dia 24/09 (sábado), Bonito,

às 20h, na Igreja N. Sra. da Conceição

Dia 25/09 (domingo), Vitória de Santo Antão

às 17h, na Matriz de Santo Antão

Dia 28/10 (sexta), Caruaru

às 20h, na Paróquia Coração Eucarístico (Seminário)

Dia 29/10 (sábado), Olinda

às 17h, no Seminário de Olinda

Dia 30/10 (domingo), Recife

às 17h, na Igreja Madre de Deus

Dia 11/11 (sexta), Serra Talhada

às 20h, na Matriz de N. Srª da Penha

Dia 12/11 (sábado), Petrolina

às 20h, Local a definir

Dia 13/11 (domingo), Salgueiro

às 20h30, na Catedral de Santo Antônio

Dia 14/11 (segunda), Petrolândia

às 20h, na Igreja de São Francisco de Assis

Dia 15/11 (segunda), Pesqueira

às 20h, na Catedral de Santa Águeda

Dia 23/11 (quinta), Recife

às 20h, na Igreja Madre de Deus

Dia 03/12 (sábado), Surubim

às 20h, na Matriz de São José

Dia 09/12 (sexta), Olinda

às 20h, no Seminário de Olinda

Dia 11/12 (domingo), Recife

às 17h, na Igreja Madre de Deus