Radiojornalismo brasileiro completa 70 anos. Escute matérias especiais feitas para celebrar a data

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 26/08/2011 às 10:31

A notícia a todo o instante, os fatos históricos, o plantão e a atualziação das informações mais importantes da cidade, do Brasil, do mundo. Antes de 1941, o rádio brasileiro não estava inserido nesta lógica. Música e notícias recortadas de jornais sintetizavam o veículo rádio antes da criação do Repórter Esso, em 28 de agosto de 1941. Neste domingo (28) se completa 70 anos do nascimento do radiojornalismo no país.

O Repórter Esso foi exibido de 1941 até 1968, começou pelas ondas da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, e ganhou o país. Rio, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco: o país se conectava e, aos poucos se tornava Brasil, com o programa que era a “testemunha ocular da história”. Para celebrar as sete décadas da criação do Repórter Esso, uma equipe de 15 jornalistas da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) realizou um material especial sobre a história da atração.

Heron Domingues, a mais famosa voz do Repórter Esso

São sete programetes (reportagens especiais) que abordam como surgiu o Repórter Esso, os locutores, ouvintes, os momentos mais marcantes, o sucesso e porque chegou ao fim. O conteúdo também traz entrevistas com pesquisadores, especialistas e vozes que marcaram o programa. Todo o conteúdo foi feito para ser disponibilizado livremente nas rádios de todo o país.

Rádio Jornal

Em Pernambuco, o Repórter Esso era transmitido pela Rádio Jornal do Commercio AM 780, com a famosa voz de Edson Almeida, que faleceu em 2010 aos 86 anos de idade. Para marcar a data tão especial, ainda mais para quem fez ativamente parte dela, a Rádio Jornal começa um ciclo de comemorações. Nesta sexta (26) tem um debate especial sobre a história do radiojornalismo no programa Super Manhã, apresentado por Geraldo Freire, a partir das 11h.

Na madrugada do sábado (27) para o domingo (28), a partir da meia-noite, o Comando Geral da Madrugada, com Paulo Fernandes, exibe todas os programetes. E a partir da próxima segunda (29), o Redator de Plantão, às 6 da manhã, exibe os principais momentos do material. O conteúdo na íntegra da série sobre os 70 anos do Repórter Esso você acompanha aqui, no Blog dos Bastidores, nos aúdio abaixo. Ouça também matéria da Rádio Jornal sobre as comemorações do aniversário do radiojornalismo, com o repórter Rafael Souza.

Repórter Esso 70 anos: sete décadas do Radiojornalismo no Brasil

Realizado por comissão formada pela Intercom

Coordenação: Maria Cláudia Santos

Supervisão Programetes: Tacyana Arce

Membros: Dioclécio Luz, Douglas Gonçalves, Eduardo Paiva, Gil Horta, Gisele Sayeg, Ismar Capistrano, Janine Marques Passini Lucht, Juliana Gobbi, Leandro Olegário, Leyla Coimbra Thomé, Luciano Klöckner, Nair Prata, Sônia Pessoa.

Programetes


Entrevistas

Prof. Dr. Luciano Klockner - jornalista e autor do livro “O Repórter Esso: a síntese radiofônica mundial que fez história”

Profª Dra Sônia Virgínia Moreira - autora do livro 70 anos de Radiojornalismo no Brasil

Fábio Peres - o Repórter Esso de São Paulo por menos de dois anos no início da década de 60

Lauro Hagemann - o Repórter Esso no Rio Grande do Sul

Roberto Figueiredo - o Repórter Esso que entrou para a história pela emocionante apresentação da última edição do Esso

Depoimentos ouvintes Repórter Esso

Dário de Paula - Radialista de Volta Redonda (RJ), há mais de 20 ano ar.

Gildo Flores – Radialista de Caxias do Sul (RS).

Roberto Matte - Advogado

Nelci Canto Castro - Radialista gaúcho com cerca de 40 anos de experiência no rádio.

Luciano Klockner – Jornalista do Rio Grande do Sul, um dos maiores pesquisadores do Brasil do Repórter Esso.

Aloysio Nunes Ferreira - Procurador do Estado de São Paulo, senador por SP.