Decoração da praça do Derby utiliza materiais reciclados
O natal está chegando e como do costume, todas as luzes e cores decoram as ruas, praças e avenidas da cidade. Nesta época do ano as praças da República, Derby, Entroncamento, Casa Forte e Rosarinho tornam-se ponto de encontro de famílias inteiras, interessadas em passear, fotografar ou simplesmente ver de perto a beleza das luzes de Natal.
"O bonito do natal é isso, é toda essa riqueza e essa roupagem nova que se dá para a cidade. Todos os anos nós fazemos questão de visitar as praças durante o natal", conta o administrador Sandro Avelino, que reuniu, esposa e filhos para fazer um tour pelas principais praças decoradas do Recife. Especialmente na Praça da República o grupo se encantou com a combinação da decoração da praça com a iluminação do Palácio do Campo das Princesas e do Palácio da Justiça.
Sandro aproveitou a visita para fazer muitas fotos
Outro ponto da cidade que tem chamado a atenção de moradores e turistas é o shopping Paço Alfândega, na frente do qual foi montada a árvore de natal da prefeitura. Ambientada dentro do Rio Capibaribe, as luzes da árvore se misturam com a iluminação do shopping e e da ponte Maurício de Nassau, criando um ambiente ainda mais especial.
Apesar da beleza é comum que a decoração da cidade acabe gerando alguma polêmica, seja pelo tema ou material utilizado. Entre os trechos iluminados um local que tem gerado questionamentos da população é a Avenida Agamenon Magalhães, que foi decorada com borboletas, pétalas e casulos. A via tem despertado questionamentos a respeito do tema escolhido para a decoração deste ano. "Sinceramente eu achei que não combinou, não. A decoração do ano passado ficou bem melhor. O que borboletas têm a ver com o natal?", reclamou a copeira Genilda Maria de Sena, que passa pela avenida diariamente.
Borboletas e pétalas decoram a via
Mesmo sem ter entendido o porquê do tema, há quem diga que mesmo assim gostou da decoração. "Eu não tenho ideia do porquê de terem escolhido borboletas pra decorar a avenida, mas eu achei bem criativo. Ficou legal, interessante e bem feito", afirmou a analista de sistemas, Vânia Coelho.
De acordo com a prefeitura do Recife, a escolha de borboletas para a decoração da via, assim como de algumas ruas do Bairro do Recife, foi inspirada na natureza, assim como nos elementos da cultura regional presentes no espetáculo o Baile do Menino Deus, que é encenado todos os anos no Marco Zero.