As manchetes da primeira página - 05/01/12

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 05/01/2012 às 8:40
Leitura:

AS MANCHETES DA PRIMEIRA PÁGINA - Exibida na Super Manhã, na Rádio Jornal AM 780. Texto e apresentação de Geraldo Freire.

Fim do mundo

Boatos sobre o fim do mundo, espalhados nas redes sociais da internet, atiçam fanáticos de diversas regiões e obrigam a Nasa a publicar nota oficial desmentindo. Os boatos têm como inspiração o Calendário Maia, que diz que o mundo vai se acabar em 21 de dezembro de 2012. Isso está sendo um prato cheio para grupos fanáticos conseguirem adeptos. O medo do fim do mundo sempre mexeu com o homem e teve o seu auge no começo da era cristã. Sabe-se que João Batista, que batizou Jesus, já fazia pregações e conseguia seguidores, aterrorizando o povo com a ameaça do fim do mundo a 2 mil anos. O próprio Cristo, dizia nas suas pregações, mesmo de forma mais moderada, que o fim do mundo estava próximo. O que a ciência diz hoje sobre o fim do mundo e Nasa confirma na sua nota oficial.A vida na terra se acabará um dia, más será daqui a muito tempo, aproximadamente 1 bilhão e 200 milhões de anos. Possivelmente, nem Liberato Costa Júnior estará vivo quando isso acontecer.

E tudo termina em Carnaval
O carnaval existe há mais de 3 mil anos, ou mais de Mil anos antes de Cristo. Foi criado para homenagear Saturno, deus da agricultura, os romanos faziam a Saturnália. Durante as festas, escolas não abriam, escravos eram soltos e povo ia pra rua acompanhando um carro alegórico em forma de navio. Na idade média o carnaval era chamado de “festa dos loucos”. No renascimento ganhou força na Itália, França e Portugal, países onde surgiram pierrô, colombina, confete e serpentina.

O nosso Carnaval
Faltam 44 dias. O sábado de Zé Pereira cai no dia 18 de fevereiro.

O Carnaval de Jota Michiles
Aqui no debate de sábado, depois de amanhã.

Dilma está voltando pra Brasília
A presidente deixa o descanço da praia de hoje para amanhã e retorna pra rotina administrativa e política. Os problemas climáticos, com chuva demais em algumas regiões e seca absoluta em outras, estão entre as preocupações de Dilma.

A preocupação dos suplentes
Suplentes de deputados federais deram uma passadinha por Brasília e vão jogar um bom dinheiro no pé do sipa, com pouquíssimos dias de pouco trabalho. Nem deu para esquentar a cadeira do titular...


A Mega Sena
Sorteada ontem a primeira Mega Sena do Ano de 2012 ficou acumulada. O prêmio vai pra 4 milhões e 700 no próximo sábado.

E tome roubo...
Já foi apurado e pode ser que ninguém pague, mas o roubo no Ministério do Turismo foi de 67 milhões de reais.

Mais roubo...
O governo federal identificou desvio de 1 bilhão e 800 milhões de reais. A Controladoria Geral da União tentou pegar o dinheiro de volta, mas só conseguiu 15%.

A Chuva em Minas Gerais
Todo mundo se preocupa com o que está acontecendo em Minas. A imagem da destruição é mostrada a toda instante. Oficialmente 8 pessoas morreram. O governo ainda não tem noção do que vai ter que gastar para reconstruir alguns municípios, dos 66 que estão em estado de emergência.

Chuva no Rio de Janeiro
É menor do que em Minas, mas pegou de cheio a população que esperava providência do governo, para a destruição causada pelas enchentes do ano passado.

O tratamento de Lula
No fim da tarde de ontem ele deixou o hospital. Tudo foi feito como estava programado e esse tratamento vai virar rotina durante 7 semanas.

Novo Boletim de Chico Anísio
Saiu o último boletim dizendo que o respirador artificial ainda não foi retirado. O humorista segue em estado grave e sem previsão da alta.

A crise na segurança do Ceará
A Polícia Militar fez o acordo que pediu pra fazer com o governo, mas a Polícia Civil entrou em greve e a situação está radicalizada.

Fernando Bezerra Coelho falou
O Ministro da Integração deu uma coletiva de duas horas em Brasília. Não botou a carapuça de estar usando politicamente para Pernambuco o dinheiro das catástofres...


O vai e vem do Enem
Estudante de São Paulo, que tirou nota zero, foi a justiça e terminou ganhando nota 8.

Encanamento do Sistema Gurjaú rompe e abre cratera em rodovia
O buraco causou a interdição de 2 faixas da antiga BR-101, que passa por Pontezinha, no Cabo. Até a noite de hoje, quando a Compesa deve terminar os reparos na tubulação, algumas localidades vão ficar sem água. Em Jaboatão, os bairros são: Muribeca, Jardim Guararapes, Vila Sotave, João de Deus, Jardim Prazeres e Tieta. No Cabo, a única área afetada é parte de Pontezinha.

13º salário
Empresas que foram denunciadas por atrasar ou não pagar o 13º salário devem comparecer hoje a amanhã na Superintendência Regional do Trabalho, no Espinheiro. Durante o período fica suspenso o atendimento no plantão de consulta trabalhista. Se a empresa onde você trabalha ainda não pagou o seu 13º, ainda é possível denunciar ligando para a Superintendência. O número é o 3241 9401.

Lixo hospitalar em Pernambuco
O material descoberto e apreendido pela Receita Federal em outubro do ano passado ia ser devolvido aos Estados Unidos no sábado, mas a empresa que vai fazer o transporte até lá pediu mais tempo para se organizar. Agora o lixo só vai embora de Pernambuco no dia 21 deste mês. Já as 50 toneladas que foram apreendidas no Agreste devem ser incineradas até o fim do mês. A empresa que trouxe o lixo pra cá ainda pode recorrer na justiça dessa decisão.

Incêndio na Madrugada
Uma casa localizada na comunidade Campo da Vila, no Espinheiro, pegou fogo no início da madrugada de hoje. O fogo foi causado pela moradora da residência, Andreia de Oliveira Lima, de 30 anos. Ela tem problemas mentais. Os vizinhos socorreram Andreia, que não teve ferimentos. Ela foi encaminhada para o hospital Ulisses Pernambucano.

Negociando as dívidas
Até o fim de janeiro a Defensoria Pública realiza parceria com escolas particulares para renegociar as dívidas dos pais que estão devendo mensalidades. A defensora pública Cristina Sakaki explica como deve ser feito o acordo...

Sem conversa
Comerciantes que ficam no entorno do hospital das Clínicas e da Universidade Federal realizam hoje um protesto em frente à Dircon, na Madalena. Eles alegam que a prefeitura não dá satisfação nenhuma aos trabalhadores sobre as ações de revitalização das calçadas desses dois lugares. O grupo está preocupado porque, para fazer o trabalho de recuperação, é preciso tirar os comerciantes de lá.

De mudança
A fábrica da Ambev que fica no Cabo vai se mudar para Itapissuma. Ao invés de cerveja, a unidade no Cabo vai produzir refrigerante e quem trabalha na empresa vai poder participar da seleção para trabalhar em Itapissuma. Gilvan Lima, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Bebidas, diz que os trabalhadores foram surpreendidos com a notícia.

Ossada do assassino do Guardião do Forte Orange é encontrada em Itamaracá. Um homem foi preso.

500 novos agentes penitenciários foram efetivados pelo Governo de Pernambuco
Apesar do reforço, a média é de 1 agente para 20 presidiários. A diferença ideal deveria ser de um agente para cada 5 presos. Os novos contratados começam a trabalhar a partir do dia 10 de janeiro, próxima terça-feira.

Violência
Guarda Municipal baleado durante tentativa de assalto na avenida Norte.

Pendurando as luvas

O goleiro Marcos, do Palmeiras, anunciou aposentadoria depois de 19 anos jogando pelo clube. Foram 532 jogos pelo Palmeiras, onde conquistou o título da Libertadores da América em 1999. Em 2002, ele foi pentacampeão mundial pela seleção brasileira. Agora o jogador vai receber um cargo na diretoria do Palmeiras para permanecer trabalhando no clube.

Foto Hélia Scheppa-JC Imagem

Foto Hélia Scheppa-JC Imagem


Mais reforço

O Santa Cruz apresentou o 9º reforço da temporada, o atacante Dênis Marques, que era do Flamengo. O jogador estava parado há 8 meses, quando saiu do Flamengo.

No Náutico, Eduardo Ramos não quer mais conversa. Ou a diretoria paga os 10 mil reais a mais no salário do meio campo, ou ele procura outro clube. Eduardo Ramos chegou até a dizer que se não receber uma ligação hoje, vai se apresentar ao Corinthians.

Kieza é outro nome que pode ficar de fora dos planos do Náutico para este ano. O Cruzeiro, time que detém os direitos econômicos do jogador, só quer negócio se for pra se desfazer de Kieza. O preço é de 3 milhões de reais.

Copa São Paulo de Futebol Júnior começa com boa estreia dos Pernambucanos
O Porto venceu, de virada, o Gama ontem por 2 a 1. Os detaques foram as goleadas do São Paulo e Corinthians. O São Paulo meteu 10 a 0 sobre o Tocantins e o Corinthians venceu por 9 a 0 o Santos da Paraíba. Hoje, o Vitória e o Sport estreiam na competição.

A reação do ministro
Fernando Bezerra Coelho, ministro da Integração Nacional, rebate denúncias de favorecimento político. Estúdios da Rádio Jornal em Brasília, Romoaldo de Souza.

Debate

A Convivência com os Bichos, hoje, às 11 horas.