As manchetes da Primeira Página: 13/01/2012

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 13/01/2012 às 8:00
Leitura:

AS MANCHETES DA PRIMEIRA PÁGINA - Exibida na Super Manhã, na Rádio Jornal AM 780. Texto e apresentação de Geraldo Freire.

Chafurdação entre juizes continua expondo mazelas que antes aconteciam em segredo no Poder Judiciário

Receita desconfia de movimentação de mais de 856 milhões de reais em contas de juizes e destacados servidores do judiciário entre os anos de 2000 a 2010. Os envolvidos são juizes e altos funcionários do Poder Judiciário de São Paulo, Rio e Distrito Federal. Não há confirmação de irregularidades: a desconfiança existe por movimentações atípicas de dinheiro. O Coaf recomenda que a apuração seja feita pra deixar clara a origem da movimentação financeira.

Conselho Nacional de Justiça também é denunciado
Na esteira do tiroteio entre associações de magistrados e Conselho Nacional de Justiça vem agora a exposição de compras milionárias feitas pelo Conselho, sem licitação nem confirmação da origem do dinheiro. Nos gastos suspeitos estão 86 milhões de reais e uma sala cofre de mais de 8 milhões.

Os estragos da chuva e da seca
A seca em Santa Catarina e Rio Grande do Sul continua atormentando os agricultores e assustando o governo. Pode vir por aí uma subida nos preços dos alimentos, provocada pela dificuldade de produção. O governo anunciou a liberação de 30 milhões de reais para socorrer os produtores rurais das regiões sem chuva. Já em razão das chuvas estão todos atordoados nos estados atingidos. Rio conta os mortos, Espirito Santo conta os prejuizos e Minas apura o estrago nas estradas.

OAB faz prova mais fácil
Depois de tanta pressão, parece que deram uma relaxada nas provas rigorosas da Ordem dos Advogados do Brasil. Agora teve recorde de aprovação: passaram mais de 27 mil.

Nova preocupação da ONU
Em debate a violência religiosa.

E tome bolsa

O Ministério da Saúde cria a bolsa da mulher parida. Dentro de três meses dará 50 reais a cada mulher pobre que tiver menino em maternidade pública.

O vai e vem dos peitos
Desencontro de informação entre autoridades de saúde para o tratamento das mulheres siliconadas com proteses da França e da Holanda.

O povo e o Sus
Saiu pesquisa dizendo o que o povo acha do serviço de saúde patrocinado pelo governo...

Fernando Bezerra Coelho passou macio pelo debate no Congresso
Pelo desempenho do Ministro e pela cobertura do governo os contrários tiveram pouco o que dizer. Bezerra Coelho falou muito no debate e falou pouco depois.

Oposição bateu no vazio

O senador Álvaro Dias pegou Fernando Bezerra Coelho totalmente blindado, mas tentou tirar água de pedra.


Dilma em São Paulo
Ontem a presidente atacou na área do PSDB. Ela participou de uma solenidade ao lado do governador Geraldo Alckmin, numa parceria dos governos, amplamente elogiada pelo pessoal do PSDB.

Serra ficou de fora
Não foi pra festa do partido dele com Dilma. Hoje chegou batendo no governo dela, como tem feito em todo final de semana.

Atenção pais e alunos
Termina hoje o prazo de matrículas da rede municipal de ensino. Os pais ou responsáveis devem procurar a escola mais próxima de casa. São 21 mil vagas em 286 estabelecimentos, incluindo creches. Hoje também termina o prazo para que os alunos novatos da rede estadual vindos da rede municpal confirmem a matrícula.

Mais remédios no SUS
Prefeitura do Recife coloca mais 6 medicamentos à disposição da população na rede pública de saúde a partir de segunda-feira. Entre eles estão anti-inflamatórios, calmantes, disgestivos, analgésicos e anti-depressivos. Tiago Feitosa, assessor executivo da sáude no Recife, explica como a população tem acesso aos medicamentos.

Foto: Guga Matos/JC Imagem


Os problemas da Funase do Cabo

Será enterrado agora pela manhã o terceiro jovem morto durante a rebelião desta semana. O corpo que foi decapitado e carbonizado será sepultado às dez da manhã no cemitério de Guadalupe em Olinda. Um grupo inspecionou a Unidade da Funase e encontrou um cenário de destruição. Uma comissão vai se reunir com a secretária estadual da criança, Raquel Lira, na próxima segunda-feira às 3 da tarde. O Ministério Público diz que desde 2003 ingressou com ações na Justiça solicitando melhorias. A Promotora Ana Carolina Sá Magalhães afirma que a situação da Funase do Cabo é preocupante.

Sem acordo
Reunião sobre o projeto dos quatro viadutos na Avenida Agamenom Magalhães manteve o impasse. O encontro entre moradores, empresários, comerciantes e representantes do governo durou 4 horas, mas nada mudou. A proposta da comunidade de construir um elevado de 2 quilômetros e seis faixas de rolamento foi rejeitada pela Secretaria das Cidades. O Ministério Público promete divulgar um parecer sobre o impasse em torno da obra. O morador Antônio Calixto diz que não está tranquilo.

A campanha do desarmamento

Agora batalhões e companhias da Polícia Militar de Pernambuco também estão prontos para receber as armas. Antes a arrecadação era feita apenas nas delegacias. Quem entregar as armas de fogo recebe uma recompensa entre 100 e 300 reais. O coronel Valter Lins ressalta o trabalho da PM na campanha.

Violência
Homem agredido a bala na cidade de Jucati.

Gordinhos contra magrinhos no Carnaval

Candidatos gordinhos a Rei Momo vão protestar daqui a pouco contra a decisão da Prefeitura de eleger um magro. Tramita na Terceira Vara da Fazenda Pública do Recife um pedido para suspender o concurso. Na segunda-feira os candidatos acima dos 100 quilos vão realizar uma passeata pelo centro do Recife. O rei Momo eleito no ano passado, Everson Melquíades, diz que a tradição tem que ser mantida.

Artilheiro fora do Náutico

Kieza diz que não volta mais a vestir a camisa do time alvirrubro e ficou revoltado por não receber os salários de dezembro e o décimo terceiro. A diretoria do Náutico diz que ainda vai tentar negociar com a atacante.

Santa Cruz ganha novo desfalque para a estréia contra o Belo Jardim

Meia Luciano Henrique pediu para não jogar porque não está bem fisicamente.

Sport pode perder primeiro jogo em casa na quarta-feira que vem
Gramado reformado da Ilha do Retiro não está pronto e o jogo será no Arruda contra o América. Domingo o Sport joga em Araripina e ainda não sabe se pode escalar Marcelinho Paraíba que depende liberação da justiça.

Seleção Brasileira
Saiu a programação do time de Mano Menezes em 2012.

FBC
O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, presta esclarecimentos no Congresso, mas não se livra da oposição.

Estúdios da Rádio Jornal Brasília, Romoaldo de Souza.

Debate
Hoje, Os ritmos do Brasil no Debate das 11 horas.