As manchetes da Primeira Página: 17/01/2012

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 17/01/2012 às 7:58
Leitura:

AS MANCHETES DA PRIMEIRA PÁGINA - Exibida na Super Manhã, na Rádio Jornal AM 780. Texto e apresentação de Geraldo Freire.

Dispara no Brasil invalidez por acidente de trânsito
Maior parte dos casos pega jovens em idade ativa e produtiva. Gastos previdenciários chegam a 8 bilhões e 600 milhões de reais Casos de invalidez permanente de vitimas do trânsito, se multiplicaram por 5 vezes entre 2005 e 2010. Nos primeiros nove meses de 2011, houve um novo aumento, 52%.

INSS quer facilitar a regularização previdenciária das empregadas domésticas

Previdência estuda o perdão pra de débitos atrasados para incentivar a adesão dos patrões.

Polícia do Rio de Janeiro investiga sacanagem no Big Brother da Rede Globo
Virou caso de polícia levando preocupação também para os patrocinadores. São 103 milhões de reais jogados na repercussão negativa. A denúncia de assédio sexual foi feita a polícia em comunicações das redes sociais. A TV Globo já anunciou a expulsão do programa do Modelo Daniel.

Bezerra Coelho desconfia das denúncias
Para o Ministro da Integração Nacional as denúncias chegam a imprensa através de aliados dele e do governo.

Capitão do navio Costa Concórdia provocou o acidente
Ele saiu da rota para homenagear um tripulante. Nesse desvio o navio tropeçou nas pedras. Recontagem aumenta o número de desaparecidos: agora são 29. O número de mortes confirmadas permanece em 6. Seguro pagará 75% do preço do navio que foi construido com um custo total de 1 bilhão de dólares.

Mais um câncer no governo
A Ministra da Comunicação, Helena Chagas, confirmou que teve câncer de mama. Em dezembro ela ficou internada por 24 horas e fez tratamento, ficando de licença médica até 9 de janeiro. A Ministra diz que está bem e foi comunicada pelos médicos de que não precisa de radioterapia.

Presidente do Uruguai visita Lula
José Pepe Mojica chega hoje a São Paulo, exclusivamente pra visitar o ex-presidente, que permanece no seu tratamento diário de radioterapia.

Shaolim ainda em coma
O humorista se trata em casa em Campina Grande. Registra uma pequena melhora, mas pouco significativa, depois de mais de 10 meses de tratamento.

Chico Anísio ainda em estado gravíssimo
Praticamente sem novidade o estado de saúde de Chico Anísio: respira por aparelhos e mantem a pressão controlada por medicamentos. O morre-não-morre continua.

Dilma limita verbas federais pra saúde

Prefeitos e governadores começam hoje a fazer as contas para saber quem ganha e quem perde com a decisão da presidente, assinando a emenda 29, aprovada pelo Congresso. O governador Alckmin, de São Paulo, já disse que estados e municípios saíram perdendo.

Amado Batista no carnaval

Ele vem aí pra ser rei no Baile dos Artistas.

Amado em Limoeiro
Já vem sendo anunciado como a atração maior na festa de São Sebastião. Um show de Amado Batista, quando ele cobra menos, custa 60 mil reais.

O show de Petrúcio e Maciel

Os dois juntos no Manhatan, na quinta e na sexta. As mesas são vendidas por telefone.

A China vai bem

Como parceiro da China, o Brasil agradece. Saiu o PIB de 2011 mostrando um crescimento de 9,2%. Mas a preocupação continua. A economista Hildete Pereira ainda teme contaminação com a crise da Europa.

Poupança popular
Uma recomendação do professor de economia, Albérico Rodrigues, que participou ontem do nosso debate das 11 horas. Para ele a caderneta de poupança tradicional deixa de ser a melhor opção para quem quer guardar, inclusive pouco dinheiro.

Amanhã, Camaragibe e parte de Jaboatão vão ficar sem água a partir das 8 da manhã
O motivo é a instalação de bombas pela Compesa na estação elevatória de Socorro. Em Jaboatão, o abastecimento volta ao normal na quinta, e em Camaragibe, volta às 11 da noite da quarta-feira.

Prefeito na bimba do boi
O prefeito da cidade de Maraial, que fica a 160 quilômetros do Recife, é alvo de protesto da população. Marquinhos Maraial, do PSB, foi afastado depois de ter sido acusado de desviar 486 mil reais da prefeitura, mas conseguiu voltar ao cargo depois de dar entrada na Justiça. Pra pedir mais uma vez a saída e Marquinhos, a população de Maraial realiza uma caminhada hoje, a partir das 3 da tarde.

Aqui no Recife, Jair Pedro, que é pré-candidato olímpico à prefeitura do Recife pelo PSTU, detona os vereadores
Em entrevista à Rádio JC/CBN, ele falou que o aumento no salário da Câmara é um absurdo.

Carnaval sob controle

Ministério Público vai passar a fiscalizar desfiles de blocos de carnaval. Agora é preciso receber um licenciamento da prefeitura. Pra receber o documento, é preciso provar que não vai atrapalhar o trânsito nem fazer muito barulho. A promotora do MPPE, Belize Câmara, diz que a medida não quer proibir ninguém de desfilar.


Foto: Bernardo Soares/JC Imagem

Assalto a banco na Encruzilhada deixa um bandido morto e outro ferido
5 homens invadiram a agência do Bradesco e anunciaram o assalto. A Polícia Militar foi avisada e quando chegou lá trocou tiros com os bandidos. Edson Daniel Júnior foi baleado e morreu. Bruno Guedes da Silva, de 26 anos, foi baleado na bunda e está sob custódia da polícia no hospital da Restauração. Um 3º assaltante foi preso e autuado em flagrante na delegacia de Roubos e Furtos. Os outros 2 conseguiram fugir, mas já foram identificados pela polícia e cerca de 20 mil reais foram recuperados, além de 6 armas sendo 2 de brinquedo. Um dos clientes do banco, que estava no momento do assalto, conta como tudo aconteceu.

Unidade da Funase do Cabo vai passar por mutirão judiciário
A análise dos processos dos adolescentes internos vai começar na próxima segunda-feira. A ideia é reduzir o número de internos. Atualmente, a unidade conta com cerca de 370 internos, mas tem capacidade para apenas 160.

Sem sinal
Aparelho da polícia que impede presidiários de fazer ligações está afetando moradores do entorno do presídio Aníbal Bruno.

Violência
Detenta da Colônia Penal Feminina é agredida por companheira de cela.

O retorno de Carlinhos Bala

O atacante se apresentou ao Santa Cruz sob desconfiança da torcida e ao lado de vários dirigentes do Santa Cruz. Bala só deve fazer a estreia pelo Santa no dia 25, no Arruda, jogando contra o Ypiranga. Além de Carlinhos Bala, o zagueiro Leandro Souza também se acertou com o Santa Cruz. No início do ano , Leandro tentou negociar com um time da Hungria.

Agora é oficial
Náutico não vai mais tentar trazer o atacante Kieza de volta aos Aflitos. O jogador teve os direitos econômicos comprados por empresários e deve ser negociado para jogar fora do Brasil.

Sport
Atacante Marcelinho Paraíba deve receber liberação do Tribunal de Justiça Desportiva. A suspensão de mais 3 jogos deve ser revertida em doações para instituições de caridade.

Em Serra Talhada, a estreia com goleada não resultou em alívio para a diretoria
Durante a semana um volante e mais dois meias devem ser anunciados para reforçar a equipe. E apesar da goleada, o América considerou a derrota como um “acidente”. A equipe só quer saber agora do jogo contra o Sport, programado para quinta-feira.

Ronaldo Fenômeno começa a trabalhar como membro do comitê organizador da Copa de 2014

Estúdios da Rádio Jornal Brasília, Romoaldo de Souza.

Debate
Hoje, Dor na Coluna e nos Ossos, no debate das 11 horas.