As Manchetes da Primeira Página: 29/02/2012

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 29/02/2012 às 8:18
Leitura:

AS MANCHETES DA PRIMEIRA PÁGINA - Exibida na Super Manhã, na Rádio Jornal AM 780. Texto e apresentação de Aroldo Costa.

Projeto que cria um piso nacional para bombeiros e policiais militares trava no Congresso e não tem previsão para ser aprovado por deputados e senadores

Atendendo um pedido dos governadores, os deputados admitem que não há clima para este tipo de votação que comprometeria a receita dos Estados. A famosa PEC 300 mais uma vez padece de recursos e próprio presidente da Câmara, Marco Maia não tem interesse em colocar o projeto em discussão na Casa.

Mas um outro projeto está passando
O que cria um fundo de previdência para os servidores. O teto salarial seria o do INSS e o texto base já foi aprovado ontem no Congresso. O líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza ressalta que o fundo só vai valer para as aposentadorias futuras.

Paralisação nacional
Os professores da rede pública estadual vão paralisar as atividades durante os dias 14, 15 e 16 de março. A mobilização pretende mostrar a instatisfação da categoria com o piso definido pelo Ministério da Educação. Segundo o Sindicato dos professores, o valor correto deveria ser de 1.937 reais.

Conselho Nacional de Justiça retira segurança e juíza pernambucana
Ano passado, Fabíola Micheline Muniz Mendes sofreu ameaças em Tabira, onde comandava processo contra policiais acusados de tortura.

Mais uma pancada da corregedora do Conselho Nacional de Justiça
Eliana Calmon voltou a criticar as investigações dos juízes no Brasil. Agora respaldada pela decisão do STF, que manteve a os poderes do CNJ, ela fica à vontade. Para Eliana Calmon as corregedorias são despreparadas.



A saúde de Chávez
Crescem os rumores de que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está de mal a pior. Ele passou pela 3ª cirurgia e segundo o governo, tudo ocorreu bem. No entanto, o Wikileaks, que ficou famoso ano passado ao divulgar documentos dos governos, disse que o venezuelano só tem, no máximo, 2 anos de vida.

A morte dos brasileiros na Antártida
Ontem foi dia de despedida e tristeza nas homenagens aos militares que morreram no incêndio que destruiu a base brasileira.

Serra entra de vez na briga
O tucano vai disputar prévias para ser candidato a prefeito de São Paulo contra outros dois colegas de partido. O PSDB adiou as prévias de 4 para 25 de março.

Tiririca também vai
O palhaço e deputado federal Tiririca pode ser candidato a prefeito de São Paulo. Para não escolher lado entre Serra e o petista Fernando Haddad, candidato de Lula, o PR quer lançar Tiririca, que teve mais de 1 milhão de votos em 2010.

2ª visita de Dilma a Pernambuco não teve polêmica
Dilma não quis saber de confusão e disse que não vai se meter na disputa entre João Paulo e João da Costa nas eleições municipais.

Outra denúncia no Ministério da Fazenda
Ex-vice presidente do Banco do Brasil teria recebido 1 milhão de reais na conta.

Não decolou
Os Estados Unidos voltaram atrás e desistiram da compra de 20 aviões militares do Brasil. A parceria ia render mais de 300 milhões de dólares para os cofres brasileiros.

Escândalo hospitalar
Uma empresa que presta serviço para cerca de 300 instituições de saúde de São Paulo foi flagrada ao reutilizar material hospitalar. Seringas e catéteres são usados mais de uma vez sem nenhuma cerimônia. Foram encontrados ainda remédios fora da validade e equipamentos de cirurgia sujos. A empresa foi multada e teve os serviços suspensos.

Baixaria no tribunal
Uma carta de amor acabou sendo publicada por engano no Diário Oficial do Tribunal da Justiça da Paraíba. Na carta, publicada no lugar do resultado de um processo, uma servidora põe fim a um triangulo amoroso com recados apimentados.

Alternativa
Mulher grávida vai poder encaminhar filho para adoção logo depois do parto.

Um projeto para diminuir o desemprego
Senadores e deputados querem acabar com a guerra fiscal nos estados reduzindo a alíquota do ICMS o que favorece a indústria nacional. Uma reunião ontem possibilitou uma nova discussão sobre o assunto. O senador Romero Jucá ressalta a preocupação com a indústria e o emprego.

O apoio das centrais sindicais
O deputado presidente da Força Sindical, Paulo Pereira, quer a diminuir a invasão dos importados no Brasil.

Um nova santa brasileira

Vaticano confirma milagre de religiosa que nasceu em Minas Gerais.



Fim da linha
Estelionatário é preso ao tentar abrir conta em banco no Centro do Recife. A polícia já estava investigando o suspeito há 3 meses. Entre os vários documentos falsos encontrados com o criminoso, o que mais chamou atenção foi uma carteira de identidade com a foto do ator americano Jack Nicholson.

Sepultamento
O corpo do bispo anglicano Robinson Cavalcanti e da esposa dele, Mirian Cotias Cavalcanti, vão ser sepultados hoje às 16h30 no cemitério Morada da Paz. Os corpos estão sendo velados na paróquia anglicana, em frente à praça Dantas Barreto, em Bairro Novo, Olinda.

Mais luto
O sepultamento de Jorge Antônio Romão Filho, de 29 anos, vai ser feito Às 11 da manhã. Ele foi morto por um policial militar, o que causou a revolta da comunidade João de Barros, em Santo Amaro, e resultou no protesto que parou a cidade na hora da volta pra casa.

Hoje a bola vai rolar no Campeonato Pernambucano
Na Ilha do Retiro, o Sport enfrenta o Belo Jardim. Em Paulista o lanterna América recebe o Náutico. Em Caruaru o Central recebe o líder Salgueiro. O Araripina recebe o Porto. O Serra Talhada joga diante do Petrolina. E pra fechar rodada, 21h50 em Santa Cruz do Capibaribe, tem Ypiranga e Santa Cruz.


Foto: Mowa Press

O Brasil de Mano Menezes e a vitória magra
A seleção venceu a Bósnia por 2x1 com um gol contra no final do jogo. O goleiro brasileiro Júlio César, que já foi chamado de melhor do mundo, não sabia explicar o gol bobo que tomou e ainda parabenizou a seleção pela atuação de ontem.

Aprovada Lei Geral da Copa
A grande polêmica está na venda de bebidas nos estádios. Os deputados se dividiram na hora de votar o projeto. Para o promotor José Baeta de Melo a bebida no estádio não é o ideal.

Outra reação
O deputado Otávio Leite diz que não vale a pena vender bebida nos estádios.

E por falar em Copa do Mundo
O Tribunal de Contas da União mais uma vez apontou falhas no projeto brasileiro para o Mundial com a possibilidade da construção de elefantes brancos.

Copa no bolso
Ainda falta muito tempo para as Copas de 2018 e 2022, mas a Globo já se adiantou e comprou os direitos de transmissão. A FIFA nem quis saber de proposta das concorrentes e se acertou com a Globo. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, deve anunciar hoje se renuncia ou pede licença do comando da instituição.

Curso profissional gratuito
As inscrições para o Pronatec comçam hoje. São 4.132 vagas que vão ser preenchidas por ordem de chegada. No site da secretaria de Educação do Estado você pode conferir quais escolas estão recebendo inscrições para o programa. O único pré-requisito é estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio.

Dia decisivo para a Paixão de Cristo no Recife
Uma reunião hoje vai definir se há condições financeiras de realizar a peça este ano. O ator e produtor cultural José Pimentel disse nesta Primeira Página os problemas do evento.

Congresso aprova lei geral da Copa
Estúdios da Rádio Jornal Brasília, Romoaldo de Souza.

Debate
Hoje, A Força do Nordeste, no debate das 11 horas.