Cronistas desportivos ganham revista dedicada a eles

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 25/04/2012 às 15:36
Leitura:

É pela paixão, emoção e até loucura na voz que, há decadas, profissionais do rádio conduzem a imaginação dos ouvintes enquanto esses acompanham a narração de partidas de futebol. Já virou tradição e nem a televisão, com suas sedutoras imagens, tiraram a majestade dos cronistas desportivos desse veículo. Em dezembro de 2011, a associação que cuida da classe completou 90 anos e, para celebrar, uma revista dedicada a eles foi lançada em março deste ano.



Na verdade, a Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco não cuida, somente, dos profissionais de rádio. Qualquer jornalista ou radialista que comprove trabalhar, em veículo de comunicação, com esportes pode se credenciar. Mas a primeira edição da Revista dos Cronistas, lançada em março, deu destaque aos anos de ouro dos radialistas esportivos de Pernambuco, publicando fotos e histórias dessa época.

Integrante da equipe de esportes da Rádio Jornal, Pedro Silva (primeiro da esquerda para a direita na foto de capa) fez parte do time de cronistas desse tempo. Há 35 anos na área, cobriu nove Copas do Mundo e, com toda experiência do caminho trilhado, afirma que a associação é importantíssima, pois facilita a vida dos profissionais do meio e confere a eles mais respeito. Para o futuro, Pedro acredita que a Copa a ser recebida pelo Brasil, em 2014, é a chance de muitos aspirantes à cronista mostrarem serviço. "É a oportunidade dos jovenzinhos sentirem como é um evento desse porte. E só vão ficar os melhores", diz.

Confira video de Pedro Silva antecipando o resultado da Copa de 2014:

Além da homenagem aos radialistas desportivos, a Revista dos Cronistas também estampou em suas páginas textos contando o processo de criação da ACDP e como o órgão está atualmente. A publicação pode ser lida no site da associação.

ENTENDA COMO FUNCIONA A ACDP

O atual vice-presidente da ACDP, André Luiz Cabral, também faz parte do departamento esportivo da Rádio Jornal e explicou como o associação é utilizada pelos membros.

O que é preciso para se associar?

Ser jornalista ou radialista e comprovar que trabalha em veículos de comunicação fazendo esportes. Pode ser repórter ou aprsesentador de TV; jornalista, repórter ou colunista de jornal impresso e sites; trabalhar narrando jogo, fazendo matérias ou comentários na rádio. Uma vez sócio, sempre sócio.

Como os membros da ACDP se beneficiam se associando?

Nós temos vários convênios, como o com a Universo. Nessa universidade, quem possui a carteirinha da ACDP pode fazer curso de inglês, natação, etc, com desconto. As graduações são 30% mais baratas para o associado e seus dependentes. Também oferecemos ajuda de escritórios jurídicos, plano de saúde e clubes para a diversão com a família. E muitas outras coisas.

E os jogos?

Com a carteirinha da ACDP os associados têm acesso aos jogos do Pernambucano. Para os nacionais, é preciso solicitar a carteira da Associação Brasileira de Cronistas Desportivos (Abrace), da qual a ACDP é associada.

Como você avalia a associação hoje em comparação com a dos anos 70?

Antigamente a ACDP só servia para emissão de carteirinha. Hoje ela está mais participativa e não mede esforços para melhorar a vida do associado. Por causa desse trabalho sério, ela se tornou uma entidade respeitada e que mantém um bom relacionamento com todos.