As Manchetes da Primeira Página: 16/05/2012

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 16/05/2012 às 8:39

AS MANCHETES DA PRIMEIRA PÁGINA - Exibida no Super Manhã, na Rádio Jornal AM 780. Texto e apresentação de Geraldo Freire.

Oposição reage a decisão de Comissão de Ética do Governo
A comissão presidida pelo ex-ministro do Supremo, Sepúlveda Pertence, engavetou com uma só canetada um monte de denúncias contra ministros e ex-ministros. Para o Senador do PSDB do Pará, Mário Couto, o que mais chocou foi deixar o dito como não dito para a ministra Ideli Salvati. “Ela comprou 38 lanchas a preço super-faturado, sem licitação. A empresa beneficiada bancou 80% da campanha dela em Santa Catarina. E as almas caridosas do PT entendem isso como correto”. Reclama Mário Couto.

Aliados engalfinhados em Caruaru
João Lyra e José Queiroz nunca foram unidos. Quase sempre viveram de lados opostos – um chamando o outro no mínimo de ladrão. Mante-los juntos nessa eleição é como segurar no mesmo ambiente Deus e Diabo.

Justiça decide obrigar o Cremepe a aceitar diplomas de médicos estrangeiros
Foi negada a liminar contra a validação do diploma de médicos graduados no exterior. Com isso o diploma estrangeiro que passar pelo “PROVALIDA” pode ser carimbado pela UPE. Isso quebra o corporativismo dos médicos pernambucanos e libera o Governo do Estado de Pernambuco para contratar profissionais de outros países. Agora os médicos cubanos e bolivianos ficam a vontade para procurar espaço no serviço público. O Sindicato dos Médicos está descontente com a decisão e vai recorrer.

A seca
Tudo acontece aqui. As autoridades estão atordoadas com o terror da seca. Dos 185 municípios de Pernambuco 85 estão em emergência e tem uma fila se preparando para entrar. Aqui na Rádio Jornal o Secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, tentou somar os prejuizos. Não há esperança de chuva, cientista Lucivânio Jatobá diz que nem adianta rezar.

Remédios de graça
Os anunciados por Dilma para crianças e liberados para o programa Brasil Carinhoso ainda não chegaram as farmácias populares.

Luto nas livrarias
O mundo lamenta a morte do escritor mexicano Carlos Fuentes. Ele tinha 83 anos e se enquadrava entre os principais escritores do mundo.

Niemyer segue internado
Médicos que tratam do arquiteto estão animados com a recuperação dele, mas não permitem que deixe o hospital.

A dramática situação do Filho de Leonardo
Quase nada a comemorar na situação de Pedro. Continua em estado de coma e a todo instante aparece complicação nova no tratatamento. Hoje ele vai passar por nova resonância magnética.

O caso Cachoeira
O vai e vem continua em Brasília. Todo mundo se mete e todo se desentende. Ontem teve um bate boca entre investigadores. Se desentenderam delegados federais e procuradores da república.

Jarbas na tribuna
Repercute hoje um desabafo do senador pernambucano Jarbas Vasconcelos na tribuna do Senado. Além de reconhecer que a crise permanece instalada no Senado, ele defende o fim do voto secreto dos senadores para todas as matérias.

Pernambuco também terá comissão para esclarecer violações de direitos humanos no regime militar
O projeto deve ter tramitação na Assembleia Legislativa concuída hoje. Nove pessoas, sendo seis indicadas pela sociedade civil organizada, serão convocadas para atuar na análise dos fatos.

Supostos canibais teriam cometidos, ao todo, nove assassinatos
De acordo com documento enviado pelo Ministério Público à Justiça, o trio teria confessado mais seis crimes. Jorge Beltrão, Isabel Cristina e Bruna de Oliveira já são réus pela morte de duas mulheres em Garanhuns. Itapuan Vasconcelos, promotor do Ministério Público, conta quais são as novidades no caso.

Bebê de cinco meses pode ser nova vítima de ataque de escorpião em Olinda
O menino foi encontrado morto ontem pela própria mãe, uma adolescente de 17 anos, na Cidade Tabajara. De acordo com a família, a criança pode ter sido vítima de uma picada de escorpião. O IML vai divulgar ainda hoje o resultado da autópsia. Já a Secretaria de Saúde de Olinda diz que vai enviar, agora pela manhã, técnicos até a Cidade Tabajara para analisar a presença de escorpiões. A avó do bebê, Simone Conceição, conta que a criança chegou a ser socorrida no domingo e diz que a tragédia poderia ter sido evitada.

Polícia desarticula “disk droga” em um prédio de classe média alta em Boa Viagem
Manoel Inácio Pessoa de Melo, de 30 anos, é acusado de tráfico de drogas. Ele recebia os pedidos por telefone e a entrega da droga era realizada em frente ao edifício onde ele morava. Com ele, a polícia encontrou 200 gramas de crack, 70 gramas de cocaína em pó, 56 gramas de raxixe, 200 gramas de maconha e duas cartelas de LCD. Além das drogas, a polícia encontrou dinheiro e um revólver calibre 38. Manoel Inácio não tem antecedentes criminais e foi autuado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Ele já está no Cotel.

Duelo brasileiro na Libertadores
Corinthians e Vasco se enfrentam hoje pelas quartas de final, no São Januário.

Quartas da Copa do Brasil começam hoje
O Atlético Paranaense encara o Palmeiras; o São Paulo recebe o Goiás e o Vitória pega o Coritiba. Amanhã, Bahia e Grêmio completam os jogos de ida.

Ypiranga desiste de disputar a Série D
A diretoria do clube disse que não teria dinheiro para manter o time na disputa. Assim, a vaga fica com o Porto.

Santa Cruz faz amistoso domingo com CSA
O jogo é para entregar as faixas de bicampeão pernambucano e a renda do amistoso servirá para tentar segurar o artilheiro Dênis Marques no clube. Os ingressos tem preço único de 20 reais.

Náutico está fora da Copa do Nordeste
A competição volta a ser disputada no início da próxima temporada e as vagas ficaram com o Santa, Sport e Salgueiro.

Vagner Mancini é o novo técnico do Sport

Presidente Dilma Rousseff leva uma sonora vaia na abertura da Marcha dos Prefeitos em Brasília
Estúdios da Rádio Jornal Brasília, Romoaldo de Souza.

Debate
Hoje, Bancos Públicos, no debate das 11 horas.