Confira os destaques do primeiro dia do Seminário Direitos em Pauta

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 22/05/2012 às 23:53
Leitura:


Na foto, Verônica Almeida (JC) é relatora de um dos debates da terça-feira

A partir desta terça-feira (22) até a próxima quinta (24) a Rádio Jornal estará em Brasília (DF) para acompanhar o seminário Direitos em Pauta, realizado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e tem por objetivo aprofundar o debate público a respeito de como são tratados os adolescentes em conflito com a lei.

Cerca de 250 profissionais integram o grupo que participa do evento. Ao longo deste primeiro dia ocorreram debates, exibição de curta metragem e a cerimônia de diplomação de vinte Jornalistas Amigos da Criança, os chamados “Jacas”. O título é dado aos jornalistas que se destacam na produção de conteúdos voltados à promoção dos direitos da criança e do adolescente. Título que inclusive já foi concedido ao nosso coordenador de jornalismo, Carlos Morais, em 2003.


A âncora da CBN São Paulo, Fabiola Cidral, foi uma das contempladas com o diploma nesta edição

Ouça a entrevista com Fabiola, que conta o sentimento do jornalista ao receber um título como esse:

Outro destaque da programação foi o lançamento de uma análise da cobertura de 54 jornais brasileiros a respeito da temática dos adolescentes em conflito com a lei. O estudo levantou que apesar de haver uma grande quantidade de matérias publicadas a respeito do assunto, ainda falta qualificar essa cobertura para ir além de apenas a descrição da cena de um crime. Junto com análise também foi lançado um manual para servir de guia de boas práticas para o jornalista interessado em escrever sobre o tema.

Ouça abaixo uma entrevista com o secretário executivo da Andi Comunicação e Direitos, Veet Vivarta.

A programação da terça-feira foi finalizada com a abertura da exposição fotográfica Retinas e Rotinas, com fotografias feitas por adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Confira algumas imagens. A exposição fica até o próximo domingo no Espaço Cultural Contemporâneo, em Brasília.

O evento segue até a próxima quinta-feira, em Brasília. Nesta quarta-feira (23), durante o segundo dia de atividades do seminário direitos em pauta, vão ser realizados três grupos de trabalho a respeito dos desafios da mídia e a justiça juvenil e as boas e más práticas da cobertura dessa temática na imprensa.

Acompanhe as novidades aqui no Blog dos Bastidores, na Rádio Jornal e nas nossas redes sociais!

Mais Lidas