As Manchetes da Primeira Página: 23/05/2012

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 23/05/2012 às 9:02

AS MANCHETES DA PRIMEIRA PÁGINA - Exibida no Super Manhã, na Rádio Jornal AM 780. Texto e apresentação de Geraldo Freire.

Cai chuvinha em algumas cidades do interior e abre o sorriso de muitos sertanejos
A animação circulou pelo rádio e pelas redes sociais. Muitas imagens da água caindo foram postadas no FACEBOOK, algumas até com mensagens desaforadas, como: “Tá vendo aí cientista? Eu bem que disse que você não é Deus!” Para o povo do interior a chuva é mais um fenômeno religioso do que científico: muitas vezes depende de uma oração forte ou até do roubo de um santo de uma casa pra outra. As informações da EMBRAPA dizendo que a seca atual veio pra ficar até 2013 não entram na cabeça do sertanejo. Eles esperam uma reversão do tempo que, pra eles, pode acontecer a qualquer momento.

Agricultores montam acampamento na sede da Sudene
Trabalhadores rurais de municípios do Sertão, Agreste e Zona da Mata atingidos pela seca vão apresentar uma pauta de reivindicações ao superintendente da Sudene, Paes Landim. São 25 itens em várias áreas como infraestrutura hídrica, crédito emergencial, segurança alimentar e crédito fundiário. João Santos, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco, cobra ações da Sudene.

Morre o Dr. Nelson Caldas
Pernambuco perde o médico otorrino conhecido por fazer milagres na garganta de muita gente. Além de radialistas, jornalistas, empresários e pólíticos, o professor Nelson Caldas cuidou de cantores famosos que passaram por Pernambuco, como Sílvio Caldas, Cauby Peixoto e Ângela Maria. Quase todas as gargantas políticas de Pernambuco foram tratadas por Nelson Caldas: Marcos Freire, Fernando Lyra, Miguel Arraes e Jarbas Vasconcelos. Na primeira campanha vitoriosa do hoje governador Eduardo Campos, ele padeceu de uma infecção de garganta do começo ao fim. Ficou obrigado a comparecer ao consutório de Nelson Caldas duas vezes por semana e até jogou nele a responsabilidade pela eleição. Dizia Eduardo, toda vez que chegava afônico ao consultório: “Dr. Nelson, se eu perder a eleição a culpa é sua”. A partir de um câncer Dr.Nelson Caldas ficou debilitado por muito tempo e por várias vezes mesmo doente atendia os amigos. Foi também um importante colaborador do programa Super Manhã durante quase trinta anos. O velório do médico Nelson Caldas está acontecendo agora no salão nobre do Hospital Português. O sepultamento será mo Morada da Paz, às 11 horas.

Rádio Jornal nos caminhos de Luiz Gonzaga
Programação inteira amanhã gerada pela Rádio Jornal Garanhuns. Mais um debate as 11 horas para os 100 anos de Luiz Gonzaga.

Supremo continua se preparando para julgar o mensalão
Vai ser um trabalho gigante com duração mínima de 45 dias.

O rebucetê do PT
Todas as atenções estão voltadas pra São Paulo de onde vai sair amanhã decisão sobre a validade ou não da eleição de domingo. A confusão cresceu tanto que já admitem até uma intervenção do Diretório Nacional tirando Maurício Rands e João da Costa e lançando outro candidato. Uma possibilidade levantada foi da entrada de Humberto Costa, que atenderia bem ao Diretório Nacional e abriria uma vaga pra Joaquim Francisco no Senado. Todos sabem que Joaquim é hoje filiado ao PSB, muito ligado ao governador Eduardo Campos e suplente de Humberto Costa.

A posição de Eduardo Campos
Não tem duas conversas. Toda vez que está disposto a responder sobre esse assunto ele diz: “Eu não tenho candidato a Prefeito do Recife. Meu candidato é o de Lula”.

Tudo acontece aqui
O deputado Fernando Ferro, disse nesta Primeira Página, que não aceita essa solução.

Mais uma cirurgia em Pedro Leonardo
O jovem cantor sertanejo foi operado do fêmur. Pedro Leonardo saiu do estado de coma e pode ser transferido para uma unidade semi-intensiva do Sírio Libanês.

Foto: Reprodução/Internet

Caju e Castanha no Recife
Novamente os meninos do Côco passam por aqui e vão participar amanhã do debate das 11 horas. O côco diferente de Caju e Castanha e o repente arrojado de Edmilson e Lisboa.

Calcinha cara
Leiloada uma calcinha usada da raínha Elizabeth II, esquecida por ela num avião particular, foi arrematada por 18 mil dólares. Há muito tempo ela perdeu essa calcinha, numa viagem que fez ao Chile em 1968.

Câmara Federal aprovou a PEC do Trabalho Escravo

E foi um banho: 360 votos contra 29. Mesmo assim a polêmica continuou.

Xuxa na CPI
Foi no que deu a entrevista escandalosa de Xuxa. Ela está sendo convocada para depor na CPI de exploração sexual infantil.

Briga americana

Um pastor evangélico está pedindo nos cultos que o país trabalhe pela extinção dos homossexuais. Essa loucura está ganhando manchete justamente quando Obama defende abertamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

No Brasil continuam repercutindo as medidas econômicas
Mântega já assume que o país vai crescer menos e que vai continuar mexendo com a economia.

Greve de professores
Os professores da rede particular do Recife fizeram assembléia e continuam ameaçando parar.

Professores das federais estão parados
Nacionalmente cada vez mais cresce a greve dos professores universitários das universidades federais.

CPI sem graça
Ontem foi só chateação no comparecimento de Cachoeira. A Senadora Kátia Abreu teve somente a chance de espinafrar Cachoeira. O que teve de graça na reunião de ontem foi a mulher de Cachoeira. A gata de 29 anos foi fotografada por onde passou e sempre que teve oportunidade mostrou que estava entrosada com o marido acusado.

Fotos: Reprodução/Internet

A Internet no Brasil
Segundo o Ministro dos Esportes é mais um setor que vai disparar com a Copa de 2014.

Secretaria de Defesa Social promete prender, em 45 dias, 600 dos mil e cinco nomes mais procurados do Estado
A iniciativa faz parte das ações do sistema de contenção ao crime e os principais alvos são os homicidas e latrocidas, que roubam e em seguida matam. Ao todo, são 2 mil 879 mandados de prisão expedidos.

Fuga em massa frustrada no Aníbal Bruno
Policiais militares e agentes penitenciários faziam uma revista de rotina quando descobriram um túnel no pavilhão “R” do presídio Frei Damião de Bozzano, que integra o complexo. O buraco tem 10 metros de extensão e 2 de profundidade. E estava sendo escavado por presos que tinham acesso a equipamentos e utensílios. A polícia também encontrou ventiladores e lâmpadas instaladas no local. A escavação foi interrompida a menos de seis metros do muro e os 4 detentos que ocupam a cela foram transferidos e não tiveram os nomes divulgados por questão de segurança.

Bancários protestam contra insegurança e onda de demissões em bancos
A manifestação ocorre em todo país e tem como foco o banco Itaú. Nos últimos dias, a instituição financeira demitiu mais de 40 empregados em Pernambuco, entre elas, vítimas de assalto nas agências. Os trabalhadores denunciam que o banco não respeita as leis municipais de segurança. O local e horário do ato público não foram divulgados.

Bandidos invadem clínica odontológica em Olinda e fazem cerca de 50 reféns
Advan Dantas de Carvalho e Carlos Alberto Silva de Santos estavam bem vestidos e entraram na clínica como clientes e com uma bíblia na mão. Depois, a dupla anunciou o assalto e trancou todos os clientes no primeiro andar. Uma das vítimas conseguiu ligar para o 190 e a polícia militar chegou antes da fuga dos acusados. Os dois são fugitivos da Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá. Eles foram autuados em flagrante por roubo e encaminhados ao Cotel.

Mais violência
Servente de pedreiro espancado e esfaqueado por ladrões no Ibura

Jogos definem as duas primeiras vagas nas semifinais da Libertadores
Corinthians e Vasco se enfretam no Pacaembu, após o 0 a 0 do primeiro jogo. Já o Fluminense recebe o Boca Juniors tendo de reverter o 1 a 0 sofrido em Buenos Aires.

Jogos decisivos na Copa do Brasil
Palmeiras e Atlético Paranaense se enfrentam após o empate em 2 a 2 no primeiro jogo. O Goiás recebe o São Paulo, que tem a vantagem por ter vencido por 2 a 0. Coritiba e Vitória empataram em 0 a 0 no primeiro jogo e decidem a vaga no Couto Pereira.

Sport anuncia quatro dispensas
Montoya, Diogo Goiano, Jackson e Anderson Paraíba não fazem parte dos planos de Wagner Mancini. Mas todos eles continuam treinando na Ilha.

Ingressos começam a ser vendidos hoje para a estreia do Santa Cruz na série “C”
As bilheterias abrem às duas horas aos preços de 40 e 20 reais. E hoje o Santa entra em campo com o time “C” para o amistoso contra o CSA, no estádio Rei Pelé.

Siloé segue fora dos treinos do Náutico
O atacante continua com o tornozelo inchado e só deve estrear na terceira rodada, contra o Vasco no Rio de Janeiro.

Foto: Kleber Barros/Especial para a Rádio Jornal


Arena Pernambuco está confirmada na Copa das Confederações no ano que vem.

Bicheiro Carlinhos Cachoeira vai a comissão parlamentar de inquérito mista do Congresso Nacional
Estúdios da Rádio Jornal Brasília, Romoaldo de Souza.

Debate...
Hoje, Animais peçonhentos, no debate das 11 horas.