As Manchetes da Primeira Página: 27/07/2012

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 27/07/2012 às 8:47

AS MANCHETES DA PRIMEIRA PÁGINA - Exibida no Super Manhã, na Rádio Jornal AM 780. Texto e apresentação de Geraldo Freire.

Mesmo silenciosas, as greves no serviço público federal estão parando o Brasil
São 28 categorias paradas e quase meio milhão de servidores faltando ao trabalho. Empresários e consumidores já sentem a greve. Como a reação do governo é lenta, empresas privadas procuram a justiça.

Greve mantida
Já saiu o resultado de 11 assembléias estaduais sobre a greve dos professores universitários. Em todas elas a decisão tomada é de continuar com a greve. Governo apela para a operação quebra galho.

Confirmado mais um investimento pra Caruaru
A Coca-cola Guararapes confirma que vai ampliar centro de distribuição de bebidas em Caruaru. As obras estão programadas pra começar em quatro meses. O investimento é de 8 milhões e meio.

O castigo do futebol de São Paulo
Só o Corintians está respirando bem. Vem tudo dando errado para a maioria dos paulistas. O São Paulo está emperrado; O Santos, de Muricy, chegou a zona de rebaixamento; o Palmeiras perdeu ontem dentro de casa para o Bahia.

A cirurgia de Roberto Jefferson
O detonador do mensalão tem um dia delicado hoje. Roberto Jefferson está internado para ser opertado daqui a pouco de um tumor no pâncreas. Os médicos deixam em dúvida sobre a agressividade do tumor: não desmentem nem confirmam se é malígno. Quando é chamado pra falar da cirurgia o ex-deputado diz apenas uma coisa: “Estou com medo”.

Humberto Costa disposto
Chamado ontem para falar sobre os viadutos programados pelo governo estadual para o Recife, o candidato Humberto Costa foi incisivo: se for eleito, embarga a obra. “No Recife quem manda é o prefeito”.

Foto: Reprodução/Internet

Governo Federal promete luz mais barata
Sai a determinação de reduzir a fantástica carga de impostos pra reduzir o preço.

Sexo dispensado
Sai um levantamento mundial dizendo que a fertilização in vitro já gerou 5 milhões de crianças.

Reclamação
Nada supera os planos de saúde. A interferencia do governo não mudou nada. Para o consumidor está tudo cada vez pior.

A polêmica do frango
O tratatamento de ‘frango’ como pejorativo sexual também vale nos Estados Unidos. A comunidade gay americana está divulgando: “Ajude-nos a lutar pelos valores familiares tradicionais e coma frango”.

Banco Central autoriza Dólar nos caixas eletrõnicos
O usuário vai poder tirar até 3 mil dólares. A medida foi anunciada pelo Conselho Monetário para facilitar as operações na Copa.

Governo pressiona montadoras
Por conta das demissões que estão crescendo nas montadoras de automóveis, o governo já mandou o recado: vai voltar a cobrar o IPI total na venda de carros novos.

Policiais Civis radicalizam e reduzem funionamento das delegacias de plantão
Em assembleia realizada na noite de ontem, a categoria decidiu deixar apenas três delegacias de plantão. Só estão funcionando as delegacias da Várzea, a de Prazeres e de Olinda. As equipes vão se dedicar apenas aos flagrantes de qualquer natureza. Os boletins de ocorrência não estão sendo registrados e a alternativa é a delegacia interativa na internet. Segundo os grevistas, a decisão foi tomada porque o governo se nega a negociar e tem ameaçado corta o ponto dos policiais que aderiram a greve. Isso significa ainda que as diligências, depoimentos e interrogatórios ficam suspensos até o fim do protesto. O Sinpol informa que vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça que considera a greve ilegal pois o mérito ainda não foi julgado. O Governo do Estado diz que a categoria firmou um acordo com reajustes estabelecidos até 2014. Os dias parados serão descontados e o salário dos grevistas será liberado somente na semana que vem.

Mais um protesto que atinge todo o país
Amanhã começa um protesto dos lotéricos, então, quem tem o hábito de pagar contas e boletos bancários nas casas lotéricas deve ficar atento. Neste sábado e no próximo serão efetuadas apenas apostas das loterias da Caixa Econômica Federal. Neste tempo, os clientes ficam sem outro serviço: o de abertura de contas correntes e poupança. Os lotéricos reivindicam do banco a atualização técnica do sistema já que há problemas constantes, sobretudo no início do mês quando há maior demanda. A categoria também cobra o realinhamento das tarifas dos 21 serviços efetuados, dos quais 16 resultam em prejuízo para os empresários. O protesto terá a adesão das 341 casas lotéricas em funcionamento em Pernambuco.

Impasse salarial deixa clima tenso entre os trabalhadores da refinaria Abreu e Lima no Complexo Industrial de Suape
Funcionários da refinariam se reúnem agora pela manhã para discutir uma paralisação para reivindicar reajuste salarial e melhores condições de trabalho. A reunião vai contar com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem. Trabalhadores informam que três reuniões foram realizadas nos últimos 15 dias, mas eles não aceitam o valor oferecido do reajuste: 7%. Eles alegam que ano passado o reajuste foi de 10% e querem aumento entre 12 e 15%. A classe também contesta a superlotação dos refeitórios e a hora extra trabalhada todas as sextas-feira.

Expedição para capturar tubarões no mar de Boa Viagem e Piedade entra no segundo dia
A iniciativa tem como objetivo reduzir o número de ataques na orla pernambucana. O projeto que busca resolver o problema pela origem surgiu há cerca de três anos de um grupo multidisciplinar, formado por médicos, surfistas, músicos, profissionais liberais e engenheiros de pesca. Um barco de porte médio está lançando desde ontem mil 250 iscas de tilápias vivas. Agora pela manhã, o trabalho será recolher as iscas e verificar quantos tubarões foram capturados. Na primeira missão, 4 espécies acabaram sendo encontradas na faixa que compreende as praias do Pina ao Paiva, no Cabo. O engenheiro de pesca Mauro de Almeida cobra ações do poder público.

Os resultados de ontem pela série A
Flamengo e Portuguesa ficaram no zero a zero no Engenhão. O Palmeiras perdeu de 2 a 0 para o Bahia jogando em casa. O time baiano deixou a zona de rebaixamento. Já o Atlético Mineiro venceu o Santos por 2 a 0 e voltou a liderança. O time santista entrou na zona de rebaixamento.

Dênis Marques é dúvida para o jogo de domingo
O atacante do Santa Cruz não treinou ontem por sentir um desconforto na coxa esquerda e por apresentar quadro viral. Ele viajou com a equipe mas não sabe se enfrenta o Cuiabá, no Mato Grosso.

Mancini descarta volta de Hamilton para o Sport
O técnico rubro-negro garantiu que a solução para o meio de campo do time não será resolvido com a volta do volante. Domingo, o Sport encara o Atlético Goianiense.

Náutico anúncia dispensa de dois jogadores
O zagueiro Márcio Rosário e o volante Glaydson deixaram o clube. Segundo a diretoria, Márcio pediu pra sair alegando problemas pessoais. Quem também pode deixar a equipe é o goleiro Felipe.

Foto: Reprodução/JC Imagem

Olimpíadas de Londres começa oficialmente hoje
A abertura que marca o início dos jogos está marcada para às 5 da tarde, horário de Recife. Da abertura até o fim, são 17 dias de competição.

Brasil vence Egito no sufoco pela primeira partida das Olimpíadas
A seleção masculina de futebol estava vencendo por 3 a 0 quando deixou o Egito fazer dois gols. Neymar, Rafael e Leandro Damião marcaram pelo Brasil.

Governo Federal tem alternativa para baratear em até 10% o valor da conta de energia elétrica
Estudios da Rádio Jornal Brasília, Romoaldo de Souza.

Debate
Hoje, Ciência, no debate das 11 horas.