As Manchetes da Primeira Página: 10/10/2012

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 10/10/2012 às 7:39

AS MANCHETES DA PRIMEIRA PÁGINA - Ao ar no Super Manhã, na Rádio Jornal AM 780. Texto e apresentação de Geraldo Freire.

O pique do Mensalão
O julgamento teve ontem o seu momento mais esperado. Mesmo restando ainda dois ministros pra votar as condenações de Dirceu, Genuino, Delúbio e Marcos Valério já estão confirmadas. O julgamento chegou ao seu principal momento do jeito que começou: apenas dois ministros jogaram suas biografias a favor dos apadrinhados pelo presidente Lula. Lewandowisky, que como revisor do processo fez o impossível em defesa dos réus, já havia queimado a língua. Ontem foi o dia do outro parceiro dos mensaleiros, ministro Dias Tóffoli.

A partir daí a ladainha do julgamento se repetiu: todos os que votaram foram contra
Marco Aurélio Melo, Gilmar Mendes e Carmen Lúcia.

Foto: Reprodução/Internet

A reação dos condenados
Genuíno se refere ao julgamento do Supremo como uma nova forma de tortura. Dirceu faz um elenco dos que trabalharam pela condenação e joga a todos no saco dos conservadores e reacionários do país. Pra ele o Supremo se aliou a essas forças e a imprensa para praticar uma grande injustiça. Termina o relato dizendo que vai continuar se defendendo.

Novo horário de propaganda eleitoral
Na segunda feira a propaganda recomeça nos municípios que ficaram com eleição pra segundo turno. São 20 minutos para cada candidato todos os dias: 10 a tarde e 10 a noite.

Eleição americana
Romney agora é favorito. A vantagem de Obama foi anulada. Romney tomou a dianteira na maioria das pesquisas.

Ministro Mercadante peita os reitores
Ele foi procurado para dar um tempo na implantação da entrada dos 50% oriundos das escolas públicas, mas disse que não pode atender: é isso que a lei determina e os reitores vão ter que se virar.

Revolução na Câmara de Jaboatão
A representação pulou de 21 pra 27, mas dos 21 que tentaram renovar os mandatos apenas 10 se reelegeram.

Prefeitura rica
João da Costa, que vinha dizendo que deixaria 3 bilhões de reais a disposição do novo prefeito, refez as contas e encontrou mais um bilhão. Agora diz de boca cheia que está deixando a Prefeitura do Recife com 4 bilhões de reais.

PT no poder
Eduardo Campos disse aqui na Rádio Jornal que o espaço do PT no Governo do Estado vai continuar ocupado pelo PT. Izaltino Nascimento, continuará sendo o Secretário dos Transportes do mesmo jeito que serão mantidos os petistas que estão na Secretária de Saúde e em outros setores do estado. No discurso nacional, Eduardo pela primeira vez fez referência elogiosa a Fernando Henrique e disse que é impossível não reconhecer o que o FHC fez para acabar com a inflação. Numa referência direta ainda a Fernando Henrique, Eduardo também disse que o sistema financeiro foi salvo pelo proer: criado no seu governo e livrando o Brasil de se meter na crise financeira que ainda atormenta grande parte do mundo.

Os trancos e barrancos da CPI de Cachoeira
Ontem teve outra reunião super esvaziada. Quando falaram em parar com a CPI, o senador do PSOL Randofe Rodrigues esperneou.

Brinquedos irregulares fora do comércio do centro do Recife
A operação conjunta do Ipem e da Receite Federal tem como objetivo reduzir o número de acidentes provocados por produtos sem a devida qualidade. Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas foram as lojas em busca do selo de certificação do Inmetro. Já as equipes da Receita Federal inspecionaram a origem dos brinquedos, as notas fiscais e outros documentos. 615 itens, a maioria bonecas e carrinhos, foram apreendidos em quatro estabelecimentos comerciais. 110 caixas de produtos contrabandeados também foram recolhidos pela operação conjunta. A Receita calcula que são 80 mil reais em brinquedos colocados à venda sem o recolhimento de impostos. Os brinquedos sem certificação do Inmetro serão testados e, caso sejam reprovados, o destino final é a incineração. Eliene Rodrigues Soares, chefe da divisão de Repressão ao Contrabando, fala para onde vai o material recolhido.

Moradores de São Lourenço sem água a partir de hoje
Obra da Compesa deixa 150 mil pessoas sem água por 24 horas.

Violência
Motoqueiro baleado no Pina.

Boneco Tatu Bola esfaqueado
O mascote da Copa de 2014 foi esfaqueado por um grupo de jovens em Brasília. A polícia não encontrou os responsáveis pela destruição do boneco. Semana passada um boneco semelhante foi atacado por manifestantes em Porto Alegre.

Sandro comandará Santa Cruz em duas partidas
O auxiliar técnico de Zé Teodoro vai ficar a beira do gramado no jogo contra o Fortaleza, já que Teodoro foi suspenso pelo STJD. Ontem, o time titular teve o meia Luciano Henrique e o atacante Flávio Caça-Rato, mas a escalação não está confirmada.

Sport vai para o tudo ou nada na reta final
O time deve entrar em campo amanhã para encarar o Grêmio com três atacantes. O trio ofensivo será formado por Felipe Azevedo, Gilsinho e Gilberto.

Sub 20 do Náutico empata na estreia
Mesmo saindo na frente no placar, o Náutico não segurou o Fluminense e empatou por 1 a 1 ontem a noite, no Estádio Carneirão em Vitória. O resultado deixou o Fluminense com a vantagem no jogo da volta. O sub-20 do Sport estreia hoje, em Caruaru, às 4 e meia da tarde, contra o Botafogo.

Náutico e a chance de vencer fora de casa
O time alvirrubro enfrenta a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, às 19h30. A única dúvida de Alexandre Gallo é quem vai formar dupla de ataque com Araújo: Reis ou Rogério. O adversário não vence há seis jogos.

Pernambucano da Série A 2
Última rodada da segunda divisão do Campeoanto Pernambucano acontece hoje.

Por quatro votos a dois, ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, é condenado por corrupção ativa no julgamento do mensalão
Estúdios da Rádio Jornal Brasília, Romoaldo de Souza.

Debate
Hoje, O balanço da eleição, no debate das 11 horas.