As Manchetes da Primeira Página: 02/11/2012

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/11/2012 às 8:10

AS MANCHETES DA PRIMEIRA PÁGINA - Ao ar no Super Manhã, na Rádio Jornal AM 780. Texto e apresentação de Aroldo Costa

O dia da saudade
O Brasil lembra com de quem já se foi no feriado do dia 2 de novembro. Hoje, Dia de Finados, milhares de pessoas devem prestar homenagens aos mortos e aproveitar um dos últimos feriadões do ano.

O movimento deve ser grande nos cemitérios
No Recife, o maior do estado está pronto e reformado para receber cerca de 20 mil pessoas durante todo o dia. Em Olinda, tem programação especial nos conhecidos “campos santos” em Guadalupe, no bairro de Águas Compridas. O feriado de Finados também deve movimentar o Terminal Integrado de Passageiros. A expectativa é que mais de 4 mil pessoas circulem no local neste feriadão, um aumento de 30%. O feriado fecha grande parte do movimento da cidade, mas mantém a expectativa de venda nos shoppings.

Hoje também é dia de muita fé para os devotos do Frei Damião de Bozanno
Já teve missa logo cedo no Convento de São Félix, e ainda tem às onze da manhã e às cinco da tarde.

As visões sobre a morte
A interpretação das religiões sobre o significado da morte, amanhã às 11 horas.

Amanhã é o dia da verdade para os cerca de 6 milhões de feras que vão se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio
O Enem começa amanhã, ao meio-dia, horário do Recife, e vai até às cinco da tarde. No domingo, as provas também começam ao meio-dia e terminam mais tarde, às 6 horas, por causa da redação.

Segurança reforçada
Com medo de um novo problema, como aconteceu nos últimos anos, a segurança do Enem está reforçada. É o que explica o coronel Josué Limeira, responsável pelas provas do Enem em Pernambuco. E para ajudar o fera que não quer perder a hora nem o local de prova, já tem reforço de ônibus preparado para atender a grande demanda de candidatos. O Grande Recife Consórcio de Transportes vai reforçar 47 linhas de ônibus, colocando 109 veículos a mais nas ruas. A CTTU vai colocar 80 agentes para tentar ajudar no corre-corre do trânsito. Só em Pernambuco, mais de 280 mil candidatos devem fazer as provas.

Mais um banco assaltado na Região Metropolitana do Recife
Desta vez foi em Abreu e Lima. Mesmo com porta detectora de metais, a unidade do Banco do Brasil foi invadida por cinco homens fortemente armados, que levaram dinheiro dos caixas, dois revolveres e dois coletes a prova de bala. O diretor do Sindicato dos Bancários, João Rufino, conta que é complicado trabalhar com a ameaça constante de assaltos.

De olho no apagão
Menos de uma semana depois do apagão que deixou o Nordeste inteiro no escuro, uma nova falha, agora da Celpe, atingiu 10 municípios do Sertão de Pernambuco. O apagão afetou Arcoverde, Pedra, Venturosa, Poção, Alagoinha, Buíque, Tupanatinga, Ibimirim, Inajá e Pesqueira. De acordo com o chefe de operações da Celpe, Amaury Pereira, não foi uma falha em um equipamento que ocasionou o problema.

O apagão brasileiro
Para evitar que novos erros e novos blackouts aconteçam, o governo federal anuncia o reforço da fiscalização.

O poder de Sandy
O furacão que causou pânico nos Estados Unidos chamou a atenção do mundo inteiro e prejudicou até a Organziação das Nações Unidas. Todos sofreram com o desastre natural. O prédio da ONU, que tem sede oficial em Nova York foi atingido pela supertempestade.

O Caso do empresário
A família de Sérgio Falcão quer a ajuda do governador Eduardo Campos. As irmãs de Sérgio encaminharam uma carta ao governador onde dizem ter certeza que o irmão não se suicidou.

Elas pedem que a Polícia Federal dê entrada no caso.
Com a defesa da mãe.
Começa na segunda-feira o julgamento do caso do coronel Ubiratan, o chefe do Massacre do Carandiru que teria sido assinado pela própria namorada. A acusada, Carla Cepollina, terá como advogada de defesa a própria mãe, a advogada Liviana Prinzivallli. Liviana diz que não foi a filha que matou Ubiratan.

O julgamento do ano
O homem-bomba do mensalão quer falar. O publicitário Marcos Valério, já condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 40 anos de prisão, quer poder contribuir com a delação premiada. As novas acusações do publicitário tentam respingar no ex-presidente Lula.

Agora é a vez da internet
Depois da pressão que o governo fez sobre as teles, responsáveis pela telefonia, a bronca está sobrando agora para as empresas de banda larga.

Pegou fogo
Incêndio causa destruição no Departamento de Estradas de Rodagens de Olinda.

A luta contra a AIDS
O Ministério da Saúde vai oferecer um novo e mais eficaz tratamento contra o vírus HIV.

Violência
Adolescente baleado após esfaquear jovem em Afogados.

Direção ilegal
O atacante Leandro, do Grêmio, foi condenado por dirigir com uma Carteira de Habilitação falsa. O atleta foi flagrado com o documento em abril, durante uma blitz em Porto Alegre. Ele pegou dois anos de prisão, mas a pena foi revertida por prestação de serviço comunitário.


Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

O adeus de Zé Teodoro
Apesar de ter conquistado por duas vezes o Campeonato Pernambucano e o acesso da Série D para Série C, o técnico não conseguiu ficar no cargo. Zé Teodoro se desgastou com a má campanha na Série C e a eliminação antecipada na competição. O treinador disse que queria ficar, mas o clima não era bom depois da derrota do domingo.

Clima ruim no Arruda
O assistente técnico Sandro Barbosa, não gostou das declarações de Joaquim Barbosa, agora oposição da atual diretoria.

Martinez fora do treino do Náutico
Ele vai ser reavaliado hoje para saber se pode enfrentar o Internacional no domingo à noite nos Aflitos.

Tobi recuperado
O jogador está escalado pelo técnico Sérgio Guedes para jogo diante do Vasco domingo no Rio de Janeiro.

Onda de violência em São Paulo leva presidente Dilma Rousseff a propor parceria emergencial com o governo estadual do PSDB
Estúdios da Rádio Jornal Brasília, Romoaldo de Souza.


Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Debate
Hoje, A saudade de Waldick Soriano, no debate das 11 horas.