As Manchetes da Primeira Página – 13/12/12

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 13/12/2012 às 8:30


Foto: Divulgação / Internet

Primeira Página na Casa de Luiz Gonzaga, Exu Pernambuco, pegado com o Ceará
Estamos a 70 quilômetros do Juazeiro do Padre Cícero e a 630 quilômetros do Recife. Exu tem uma população de 36 mil habitantes. O prefeito que vai assumir no próximo dia primeiro ganhou a eleição por apenas um voto a mais do que o adversário. Só pra lembrar: o prefeito eleito Leo Saraiva,do PTB, teve 10 mil e 23 votos. O candidato derrotado, Lailson Bento, do PSB, teve 10 mil e 22 votos. Para as festas dos 100 anos do Rei do Baião espera-se que por aqui passem 70 mil pessoas, duas vezes mais do que a população oficial do município. Hoje é feriado em homenagem ao aniversário de nascimento de Luis Gonzaga. Ele morreu em 2 de agosto de 89. Também é feriado aqui no dia 2 agosto, pela despedida de Gonzaga. Ontem a noite já foi de festa em Exu.

Mas o verdadeiro tirinete começa hoje
Os shows mais importantes programados pelo Governo do Estado continuam no palco Gonzagão, improvisado na praça que fica a 500 metros do Parque Asa Branca, onde existem 3 palcos fixos e permanentes.

Mais uma novidade nas festas deste ano
Desconcentrando os eventos do Parque Asa Branca, a Fundação de Cultura incluiu o Araripe, povoado onde nasceu Gonzaga, a 6 quilômetros da cidade de Exu. Assembléia manda 12 deputados para mais uma homenagem ao Rei do Baião. Um grande destaque no Parque Asa Branca vai ser a estátua de Bronze, feita com requinte pelo escultor olindense Jota Maciel. Ele foi escalado dela Assembléia legislativa para fazer a grande obra.

Gonzagão no Recife
Programação diversificada no Recife marca comemoração oficial do centenário de nascimento do rei do baião.

O ministro da transposição vem pra cá
A obra em ritmo de tartaruga. Um ano depois de ter passado por aqui prometendo acelerar o que já estava muito lento naquele tempo, volta Fernando Bezerra Coelho, Ministro da Integração Nacional.

Sarney é presidente
Prendam as galinhas, durante 3 dias, a partir de hoje José Sarney vai mexer nas gavetas de Dilma. Estão fora do pais Dilma, Têmer e Marco Maia, presidente da Câmara. Ficou pra Sarney, presidente do Senado, o comando do país.

Mega Sena acumulada
Novamente. Ninguém acertou ontem e o prêmio vai pra 33 milhões no próximo sábado.

Câmara dos Deputados aprova medida do setor elétrico
O texto base foi aprovado ontem e trata da renovação das concessões do setor elétrico e da redução no preço da conta de luz.


Foto: Reprodução / Internet

Revelações de Marcos Valério provocam guerra entre governo e oposição
Após o publicitário ter colocado Lula no meio do escândalo do mensalão, o governo não só quer proteger o ex-presidente como atacar o outro. Através de um pedido de Collor, o ex-presidente Fernando Henrique foi convidado para prestar esclarecimentos sobre a Lista de Furnas, que teria sido foco de irregularidades da campanha presidencial de 2002. Além de Fernando Henrique, o procurador geral da república, Roberto Gurgel, outro desafeto do PT, também foi convocado para depor. O líder do PT na Câmara, Gilmar Tatto, defende investigar antes de Lula. Já para o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, o governo faz o absurdo de olhar para o passado para esconder os escândalos atuais.

Blindagem total
No Palácio do Planalto a ordem é defender Lula de todas as acusações, que não param de surgir. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, desqualifica o já condenado Marcos Valério. O chefe da presidência, Gilberto Carvalho, diz que Lula não está com medo de nada, mas revoltado com Marcos Valério.

E por falar no Planalto
A presidente Dilma já prepara uma reforma ministerial com a chegada do terceiro ano do governo.

Julgamento do mensalão ainda não acabou
A votação para decidir se o Supremo pode cassar os mandatos dos mensaleiros precisou ser adiada mais uma vez. O motivo agora foi a forte gripe do Ministro Celso de Melo.

Hugo Chavez está mal
O vice-presidente da Venezeuela, Nicolas Maduro, pediu que a população tenha calma no pós-cirurgico do presidente. A cirurgia foi muito delicada e Chavez deve ter um pós-operatório complicado.

Mandela está melhor
O ex-presidente da África do Sul, de 94 anos, está melhor, mas continua internado. Ele está no hospital desde sábado, foi exames de rotina e ainda não recebeu alta.

Lei Seca fecha o cerco
O Senado deu passo para deixar a lei ainda mais rígida.

Caso Jennifer Kloker
Delma Freire confessa morte da alemã. Sogra admitiu ontem que articulou o assassinato de Jennifer em conjunto com Ferdinando e o filho Pablo.

Professora é assassinada ao chegar em casa
Lilian Araújo do Amaral Ferreira foi assassinada dentro do carro quando chegava em casa, em Palmares. A filha da vítima, de idade não revelada, escapou dos disparos sem qualquer ferimento. A polícia apurou que a mulher residia há cerca de seis meses vinda da cidade de Catende. O corpo da professora está no Instituto de Medicina Legal, no Recife.

Polícia desarticula quadrilha que roubava sulanqueiros
A gangue era conhecida por agir com muita violência sempre no trecho entre a feira da sulanca de Caruaru ao estado da Paraíba. Foram presos: José Antônio da Costa Pereira, Genival Onório da Costa, Eronildo Onório dos Santos e Valdevaldo José da Silva. Já Yane Nery Monteiro foi autuada por receptação e por ter em casa uma arma sem porte. Os cinco detidos já seguiram para unidades prisionais de Campina Grande. O inspetor Lucas Lucena, da PRF Paraibana, conta que o grupo levava o terror aos sulanqueiros de Caruaru.

Violência
Dois jovens baleados num tiroteio no Campo da Vila.

Dunga confirmado no Inter em 2013
A diretoria do Internacional confirmou a contratação do ex-técnico da seleção para a próxima temporada.

Messi faz mais dois gols e amplia recorde
O argentino marcou dois gols ontem na vitória do Barcelona sobre o Córdoba, pela Copa Rei, e chegou aos 88 gols no ano.

Milan rejeita oferta do Santos
Segundo a imprensa italiana, o Santos teria oferecido 13 milhões e meio de reais para repatriar o atacante Robinho, mas o Milan não aceita liberar o brasileiro por menos de 27 milhões.

Corinthians vence e vai à final do Mundial
O time brasileiro eliminou o campeão africano, Al Ahly, por 1 a 0 e aguarda o vencedor de Chelsea e Monterrey. A partida que define o outro finalista do Mundial começou às 7 e meia, horário do Recife. A final do Mundial de Clubes acontece neste domingo. O técnico Tite, do Corinthians, fala da possibilidade real do título.

São Paulo é campeão da Sul-Americana em jogo polêmico
O São Paulo marcou logo 2 a 0 no primeiro tempo contra o Tigre, da Argentina. No intervalo, os argentinos acusaram PM de ameaças com armas de fogo no vestiário e se recusaram a voltar para o gramado. Depois de mais de 30 minutos esperando, a arbitragem decretou o jogo como encerrado, dando o título ao São Paulo. Os gols foram marcados por Lucas, que fez o último jogo com a camisa tricolor, e Osvaldo.

Náutico e as dificuldades de renovação
O vice presidente do clube, Toninho Monteiro, afirmou que mais do que a valorização dos atletas, o período de férias é o maior empecilho para a renovação de contratos. O Náutico ainda não anunciou nenhuma renovação.

Mais um jogador deixa o Sport
O zagueiro Diego Ivo é mais um que não permanece no Sport para 2013. O jogador deve acertar nos próximos dias a transferência para o Braga, de Portugual. Semana passada, oito jogadores não tiveram o contrato renovado com o Sport.

Clima tenso no Arruda
Salários atrasados e polêmicas vem à tona na primeira semana de trabalho do técnico Marcelo Martelotte. Hoje, Sandro Barbosa terá conversa com o presidente Antônio Luiz Neto para definir a situação no clube.

Congresso nacional aprovou a urgência para votar projeto que derruba o veto de Dilma Rousseff a lei dos royalties do Petróleo.

Debate
Hoje, O centenário de Luiz Gonzaga, no debate das 11 horas.