As Manchetes da Primeira Página – 08/01/13

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 08/01/2013 às 8:56

Prefeituras sem dinheiro para pagar o novo salário mínimo aos servidores exageram nos aumentos para prefeitos, secretários e vereadores
No município de Moreno, um exemplo de quem não tem dinheiro para pagar os “de baixo”, o prefeito Dilsinho avalia com a Câmara de Vereadores um reajuste de 80% para os “de cima”. A crise dos municípios, pode ser mais acentuada no Nordeste, mas está cada vez mais destacada como um problema nacional, falou Paulo Zilcosque, presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

Dilma ainda não voltou a trabalhar
A presidente está gostando do repouso na Bahia, onde curte férias desde o dia 28 de dezembro.

Receita Federal aperta a Natura
E haja aperto. A Receita cobra uma dívida de 627 milhões e 800 mil relativa a impostos não recolhidos em 2008.

O vai e vem de Rosimary
Chamada internamente pela própria Polícia Federal de namorada de Lula, ela está proibida de se ausentar do país e obrigada a marcar presença no Forum Judicial. A mesma pena de Rosimary é imposta também a amigos dela participantes do esquema.

Muita chuva em Belo Horizonte
Choveu demais ontem. Muros cairam e carros foram arrastados pelas águas.

Mais chuva
Também foram registradas em alguns municípios paraibanos castigados pela seca.

Urgente
Bandidos explodem caixa de banco em Caruaru.

Polícias Civil e Federal vão investigar arrombamento de banco em Macaparana
As autoridades em segurança pública passaram o dia de ontem em busca de impressões digitais e outras pistas sobre o arrombamento ao Banco do Brasil da cidade. A quantia roubada não foi divulgada nem a quantidade de assaltantes envolvidos. O cofre estava com o dinheiro a ser utilizado no pagamento dos servidores da prefeitura de Macaparana. Os criminosos desativaram o sistema de monitoramento de câmeras do prédio que fica um ponto estratégico do centro. A expectativa é de que o banco volte a funcionar normalmente hoje. Paulo da Silva, morador de Macaparana, diz que ninguém da delegacia percebeu a movimentação estranha.

Oposição reclama de maquiagem nas contas do governo
O deputado pernambucano, Bruno Araújo, fala de um sinal amarelo que está sendo escondido pelo governo.

Uma opinião técnica somada a opinião política
O presidente da Associação Nacional dos Executivos, Andrew Storces, também estranhou a forma usada pelo governo para fechar as contas. O governo reage. Para Nelson Barbosa, Interino da Fazenda, estão querendo fazer tempestade em copo d’água.


Foto: Reprodução / Internet

Desconto prometido por Dilma na conta de luz deve cair
A falta de água para gerar mais energia está se somando a outras dificuldades para não deixar Dilma cumprir a promessa que fez por diversas vezes. Amanhã haverá uma reunião em Brasília para discutir a crise nacional de energia, havendo até a possibilidade de adotar um racionamento.

Cade Chaves?
O presidente da Venezuela permanece internado em Cuba. A cada dia que passa aumenta o mistério por falta de divulgação do seu verdadeiro estado de saúde. A imprensa se vale de figuras importantes que visitam Hugo Chaves.

Boletins do Santa Joana continuam informando que é grave e estável a situação do cantor/sanfoneiro Dominguinhos.

Aposentados na bimba do boi
Reajuste oferecido pelo governo desagrada novamente. Vai ser divulgado oficialmente antes do dia 15. Vai ser de 5,6%. E tome reação. Fala Nelson Osório, diretor da Confederação Brasileira dos Aposentados.


Foto: Divulgação

Prefeito diz não a ambição exagerada do projeto Novo Recife
Geraldo Julio descarta qualquer possibilidade de ceder a beira da maré ao projeto. Diz até que quer mais largura para o trecho atual entre o Cabanga e o Viaduto das Cinco Pontas.

País asiático que tem o pênis como divino prepara mais uma grande festa de louvação
O país é o Butão, uma nação de 800 mil habitantes, onde desenhos e estátuas de pênis são expostos em todos os recintos. Mesmo sendo adorado e louvado todos os dias, o ôba-ôba é maior no mês de fevereiro, quando o objéto é festejado como num Carnaval ou Natal de homenagem ao pênis. Para os habitantes do Butão o pênis é divino, sagrado, faz milagre e espanta os demônios.

PT critica o PT
Desta vez surge Olívio Dutra, Ex-ministro de Lula, que vem para o confronto com José Genuíno. Ontem os dois participaram de um debate público, transmitido pelo rádio, quando Olívio pediu em nome da honra do partido a renúncia de Genuíno ao cargo de deputado federal que assumiu na semana passada.

Ministério Público vai analisar validade do reajuste nas tarifas de ônibus
O dossiê foi entregue pelo comitê contra o aumento das passagens formado por dezenas de instituições. Esse foi o ultimo ato realizado ontem e que teve a maciça presença de estudantes. O reajuste no transporte coletivo entrou em vigor no último domingo para cerca de dois milhões de usuários. O dossiê elaborado pelo comitê contra o aumento das passagens é formado por três pontos básicos. Reavaliação do reajuste a partir da auditoria nas 18 empresas que operam o transporte público, melhorias na qualidade do serviço oferecido e acréscimo de um representante da sociedade civil ao Conselho Metropolitano. Cinco integrantes do Comitê contra o aumento da passagem foram recebidos pela Subprocuradora Geral de Justiça. Todo o material será analisado pelo promotor Humberto Graça, mas por enquanto não há uma data para a resposta as reivindicações. Janaina Lima, uma das integrantes da comissão, argumenta contra o aumento das tarifas.

Mutirão analisa processos internos da Funase do Cabo
O mutirão judicial na unidade começa hoje pela manhã com a participação de 30 advogados. A iniciativa tem como objetivo agilizar a aplicação das medidas sócio educativas e da reinserção a sociedade. De acordo com a Funase, todas as 18 unidades serão contempladas com a análise dos processos. O Centro de Atendimento Sócio Educativo foi palco no ano passado de vários registros de violência. O secretário Estadual da Criança e da Juventude, Pedro Eurico, fala quais as ações do mutirão jurídico.

Vestibular da UFPE
Covest orienta candidatos do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco a imprimir o Comunicado de Confirmação de Inscrição.

Cantores de Carnaval tomam decisão extrema por falta de pagamento da prefeitura do Recife e do governo do Estado
O cantor China, apresentador da MTV e vocalista da banda Del Rey, disse que não fará shows por causa do atraso no pagamento de cachês em eventos. Também o grupo Nação Zumbi comunicou pelo Twitter que não participará do Carnaval de Pernambuco pelo mesmo motivo: falta de pagamento.

Homem assassinado com 11 tiros
O crime foi praticado ontem a noite na comunidade de Salinas, em Porto de Galinhas. A polícia encontrou com a vítima uma arma, que não teve projetil deflagrado, e documentos rasurados no nome de Joseildo Ferreira dos Santos, de 27 anos. Populares contaram que o homem circulava pela comunidade, mas não tinha residência lá. O corpo dele segue no IML.

Violência
Deficiente mental espancado em Socorro após agredir duas mulheres.

O melhor do mundo pela quarta vez consecutiva
O craque argentino do Barcelona, Lionel Messi, foi eleito na premiação da Fifa com 41% dos votos. Nunca um jogador ficou tanto tempo no topo do futebol. O português Cristiano Ronaldo teve 23% dos votos e o espanhol Iniesta 10,9%.

Último ano de Rivaldo
Aos 40 anos, o meia-atacante deve oficializar a despedida dos gramados. Está prestes a acertar com o São Caetano.

Riquelme na mira do Fluminense
A diretoria do clube carioca e o jogador argentino seguem negociando.

Botafogo anuncia contratação de Bolívar
O zagueiro, que jogou a última temporada pelo Internacional, realizou exames médicos e deve assinar hoje com o clube.

Contrato com prazo de validade
Berlusconi, presidente do Milan, garantiu que Alexandre Pato, recém contratado pelo Corinthians, volta ao clube em 2014.

Kieza quer ampliar contrato com o Náutico
O atacante tem contrato até junho de 2013 e disse querer renovar o quanto antes, mas transferiu a responsabilidade de negociação para a diretoria. O elenco alvirrubro volta a treinar agora pela manhã no CT da Guabiraba.

Rodriguinho foi apresentado oficialmente
O volante foi a contratação mais polêmica do Sport por conta da alta rejeição da torcida. Rodriguinho diz ter amadurecido desde que saiu do clube por indisciplina em 2006.

Marcos Pimentel pediu para deixar o Santa
O lateral-direito decidiu não permanecer no clube na temporada 2013. Agora, a diretoria do Santa Cruz corre atrás de um lateral, dois meias e dois atacantes. E a equipe do Santa já está em Sairé.

Debate
Hoje, A inflação da seca, no debate das 11 horas.