As Manchetes da Primeira Página – 18/03/13

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/03/2013 às 8:02

Textos antigos contestam versão dada pela Bíblia sobre a Paixão e Morte de Cristo
Um recém decifrado texto cristão egípcio de cerca de 1.200 anos traz uma versão inédita da crucificação de Jesus Cristo e de seus últimos dias. Entre as teses encontradas no documento está a de que a última ceia de Jesus foi com Pôncio Pilatos. Escrito em língua copta, o texto diz que o romano Pôncio Pilatos, que ordenou a crucificação, jantou com Jesus e ofereceu sacrificar o seu próprio filho para que Jesus não fosse crucificado. O texto também diz que Jesus foi preso na noite de terça-feira, e não na quinta-feira, o que representaria uma mudança no calendário pascal. Com estas mudanças, a última ceia de Jesus teria sido com o juiz romano, e não com os apóstolos, como conta a Bíblia. É bom lembrar que estes textos carecem de maior observação histórica e arqueológica e por enquanto, vale o que está na Bíblia.

Fortes chuvas atingem o Rio de Janeiro
Três mortes foram confirmadas por causa das chuvas, que causaram desabamento em diversos pontos da cidade de Petrópolis.

Mais tempo sem energia
Os brasileiros ficaram, em média, mais de 18h sem energia elétrica em 2012, ou seja, quase três horas a mais do que a Agência Nacional de Energia Elétrica estabelece como limite por ano. Além de ter ficado mais tempo no escuro, o consumidor ficou, também, mais vezes sem luz: 13,18 vezes, em média, quando o permitido seria 11,10 vezes.

O Brasil dos problemas da máquina pública
Oposição investiga compras do governo federal. Auditoria aponta que governo paga mais caro de fornecedores do que os preços praticados no mercado.

Plano de defesa do consumidor
O Governo Federal anunciou plano para fortalecer direitos do consumidor. O pacote de medidas visa fortalecer os órgãos de defesa, os Procons, e impor regras mais rígidas para a atuação das agências reguladoras de serviços. Uma das preocupações é que a maior parte dos consumidores não consegue informações ou não sabe o que compõe os contratos de serviços, como explica Fúlvio Gianella, diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Projeto inclui acessibilidade na praia de Boa Viagem
Governo e prefeitura lançam projeto que facilita banho de mar para cadeirantes.


Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Estado de saúde do colunista Alex
O jornalista José de Souza Alencar, de 86 anos, está com infecção urinária e respira com a ajuda de aparelhos. Ele está internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Santa Joana e o estado de saúde é considerado grave.

Cantor Daniel passa por cirurgia em São Paulo

Músico deu entrada no Hospital Sírio Libanês por causa de uma apendicite aguda. A cirurgia correu bem e o cantor está no quarto, em recuperação. Os compromissos de Daniel serão adiados e a previsão é de que a recuperação seja rápida. Nenhum show foi cancelado: o cantor se apresenta dia 3 de abril em São Paulo.


Foto: reprodução

Barreiras de metal mortais
Pelos depoimentos das pessoas que sobreviveram à tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, a polícia já tinha uma idéia de que as barras de ferro existentes na rota de saída dificultaram a saída do local. O laudo sobre o incêndio confirmou que elas foram decisivas para as mortes. Na rota para a saída da casa, havia pelo menos quatro barras de ferro, com pouco mais de 1 metro de altura cada. A que atrapalhou o maior número de pessoas ficava atravessada de forma transversal à saída. No desespero para sair, quando a fumaça tomava conta da boate e as luzes se apagaram, muitos freqüentadores pararam na barra.

Confusão entre torcidas organizadas

Criança de dois anos é ferida na cabeça durante briga entre torcedores.

Acidente mata criança de seis anos
O pai da criança, Eli Viana Rodrigues, de 30 anos, perdeu o controle do veículo e capotou próximo a fábrica da Gerdau, na BR 101, no Cabo. Ele ficou ferido. A criança foi atirada para fora do carro e morreu no local. O pai teve ferimentos leves pelo corpo, fraturou a perna e foi socorrido para o Hospital Dom Helder Câmara. O estado de saúde dele é estável, mas está em choque por conta da morte do filho.

Garoto morre afogado ao entrar no Rio Capibaribe
Um menino de 10 anos morreu afogado na manhã de ontem após entrar no Rio para brincar com amigos. Ele estava no trecho do curso d’água que corta o bairro da Várzea quando foi arrastado pela correnteza. O garoto que brincava com a vítima notou que o amigo tinha desaparecido e correu para avisar a família, que mora próximo ao local do acidente. Os bombeiros foram acionados para socorrer a criança, mas encontraram o corpo já sem vida próximo do local onde brincavam.

Homem é assassinado por causa de dívida de R$ 8

O pedreiro Diogo Pereria de Oliveira, de 21 anos, foi assassinado na noite do último sábado (16) e a dívida pode ter motivado o assassinato.De acordo com a Polícia Civil, o rapaz estava em casa na comunidade de Sapucaia de Dentro, em Olinda, quando recebeu dois homens de identidade não revelada. Um deles seria o vizinho de Diogo e outro era um jovem conhecido como ‘Pequeno’. Os três teriam consumido drogas e começaram a brigar por causa de um débito de R$ 8 atribuído a Diogo.
62. Durante a discussão, um dos acusados agrediu o pedreiro com mais de 10 golpes de faca. A vítima tentou escapar e chegou a sair de casa, mas acabou morrendo. A dupla acusada pelo assassinato do jovem está foragida.

Violência
Homem é baleado no bairro do Vasco da Gama no Recife.

Jogador é punido por fazer gesto nazista
O meia Giorgos Katidis, do AEK Atenas, foi banido de todas as seleções da Grécia após comemorar um gol com uma saudação nazista.

Mais uma baixa na seleção
O volante Paulinho está fora dos amistosos contra a Itália e Rússia. O jogador foi cortado ontem por Felipão por conta de uma lesão na coxa esquerda.Quinta-feira tem o clássico Brasil x Itália.

Campinense é campeão
O time paraibano venceu o Asa, de Alagoas, por 2 a 1, no estádio Amigão, em Campina Grande e garantiu título da Copa do Nordeste. Os gols da vitória foram marcados por Jéferson Maranhense e Ricardo Maranhão.

Santa sofre para empatar com o Serra Talhada
Os donos da casa abriram o placar ainda no primeiro tempo com Alex Costa. E o Santa empatou com Flávio Caça Rato, na segunda etapa. Com o empate, o Santa caiu para a terceira colocação com 13 pontos. Já o Serra é sexto, com oito.

Vágner quebra a perna
O zagueiro do Santa está fora do resto do Campeonato Pernambucano. Aos 45 minutos do segundo tempo, ele quebrou a perna em choque com o meia Kássio. Ele deve ser operado nesta segunda (18) e fica 90 dias em recuperação.

Sport vence o clássico e se reabilita
O jogo foi decidido nos últimos minutos e a vitória por 2 a 1 sobre o Náutico fez o Sport assumir a vice-liderança, com 14 pontos. Os gols foram marcados por Hugo e Felipe Azevedo. Já Rogério marcou para o time alvirrubro. O Náutico segue na liderança do campeonato, com 15 pontos. A derrota de ontem marca o jejum do clube de bater o rival na Ilha, que dura desde 2004.


Foto: Guga Matos/JC Imagem

Novo ministro da Agricultura reconhece que o agronegócio é o mais importante setor da economia brasileira

Debate
Nesta segunda-feira (18), Ética e política, no debate das 11 horas.