As Manchetes da Primeira Página – 08/04/13

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 08/04/2013 às 8:23

Pressionada por governadores da região e pela situação da seca que judia do povo nordestino, Dilma volta a falar sobre ações de combate a estiagem
A presidente utilizou o espaço no rádio para falar do que tem feito para minimizar a os problemas da seca. Para Dilma, o governo não está inerte e tem tomado medidas para ajudar a região e o pequeno agricultor e pecuarista.


Foto: ABr

A seca, a transposição e o Nordeste em debate

O ministro Fernando Bezerra Coelho aqui na Rádio Jornal, às 11 horas.

Os problemas do Sistema Único de Saúde
Hospitais filantrópicos suspendem atividades para reivindicar mais dinheiro.

Contra o governador
A mesma imprensa nacional que dá espaço a Eduardo Campos, também contesta o que é divulgado sobre o presidenciável. A Folha de São Paulo destaca na edição desta segunda. Diário Oficial de Pernambuco faz promoção pessoal de Eduardo Campos. Fazendo um levantamento das últimas edições do impresso, o jornal quer provar que as matérias exaltam o governador e assim ferem a lei que regulamenta os diários oficiais nos estados. Diz a matéria da Folha que só nas 20 edições do mês de março, foram publicadas 33 fotos de Eduardo Campos e o volume é superior ao dos governadores dos três maiores Estados do Sudeste. Foram examinados os de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais no mesmo período. Os textos do Diário Oficial de Pernambuco abordam agendas do governador dentro e fora do Estado, encontros com empresários e políticos. A Folha diz que as menções se intensificaram este ano, mas já eram freqüentes em 2012. De janeiro a março do ano passado, Eduardo Campos esteve na capa em 47 das 62 edições. Foi mencionado pelo primeiro nome, Eduardo, 229 vezes. No mesmo período deste ano foram 297.

Novas eleições
Municípios do Paraná, do Rio Grande do Norte e do Amapá realizaram novas eleições e conheceram os novos prefeitos. Pedra Branca do Amapari no Amapá, Joaquim Távora no Paraná e Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel no Rio Grande do Norte, precisaram fazer a votação novamente, pois os candidatos que obtiveram mais da metade dos votos tiveram registros negados por serem considerados inelegíveis. É bom lembrar que novas eleições gastam novamente dinheiro público em algo que já deveria ter sido resolvido no ano passado.

Contra o cigarro
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou uma portaria que disponibiliza recursos para que até 30 mil Unidades Básicas de Saúde passem a oferecer tratamento contra o vício em tabaco. O investimento do ministério para a ampliação do tratamento será de R$ 12 milhões, em 2013, e poderá alcançar até R$ 60 milhões. O ministro destacou que a atividade física tem papel fundamental em quem quer deixar de fumar.

Falta de vacina contra o HPV
As infecções pelo vírus são as causadoras de quase a totalidade dos casos de câncer de colo de útero registrados no país. O Instituto Nacional do Câncer estima 18 mil casos da doença, mas o número por ser ainda maior devido às subnotificações em alguns casos. A infecção pelo HPV pode causar outros tipos de câncer. Nos homens, a incidência é menor, mas, pelo menos, mil amputações do órgão masculino são feitas por ano no país. Atualmente é permitido o uso de duas vacinas no país: a bivalente a quadrivalente. A imunização é indicada para meninas entre 9 e 13 anos, mas não há eficácia em mulheres adultas com vida sexual ativa e que já tiveram contato com o vírus. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que as vacinas que existem não resolvem a situação.

Mais pressão em Marco Feliciano
Embalados na onda de Daniela Mercury que assumiu casamento com uma mulher, ativistas gays continuam atacando o pastor. Partido pede abertura de processo contra Marco Feliciano. O processo disciplinar contra o deputado e presidente da Comissão de Direitos Humanos é por suposta quebra de decoro parlamentar. O documento alega que o deputado, há um mês sob intensa pressão para deixar o comando da Comissão, teria utilizado o mandato em proveito próprio e gasto de recursos públicos da verba de gabinete de forma irregular. Para o deputado Ivan Valente, o presidente da Comissão de Direitos Humanos feriu o regimento. Mas nem todos os parlamentares concordam e são a favor da saída dele. Para o deputado federal Leonardo Gadelha, Feliciano só sai se quiser.

Reordenamento no mercado de Casa Amarela
A retirada dos ambulantes ocorreu ontem e agora a prefeitura reforça a fiscalização no local para impedir que os feirantes voltem. 42 ambulantes saíram de um trecho da rua Padre Lemos e foram para o pátio da feira. A operação foi executada sem o registro de incidentes, pois os feirantes foram informados da mudança com antecedência. A desobstrução da via pública repercute também no trânsito e nas 12 linhas de ônibus que circulam na localidade. Nos próximos dias, as equipes vão retirar os equipamentos fixos da rua Padre Lemos. Elias França, presidente do sindicato dos comerciantes informais, fala da importância da ação.


Foto: Michele Souza/JC Imagem

Garoto de programa confessa assassinato de ator
Carlos Henrique de Carvalho Dantas, de 26 anos, foi preso em Maceió, capital de Alagoas quando saía de uma boate. Ele é acusado de assassinar Erton Kleiton Cabral dos Santos em março do ano passado. Além de confessar o crime, ele contou o envolvimento sexual com a vítima e a dependência com as drogas. De acordo com a polícia, o computador pessoal do ator que era homossexual foi levado pelo assassino. Bruno Vital, delegado responsável pelas investigações, afirma que ficou caracterizado o latrocínio – roubo seguido de morte.

Polícia apreende cerca de 8 quilos de pasta base de cocaína
A droga estava escondida em fantasias de caboclo de lança do Maracatu Rural.

Violência
Desconhecidos ferem seis pessoas em San Martin.

Sport é campeão do basquete feminino
O time feminino venceu o Americano por 62 a 57 e conquistou o título da Liga de Basquete Feminino.

Arena Fonte Nova é oficialmente inaugurada

O jogo de abertura do novo estádio foi o clássico baiano Ba-Vi. E o Vitória estreou a nova casa do rival com uma goleada: 5 a 1. A inauguração foi marcada por show de cantores baianos, como Ivete Sangalo e Cláudia Leitte.

Restam poucas vagas na Seleção

O técnico Luiz Felipe Scolari tem poucas dúvidas para fechar o grupo que defenderá o Brasil na Copa das Confederações. A base está definida e só restam oito vagas em aberto.

Estado de saúde de Muricy Ramalho
O treinador do Santos foi internado na última sexta-feira (5) após sentir dores abdominais e o médico do Santos, Odílio Rodrigues, diz que acha difícil a presença do treinador no jogo de quarta-feira (10) pela Copa do Brasil diante do Flamengo do Piauí.

Sport vence o Belo Jardim e assume liderança
A goleada por 5 a 1 garantiu o primeiro lugar ao time rubro-negro, mas o técnico Sérgio Guedes ainda não está satisfeito com a marcação da equipe. O próximo jogo do Sport é domingo, contra o Santa Cruz.

Náutico perde e técnico é demitido
A derrota por 2 a 0 para o Ypiranga, nos Aflitos, custou o cargo de Vágner Mancini. Esse foi o segundo tropeço seguido do time dentro de casa. O Náutico volta a campo nesta quarta, pela Copa do Brasil.

Ypiranga faz festa pela classificação


Foto: Guga Matos/JC Imagem

A vitória por 2 a 0, com gols de Danúbio e Diogo, garantiu a classificação às semifinais do Pernambucano. O técnico Edson Miolo falou do bom trabalho do time de Santa Cruz do Capibaribe.

Santa Cruz fica no empate com o Porto
O time de Caruaru abriu o placar com Joélson, com gol de pênalti. Mas o Santa conseguiu empatar com gol de Flávio Caça Rato. O time tricolor agora é o vice-líder do Pernambucano.

Outros jogos da rodada
O Petrolina venceu o Serra Talhada por 2 a 0. A Fera Sertaneja está em 7º com 12 pontos, enquanto o Serra é o 11º, com oito. Salgueiro e Central ficaram no 0 a 0. O Carcará está em oitavo com 11 pontos e o Central tem apenas oito pontos, na lanterna. Pesqueira vence o Chã Grande por 2 a 0 e ocupa a 5ª colocação, com 15 pontos. E o Chã Grande é o 10º com nove.

Deputado Marco Feliciano vai repetir mais uma vez que não renuncia a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Debate
Nesta segunda-feira (8), Ministro Fernando Bezerra Coelho, no debate das 11 horas.