As Manchetes da Primeira Página – 17/04/13

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 17/04/2013 às 8:02

Senado aprova projeto que permite a jovens de baixa renda pagarem meia entrada nos eventos culturais e esportivos
Estatuto da Juventude também autoriza o pagamento de meia entrada para jovens estudantes em eventos culturais e esportivos, reservando para esse público 40% dos ingressos. O projeto ainda fixa cota de passagens de ônibus gratuitas e meia entrada em viagens interestaduais para jovens de baixa renda. E mais: cada ônibus tera que reservar duas cadeiras com valor integral grátis para jovens de 15 a 29 anos. E mais ainda: se essas duas vagas estiverem ocupadas, o ônibus terá que oferecer outras duas com desconto de 50%. Esses benefícios valerão para jovens com renda familiar até dois salários mínimos e que estejam inscritos no cadastro único. Para quem votou contra, esses direitos vão submeter os fornecedores a uma burocracia invernal, já para o senador Randolf Rodrigues, relator do projeto, a partir da aprovação definitiva, todos terão que se adecuar as novas regras.


Foto: ilustração

O governo e a inflação
Dilma não quer abrir mão de uma marca importante do governo dela, que foi reduzir as taxas de juros. Ela disse que outras formas de enfrentamento da inflação terão que ser usadas.

O debate religioso toma conta da política
Parece até que o país não tem outros problemas: religião e sexo dominam tudo, inclusive na Câmara de Vereadores do Recife. Os embates aqui estão dominados pela Frente LGBT, comandada por Osmar Ricardo e Jayme Asfora e o grupo dos evangélicos ligado a vereadora Michele Collins. É o Recife moderno cheio de problemas e os nossos vereadores metidos num debate do começo do mundo.

O presidente de Malafaia
Falando com Aldo Vilela, na CBN, o pastor aloprado encheu o governador Euardo Campos de elogios. Mesmo dizendo que os dois ainda não firmaram nenhum acordo, ele entende que Eduardo poderá fazer muito mais pelo país, do que Dilma está fazendo.

Ciro Gomes ataca novamente
Passando por São Paulo ele mostrou, mais uma vez, disposição para jogar bosta no ventilador de Eduardo Campos. Disse que vai abrir uma discussão no partido para provar que a candidatura do governador de Pernambuco a presidência é inoportuna.

Crime no Porto da Madeira
Homem assassinado a faca peixeira.

O PT em movimento
Dirceu continua aqui. José Dirceu já sacudiu o PT no Recife em Caruaru. Nesta quarta-feira (17) ele faz palestra em Olinda. Nas referências a corrida presidencial Dirceu já carimbou Eduardo Campos com um candidato que interessa a direita. Com dificuldade de circular entre muita gente, pela condenação como chefe do mensalão, José Dirceu faz os seus deslocamentos num jatinho particular.

Pesquisa
Data Folha divulga nesta quarta (17) uma pesquisa feita em São Paulo mostrando que mais de 90% da população querem diminuir a idade para punição de jovens delinquentes. O governador Geraldo Alkcmin já está com a proposta de mudança da lei em Brasília. Enquanto ele trabalha a favor, o lider do PT, Arlindo Kinália trabalha contra.

O medo da gripe
Um alerta da Organização Mundial de Saúde.

Americanos ainda perdidos na investigação
Até agora o FBI não sabe de quem partiu o atentado de Boston. Sabe somente do material que foi utilizado para fabricar as bombas colocadas em panelas de pressão. A polícia americana está comprando informação: paga U$ 50 mil por quem levar dica importante para chegar aos criminosos. Enquanto isso o medo cada vez mais toma conta dos americanos. Na terça-feira (16) o aeroporto de Nova Iorque foi fechado por causa de um boato e ao mesmo tempo o envelope com veneno foi interceptado no Congresso Norte-Americano. Obama continua dizendo que os culpados vão sentir o peso da Justiça.


Foto: reprodução

Guerra a vista
Estados Unidos ainda de olho na Coreia do Norte. As ameaças continuam.

Ricaço quer arrendar o Maracanã
Eike Batista já fez a proposta: paga R$ 15 mil por dia pelo aluguel do estádio.

A seca no Rio Grande do Norte
Para evitar que o gado morra de fome e sede, todo o rebanho será transferido para outros estados.

A seca na Bahia
96 cidades entram na escala do racionamento de água.

Marcação contra a Banda Calypso
Prefeitura baiana reage contra declaração de Joelma sobre os gays e contrata Daniela Mercury para um show que seria da Banda Calypso.

Governo do Estado vai relançar edital de licitação dos ônibus
Nenhuma proposta foi apresentada na manhã da terça (16), data estipulada no cronograma e surpreendeu o governo, que irá investigar a ausência de empresários. O edital será republicar dentro de 30 dias. Como a licitação abrange o mercado internacional, três empresas – uma de Nova Iorque, nos Estados Unidos, além de Madrid e Barcelona na Espanha demonstraram interesse. Lançado em 16 de janeiro deste ano, o edital visa definir quais empresas vão atuar nas 391 linhas que circulam pela região metropolitana do Recife. O custo está fixado em 15 bilhões de reais com contrato de 15 anos, renovável por mais cinco anos.

Funcionários do Hospital das Clíninas param por 24 horas
Paralisação de advertência dos servidores altera rotina do hospital nesta terça (16).

Ambulantes e prefeitura de Olinda selam acordo
Um reunião discutiu o ordenamento da orla da cidade. Durante o encontro, foram definidas normas com os comerciantes informais, para por fim à irregularidades denunciadas por frequentadores das praias de Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce. Entre as determinações, estão o limite do número de mesas e cadeiras para cada palhoça e a proibição do uso de botijões de gás e energia elétrica. O secretário de Planejamento e Controle Urbano de Olinda, Estévão Brito, disse que depois das ações educativas, os palhoceiros que não cumprirem as normas poderão ser multados.

Violência
Motoqueiros tentam assassinar jovem a tiros na Barreto de Menezes.

Brasileiros na Libertadores
O São Paulo joga contra o Atlético Mineiro precisando vencer para passar para a próxima fase. Mas ainda terá que torcer por um tropeço do The Strongest.

Contas da CBF são aprovadas
As 27 federações aprovaram as contas de 2012. O presidente José Maria Marín abriu a reunião explicando a compra da nova sede da CBF, onde investigação apontou um superfaturamento no negócio de R$ 70 milhões.

Felipão convoca para amistoso
O técnico da seleção divulgou os nomes dos convocados para o jogo contra o Chile.

Natan voltará contra o Náutico
O meia do Santa Cruz se recuperou de lesão na coxa esquerda e se diz em total forma para o clássico de domingo (21). O técnico Marcelo Martelotte vai esperar até sexta-feira (19) para divulgar o time titular.

Técnico do Náutico vai poupar jogadores
Silas revelou que vai poupar alguns atletas do jogo desta quinta (18), contra o Crac, pela Copa do Brasil, para não comprometer o time nas semifinais do Pernambucano.

Sport em campo pela Copa do Brasil
No jogo de ida, o Sport venceu o Vitória da Conquista por 1 a 0 e qualquer empate garante a classificação à próxima fase. O técnico Sérgio Guedes não divulgou a equipe titular, mas deve entrar em campo com três atacantes.


Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Índios invadem plenário da Câmara dos Deputados para protestar contra mudança sobre demarcação de terras

Debate
Nesta quarta (18), O debate dos sonhos, às 11 horas.