As Manchetes da Primeira Página – 23/04/13

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 23/04/2013 às 9:52

Pesqueira com um pouquinho de chuva e quase nada de água
Mais um sereninho que caiu já aguçou o bom humor dos pesqueirenses. Governo dá prazo de dois anos para criar a partir de Pesqueira a Adutora do Agreste. Dois terrenos, somando mais de uma centena de hectares, já foram comprados pela Compesa nos distritos de Ipojuca e Canela de Ema. Com os terrenos comprados, as licitações foram feitas. A obra vai começar e esperar pela chuva. Com a água partindo da estação de tratamento de Canela de Ema, todos os municípios do Agreste receberão água encanada.


Foto: Guga Matos/JC Imagem

Tudo acontece aqui
O debate das 11 horas de hoje vai passar este assunto a limpo.

Estado vai cortar ponto de grevistas
Professor que aderir à paralisação nacional terá faltas computadas, sem compensação. O ato ocorre desta terça (23) até a quinta-feira (25).

Caso do mensalão
O ministro Gilmar Mendes afirmou acreditar que a questão do caso do mensalão seja resolvida em breve. Mendes não quis arriscar um prazo para que as penas dos condenados comecem a ser cumpridas. O ministro afirmou que é extremamente importante que o Tribunal vire essa página. Sobre uma possível alteração no resultado do julgamento com os recursos da defesa, Mendes disse esperar que nada mude. E afirmou que um dinâmica própria deve ser criada para encerrar esse assunto. Para o procurador Geral da República, Roberto Gurgel, a decisão do plenário tem que ter eficácia.

Violência no Rio de Janeiro
Uma perseguição policial, que começou após o roubo de um carro deixou três pessoas mortas e quatro feridas. Um policial militar, um ladrão e um pastor evangélico morreram em troca de tiros durante a perseguição a bando que roubou carga de cigarros. Entre os feridos está uma menina de nove anos, um cabo da PM e mais dois homens, supostos bandidos envolvidos no tiroteio. A polícia conseguiu prender três acusados.

Governo lança plano para desonerar o etanol
A ideia é reforçar o caixa do setor com um crédito tributário de R$ 1 bilhão.

Polícia do Canadá prende suspeitos de plano para atacar trem
Os dois presos teriam capacidade de realizar o ataque, mas nenhuma ameaça ao público foi detectada. Os dois são acusados de planejar um ataque terrorista contra um trem de passageiros. A dupla não é canadense, mas a nacionalidade deles não foi divulgada. A polícia do Canadá também informou acreditar que os dois presos tinham o apoio da rede terrorista Al-Qaeda. Segundo as autoridades, os dois presos receberiam apoio e orientação de membros da rede no Irã. Mas não há indícios de que o ataque fosse financiado por outro estado.

Ataques à bomba em Boston
Autoridades americanas confirmaram que o suspeito dos ataques foi formalmente indiciado, mesmo estando internado no hospital. Ele foi indiciado por uso e complô de utilização de uma arma de destruição em massa contra pessoas e bens dos Estados Unidos. Além de destruição voluntária de bens com artefato explosivo. A acusação permite que o acusado seja condenado à pena de morte ou prisão perpétua. Mas a promotoria ainda não decidiu se pedirá a pena de morte. Segunda a polícia, o acusado disse que a dupla agiu sozinha e não pertence a nenhuma rede terrorista.

Irmãs Pepê e Neném podem ser despejadas
As cantoras receberam há uma semana uma notificação pedindo que deixassem o apartamento onde moram, no Rio de Janeiro. Com o aluguel atrasado, as gêmeas não têm condições para quitar a dívida, que chega a R$ 15 mil. As duas começaram a ter problemas financeiros após terem sido passadas para trás pelo empresário que cuidava da carreira das artistas na época.

João da Costa concorda com João Paulo
Pelo menos sobre o assunto de o PT lançar candidato próprio ao governo do Estado no ano que vem. O ex-prefeito do Recife defende a manutenção da aliança política com o PSB. João da Costa reconhece que o PT precisa resolver as divergências internas a partir do debate. O ex-prefeito participou do debate da CBN com Aldo Vilela e chegou a ser irônico em algumas respostas que tinham como referência críticas dos atuais secretários. João da Costa afirma que torce pra que a gestão de Geraldo Julio acerte na condução dos destinos da cidade.


Foto: Michele Souza/JC Imagem

Mulher é presa acusada de jogar filho recém-nascido em lixão
O corpo do bebê estava dentro de um saco plástico e foi encontrado por um catador do lixão, em Macaparana. Ele de imediato acionou a polícia, que classificou o caso como homicídio e ocultação de cadáver. Rosinete Maria da Silva, de 25 anos, já teve a prisão preventiva decretada. O depoimento da dona de casa, dizendo que se tratava de depressão pós parto, não convenceu os investigadores. Hebert Martins, delegado responsável pela ocorrência, afirma que as provas contra a acusada são fortes.

Cremepe decide se Hospital Dom Moura vai sofrer interdição
O assunto começou a ser discutido numa plenária na noite da segunda-feira (22), na sede do Conselho Regional de Medicina, no Recife. Entre as irregularidades denunciadas pelos profissionais de saúde que atuam no centro médico de Garanhuns, estão: plantões desfalcados nas áreas de ortopedia, pediatria e neonatologia; falta de materiais para cirurgias no bloco cirúrgico; ausência de transporte para remoção de pacientes e ausência de suplementos para emergência e no bloco cirúrgico. A unidade de terapia intensiva está com o quadro defasado o mesmo ocorrendo com o neonatologista na maternidade. O médico Dimas Carvalho revela o tamanho da precariedade no hospital.

Violência
Bancário baleado em atentado em Olinda.

Liga dos Campeões da Europa
Barcelona e Bayern de Munique se enfrentam nesta terça (23), às 15h45 da tarde, pelo primeiro jogo da semifinal da competição. A segunda partida será na próxima semana.


Foto: reprodução

Felipão não vai levar Ronaldinho e Kaká juntos
O técnico da seleção destacou que apenas um dos dois atletas deve constar na lista da Copa das Confederações.

Silas terá jogadores à disposição para domingo
O técnico do Náutico terá a volta do volante Elicarlos, do zagueiro Alcides e do lateral-esquerdo Bruno Collaço. Quem também deve voltar é Jean Rolt. As preocupações são Martinez, Auremir e Josa, que será reavaliados nesta terça.

Natan será submetido a exame médico
O meia do Santa Cruz fará exame de imagem onde ficará sabendo se poderá enfrentar o Náutico, domingo (28). Ele voltou a sentir dores na coxa esquerda e, se a lesão for grave, ficará de fora por mais tempo.

O dilema do Ypiranga
Na disputa pelo terceiro lugar, o time de Santa Cruz do Capibaribe tem duas opções: se perder, jogará a série D do Brasileiro no segundo semestre. Mas, caso vença, disputará o Nordestão em 2014 e passaria o resto do ano sem atuar.

Atacante do Sport mostra insatisfação
Marcos Aurélio disse estar insatisfeito por não jogar e chegou a autorizar o empresário a negociar com outros clubes. Mas depois voltou atrás. Na segunda (22), o Sport confimou a contratação do lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro.

Advogados de defesa dos 25 réus do mensalão tem até a próxima quinta-feira para apresentar recurso questionando decisão do STF

Debate
Nesta terça-feira (23), Água em tempos de seca em Pesqueira.