As Manchetes da Primeira Página – 29/04/13

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 29/04/2013 às 7:57

Morre importante jurista brasileiro
O ex-ministro da Justiça Saulo Ramos morreu aos 83 anos, em Ribeirão Preto em São Paulo. Saulo Ramos, que era jurista e escritor, fez parte do ministério do governo de José Sarney, entre os anos 1989 e 1990. Ele também trabalhou com o ex-presidente Jânio Quadros. O ex-ministro morreu em casa após ficar hospitalizado por meses. Ele tinha problemas cardíacos e fazia hemodiálise regularmente. O enterro será às 14h, em Brodowski, no interior de São Paulo.


Foto: reprodução

As reclamações do dia dos trabalhadores
A caminho do primeiro de maio, as centrais sindicais abrem a boca contra o governo. O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira, o Paulinho da Força, disse que é difícil dialogar com este governo.

Mais reclamações
Wagner de Freitas, presidente da CUT, histórica aliada do PT, diz que o primeiro de maio vai ser de protesto.

Problemas no Minha Casa, Minha Vida
A Polícia Federal pode investigar as denúncias de propina e fraude no Programa. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, fez a solicitação ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a autorização para iniciar a apuração do caso já foi concedida. A oposição quer que o governo também dê explicações, e vai tentar convocar o ministro das Cidades para depor.

A crise entre os poderes
Já está valendo o prazo de solicitação do ministro Dias Tofolli, para que o Congresso explique a PEC 37, que permite o parlamento alterar decisões do Supremo Tribunal Federal. Deputados e Juristas evitam a palavra crise, mas dos dois lados há insatisfações com a idéia de limitar o STF nas suas decisões, uma espécie de retaliação do PT ao julgamento do mensalão. O ministro Marco Aurélio Mello diz que a Constituição foi desrespeitada com esta idéia dos deputados.

Políticos reagem a lei que cria restrições a criação de novos partidos
A ideia é impedir a formação de novas siglas, retirando o tempo de propaganda no rádio e na TV e assim o espaço que eles teriam para divulgar os candidatos. As mudanças podem valer já para as próximas eleições o que gera diversas críticas de quem está buscando espaço para enfrentar o governo. Marina Silva, que criou um partido para concorrer é um das atingidas pela medida.

Mais gente contra
Aécio Neves também reagiu e ficou do lado de Marina.

Debate sobre internação compulsória reúne deputados federais
A audiência pública está marcada para esta segunda-feira (29), às 10h, na Câmara de Vereadores do Recife. No Legislativo municipal tramita um projeto de lei que neste momento está nas mãos da Comissão de Direitos Humanos. Participam do debate os deputados federais Osmar Terra, do PMDB Gaucho, autor do projeto sobre o sistema nacional de políticas sobre drogas e Givaldo Carimbão, do PSB de Alagoas, relator da proposta que altera a lei antidrogas. No senado, a comissão de assuntos sociais aprovou o projeto que autoriza o juiz a decidir pelo internamento. O debate promete ser quente porque estudiosos da área de políticas públicas contra as drogas já se revelaram contrários a internação compulsória.

Reordenamento nos mercados públicos do Recife
Projeto de construção do prédio anexo do mercado de Nova Descoberta começa a sair do papel. O prefeito Geraldo Julio marcou presença.


Foto: Igo Bione/JC Imagem

Cachoeira multado por dirigir bêbado
Carlinhos Cachoeira amanheceu com uma ressaca a mais e R$ 22 mil a menos no bolso. Ele foi flagrado dirigindo aparentemente embriagado durante uma blitz da Lei Seca entre Anápolis e Brasília. Havia um show do cantor sertanejo Gustavo Lima de onde Cachoeira voltava com amigos e a mulher, Andressa. Ele não se recusou a fazer o teste do bafômetro. O próprio Cachoeira admitiu espontaneamente que tinha bebido antes de pegar o volante. Ele recebeu voz de prisão e conformado e esboçando calma foi conduzido em flagrante com a mulher Andressa a delegacia. Pagou a fiança de R$ 22 mil foi solto poucas horas depois.

Ex-soldado do Exército é preso por outro crime
Vladison Almeida Gomes, de 19 anos, responde em liberdade pelas mortes da sogra Estela Farias de Moura e do Diogo Bezerra do Monte, no natal do ano passado. Nesse final de semana, Vladison e um homem ainda não identificado trocaram tiros com equipes do Gati. Os dois estavam numa moto na comunidade do Coque armados com um revólver e uma pistola ponto 40. Um soldado saiu ferido, foi socorrido e não corre risco de morte. Com ferimento no pé, Vladison permanece sob custódia no Hospital da Restauração. Humberto Ramos, delegado do DHPP, revela que a PM reagiu a ação dos homens que estavam na moto.

Polícia Federal realiza operação no Sertão
Mais de 429 mil pés de planta de maconha foram destruídos, em 89 plantios no Sertão. Com a destruição das plantações, deixaram de ser colocadas no mercado 143 toneladas de droga. Também foram destruídas mais de 61 mil mudas da planta e apreendidos quase 25 quilos de maconha pronta para o consumo. A droga seria distribuída para Pernambuco e outros estados do Nordeste. Ninguém foi preso na operação. A ação da Polícia Federal, com apoio do Corpo de Bombeiros e do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social, foi realizada semana passada, mas os dados só foram divulgados no domingo (28).

Violência
Jovem espancado no Morro da Conceição.

Semifinais do campeonato Pernambucano
Depois de um verdadeiro clássico das emoções, saiu o segundo finalista do campeonato. Não precisou do maluco regulamento onde o desempate era feito cartões e podia até ter havido um sorteio depois do jogo.

O Náutico venceu mas não levou
O time alvirrubro ganhou o jogo por 2x1 e precisava de mais um gol para ser o finalista. O gol de Dênis Marques, marcado de pênalti nos Aflitos, colocou o Santa Cruz na final. Agora o Santa Cruz pode fazer dois ou até três jogos com o Sport na briga pelo tricampeonato. Na quarta-feira (1º) tem o Internacional pela Copa do Brasil.


Foto: JC Imagem

Reação alvirrubra
Mesmo o time sendo aplaudido pelo torcedor no final, o Náutico fica fora da decisão e vai brigar por uma vaga na Copa do Nordeste com o Ypiranga.

O Sport na terceira decisão consecutiva com o Santa Cruz
O time rubro-negro agora se prepara para o primeiro jogo da final no Arruda no próximo domingo.

A bola rolou no octogonal
Aqui a briga é para não cair.

O show de Dado Cavalcanti
No comando do Mogi Mirim, o time do técnico pernambucano goleou o Botafogo de Ribeirão Preto por 6x0 e vai decidir uma vaga na final do Paulista contra o Santos de Murici e Neymar.

Público reclama do atraso no Cine PE
O festival de audiovisual foi marcado, no fim de semana, por atrasos e pelo pouco público.

Um dos prêmios mais tradicionais da televisão brasileira, o Troféu Imprensa escolheu os melhores de 2012
Apresentado por Silvio Santos, o prêmio consagrou mais uma vez Roberto Carlos, eleito melhor cantor ao lado de Luan Santana e que ganhou como melhor música, por Esse Cara Sou Eu. Outras unanimidades na premiação foram o casal de atores de Avenida Brasil Adriana Esteves e Murilo Benício, que ganharam como melhor atriz e melhor ator.A novela também foi eleita em sua categoria.

A situação do cantor Netinho da Bahia
Depois de uma cirurgia foram descobertos vários pequenos tumores no fígado do cantor. A biópsia será feita entre estas segunda (29) e terça-feiras (30) para diagnosticar se eles são malignos ou benignos. Toda a agenda de shows de Netinho no mês de maio foi cancelada. Inicialmente, Netinho foi internado após sentir fortes dores na coxa direita, ficando seis dias internado. Na ocasião, o cantor foi diagnosticado com lesão aguda no músculo ilíaco direito. Netinho, então, foi liberado, mas precisou voltar ao hospital porque sentiu fortes dores no abdômen. Os médicos detectaram problemas vasculares na região do abdômen. Depois da descoberta dos tumores, a equipe médica mostrou-se bastante preocupada com o estado de saúde do cantor baiano.


Foto: divulgação

A morte do compositor
O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini morreu aos 89 anos, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. Ele estava internado desde a noite de quinta, na UTI do hospital Albert Einstein, em São Paulo.O enterro deve ocorrer durante a tarde, no Cemitério da Consolação em São Paulo. Paulo Vanzolini compôs vários maiores clássicos da música brasileira, como Volta por Cima e a canção Ronda.

Na quarta-feira a lembrança de Ronda e outros sucessos na Rádio Jornal
Walesca, histórias e canções no feriado, às 11h.

Encontro entre presidente do Senado e ministro do Supremo Tribunal Federal não terá temas polêmicos

Debate
Nesta segunda-feira (29), Desaposentadoria, no debate das 11 horas.