As Manchetes da Primeira Página – 30/04/13

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 30/04/2013 às 8:03

Chuvas podem antecipar fim do racionamento de água
Pelos números apresentados na segunda-feira (29), o esquema especial por 90 dias não deve ser prorrogado. A barragem de Pirapama está hoje com 25,05% da capacidade total. Em 11 municípios, os índices superaram as previsões mais otimistas sobre o nível dos reservatórios.


Foto: Guga Matos/JC Imagem

A chuva e os estragos
O Grande Recife também registrou quedas na rede de energia elétrica e muitos bairros ficaram sem energia durante muitas horas. O diretor de operações da Celpe, Carlos Eduardo Soares, explica.

Mais um dia de chuva no Grande Recife
Assim como na segunda (29), a população terá que enfrentar pontos de alagamento e muito trânsito para se deslocar até o trabalho ou escola. A precipitação pluviométrica no Grande Recife superou as expectativas dos institutos de meteorologia. No momento 32 pontos de alagamento no Recife estão sendo monitorados em tempo real pela prefeitura. Quem mora em áreas de risco também precisa redobrar o cuidado.

A chuva pelo Estado
Na Zona da Mata, as últimas horas com chuvas intensas.

Geraldo Júlio enfrenta primeiros protestos dos servidores municipais
Eles prometem para esta terça-feira (30) uma greve de advertência de 24 horas, antes do feriado do dia do trabalhador. As reclamações são por melhorias no piso salarial, auxílio creche e vale-refeição. O vereador Osmar Ricardo do PT, na base aliada do governo municipal fala em favor dos servidores.

Mais protestos antes do dia trabalhador
Trabalhadores Rurais vão às ruas para protestar nesta terça (30) no Centro do recife.

CUT promove passeata nesta terça (30) para marcar o dia do trabalhador
A concentração está marcada para às 14h na sede da Fetape no bairro da Boa Vista, no Recife. Nesta quarta-feira (1º) haverá um ato público na praça Osvaldo Cruz para marcar o primeiro de maio. O presidente da CUT, Carlos Veras diz que há motivo para protestar.

O feriado e os protestos
Centrais sindicais se preparam para festejar o dia do trabalhador, mas também para reclamar contra a falta de diálogo do governo. Dilma informou que não vai para a festa promovida pelas entidades trabalhistas em São Paulo e será representada pelo secretário Gilberto Carvalho. Ele garante que o diálogo está aberto com todos.

Mais um mensaleiro recorre
O deputado federal Valdemar Costa Neto apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal. Ele foi condenado a sete anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, além de pagamento de multa que supera R$ 1 milhão. Segundo os advogados de Valdemar Costa Neto, os argumentos usados pelo Tribunal para absolver o publicitário Duda Mendonça também serviriam para inocentar Valdemar.

Agradecimentos da futura da candidata
Marina Silva agradeceu ao ministro do Supremo, Gilmar Mendes pela decisão de suspender a tramitação do projeto que cria restrições a novos partidos. Marina está criando uma nova legenda para tentar concorrer à Presidência.

Mais um a favor de limitar o Supremo
O ex-presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que vai apresentar uma PEC que limita a atuação do STF, ação que pode piorar o clima entre os dois poderes.

Reunião para melhorar o clima em Brasília
Não há crise entre o Legislativo e o Judiciário, afirmaram os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, após o recente mal-estar entre os dois poderes. Eles se reuniram com Gilmar Mendes para colocar panos quentes na fervura da relação entre o Congresso e o STF.

Discurso afinado
Henrique Eduardo Alves manteve o tom otimista na relação Congresso e Legislativo.

A mordida do Leão
É o último dia para entrega da declaração do Imposto de Renda.


Foto: AFP

Empreendedores e os empregos
Pequenos empreendedores no Brasil geram 40 milhões de empregos.

Julgado na cadeia
Acusado de brigar com outros detentos e dois agentes penitenciários dentro da cadeia, o goleiro Bruno foi julgado na penitenciária em Contagem, e terá que seguir sem trabalhar na lavanderia onde prestava serviços. Além disso, o atleta ainda terá que ficar 30 dias sem banho de sol e visitas.

Polícia desarticula quadrilha de assaltantes de banco
A polícia prendeu o grupo em um bar na orla de Olinda, quando se preparava para novas ações criminosas. Entre os assaltos praticados, estão o Santander da Avenida João de Barros e a agência do Itaú, do Benfica. Os presos que se conheceram na cadeia são: Fernando de Alencar Fernandes, José Roberto Luis de França, Pabyton Francisco Maciel, Anderson Henrique de Brito Ferreira, Romildo Félix dos Santos Neto e Wagner Lima da Silva. Com os acusados, a polícia apreendeu dois artefatos de plástico que simulavam uma arma de fogo de verdade. Um revólver calibre 38 de um vigilante de banco e um fardamento de uma empresa de ônibus.

Rapaz é preso após assaltar casa lotérica em Piedade
Polícia chegou ao acusado com ajuda das imagens das câmeras de segurança do estabelecimento.

Violência
Jovem baleado em Rio Formoso.

Semifinais da Liga dos Campeões
O Real Madrid recebe o Borrusia Dortmund nesta terça-feira (30), às 15h45, com a difícil missão de reverter a derrota por 4 a 1, sofrida no jogo de ida. O time espanhol precisa fazer pelo menos três gols de vantagem e não levar nenhum.

Brasileiros na Libertadores
Nesta terça (30) o Palmeiras encara o Tijuana, do México, pelas quartas de final da competição. O jogo será às 22h30, no estádio Caliente. A segunda partida será no dia 14 de maio, no Pacaembu.

Bahia pode ser punido
O protesto feito por torcedores, que arremessaram caxirolas no gramado da Arena Fonte Nova, pode resultar em punição. O clube pode perder mando de campo em algumas partidas.

Ponte Preta é assaltada após jogo contra o Corinthians
Além da derrota, o clube teve cerca de R$ 150 mil roubados dos cofres após a partida. Três homens armados renderam os porteiros e levaram o dinheiro, fruto da arrecadação do jogo.

Bernardo não aparece para treinar
O meia era esperado no clube para seguir o tratamento de uma ruptura no ligamento do joelho. Nesta terça (30), ele deve prestar depoimento pelo sequestro no Rio de Janeiro. Ex-técnicos Mano Menezes e Parreira discutem sobre a seleção brasileira. Mano Menezes comparou o fraco futebol do Brasil coma força européia.

Parreira rebateu
Ele disse que não gosta deste tipo de comparação.

Menos um problema no polêmico Campeonato Pernambucano
Santa Cruz e Sport se reúnem com a Federação e chegam a um acordo sobre os critérios para escolha do local do terceiro jogo da final, se necessário.

No campo os times enfrentam a chuva e se preparam para os próximos jogos
O Santa Cruz tem jogo difícil nesta quarta (1º) contra o Internacional pela Copa do Brasil.

O leão concentrado na decisão
O Sport faz o primeiro jogo da final domingo (5) no Arruda.

Náutico em busca da vaga na Copa do Nordeste
O time alvirrubro enfrenta no sábado (4) o Ypiranga em Caruaru.

Nos passos do Papa
Roteiro do Papa Francisco está sendo acertado no Rio de Janeiro para a Jornada da Juventude.


Foto: The Guardian

Por falta de entendimento, Dilma Rousseff não vai subir no palanque dos trabalhadores neste primeiro de maio

Debate
Nesta terça-feira (30), Obesidade infantil, no debate das 11 horas.