As Manchetes da Primeira Página – 10/05/13

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 10/05/2013 às 8:13

Surto de meningite está descartado depois da morte de um garoto em escola da Tamarineira no Recife
Autoridades sanitárias garantem que não há risco de surto e que não há motivo para preocupação. Nos últimos cinco dias, três casos de meningite bacteriana foram registrados na capital.


Foto: reprodução

Campanha de vacinação contra a gripe chega ao fim nesta sexta
A imunização tem que chegar a 80% do chamado público alvo. De acordo com o último balanço, Pernambuco imunizou quase 79% do público alvo. Os médicos explicam que a imunização reduz a mortalidade, principalmente no grupo formado pelos idosos. Mozart Sales, secretário de gestão do trabalho e da educação na Saúde do Ministério da Saúde, explica quem pode receber a imunização.

Aposentadoria especial sancionada
Pessoas com deficiência terão novos prazos para se aposentar.

Conversa presidencial
Dilma recebeu Lula para um almoço sigiloso na quinta-feira (9). Também participou da conversa o ministro da educação, Aloizio Mercadante. Na reunião foi comentada a possibilidade do governador Eduardo Campos deixar de ser candidato a presidente. Os recentes movimentos do governador estão deixando em dúvida Lula e alguns petistas. Lula disse ainda apostar nas chances de Eduardo Campos desistir de disputar a Presidência em 2014. A hipótese de desistência parte da avaliação de que o governador optou por se recolher após meses de exposição e críticas ao governo.

Dilma e os problemas no Congresso
A polêmica Medida Provisória dos Portos. na quinta-feira (9) ela fez um apelo público para que os parlamentares resolvam esta questão, motivo de brigas e discussões na Câmara. Mas ele voltou a complicar. No Congresso, Antony Garotinho disse que não se preocupa com as críticas feitas a ele na votação da MP dos Portos.

Garotinho processado no STF
O Supremo Tribunal Federal decidiu abrir ação penal contra o deputado Anthony Garotinho pelos crimes de calúnia e difamação. A ação foi proposta por um empresário de Mato Grosso, que se sentiu atingido por um comentário publicado no Blog do Garotinho. Garotinho denunciava um esquema de licitação na Companhia de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro, mas nada se confirmou.

Dilma e o trigésimo nono ministro
A presidente deu posse a Afif Domingos na pasta da Micro-empresa. Afif disse que não vai renunciar ao cargo de vice-governador de São Paulo.

Vem aí mais uma briga entre Legislativo e Judiciário
O Senado vai votar o projeto que alterou o número de parlamentares em 13 estados.

Um novo Bolsa-Escola
Estudantes comemoram o Programa Nacional de Bolsa Permanência, anunciado pelo Ministério da Educação. Os estudantes começam a receber a bolsa em junho deste ano. O pagamento será feito diretamente aos estudantes por meio de cartão do Banco do Brasil. Para participar do programa, serão exigidos dois critérios: renda per capita mensal inferior a um salário mínimo e meio e estar matriculado em cursos com carga horária de no mínimo cinco horas diárias. Os estudantes receberão mensalmente R$ 400. No caso dos indígenas e quilombolas, a bolsa será de 900 reais.

A situação da economia
O medo da inflação. O governo mantém a vigilância para evitar que a alta dos preços continue retirando o poder de compra dos trabalhadores. O ministro Guido Mantega diz que a inflação sinaliza que está em queda.

O julgamento do caso PC Farias
O policial militar Reinaldo Correia de Lima Filho, ex-segurança de PC, negou que tenha facilitado a morte dele e da namorada, Suzana Marcolino, a mando do irmão de PC, Augusto Farias. O PM afirmou que não recebeu qualquer ordem do irmão de PC Farias, que ficou desesperado ao encontrar o casal morto. Reinaldo também negou qualquer adulteração na cena do crime que tenha prejudicado o trabalho da perícia. O segurança também respondeu a perguntas sobre supostas traições de Suzana a PC Farias. Segundo ele, PC uma vez ordenou que ele descobrisse o paradeiro da namorada, mas não entrou em detalhes sobre alguma suspeita.


Foto: reprodução

Garota consome chumbinho e morre
Adolescente estava com quadro depressivo e ingeriu o veneno. A polícia já tem linhas de investigação para elucidar morte da garota, em Paulista.

A grande operação da Polícia Civil
O balanço nacional da Operação PC27, deflagrada em todo o País, aponta a prisão de 2.067 pessoas, incluindo ações para cumprimento de mandados e de flagrante delito. Também foram apreendidos 79 adolescentes. O foco é a repressão ao tráfico de drogas, à venda de produtos piratas e ao roubo de carros, além do cumprimento de mandados de prisão. Foram apreendidas 255 armas, cerca de 178 quilos de maconha, 47 quilos de cocaína, 11 quilos de crack e ainda foram recuperados 189 veículos roubados.

Homem invade casa e estupra mulher na frente do marido
O acusado estava armado com uma faca e entrou na casa localizada na comunidade do Cajá, na madrugada da quinta-feira (9). Primeiro ameaçou de morte o bebê do casal de apenas dois meses e em seguida arrastou a mulher para o quarto. O marido da vítima disse não ter feito nada com medo de que o acusado matasse a esposa e a filha. O suspeito, que é vizinho da vítima, fugiu do local do crime mas foi encontrado horas depois dormindo na própria residência. O acusado não teve identidade divulgada e vai responder ao processo preso no Cotel, em Abreu e Lima, no Grande Recife. O delegado Joel Venâncio, responsável pela ocorrência, diz que o reconhecimento foi um fator decisivo.

O pastor famoso na cadeia
Ministério Público pediu a prisão preventiva do pastor Marcos Pereira da Assembléia de Deus dos Últimos Dias no Rio de Janeiro.

Policial reage a assalto e mata assaltantes
O assalto ocorreu quando o soldado parou o carro às margens da BR-232, em Jaboatão, para trocar o pneu do veículo.

Violência
Rapaz gravemente ferido a faca durante bebedeira.

Ciência, chuva, clima e a convivência com a seca
No debate da segunda-feira, às 11h.

Amistoso de abertura da Arena Pernambuco definido
O Náutico vai enfrentar o Sporting, de Portugal. A partida está marcada para as 20h, do dia 22 de maio e cerca de 30 mil ingressos serão disponiblizados. Ricardo Leitão, secretário extraordinário da Copa do governo do Estado, diz que o cronograma das obras está sendo cumprido.

O Náutico arruma a casa
O fim de semana pode ser marcado por dispensas de atletas.

Invenção do cantor Carlinhos Brown para a Copa do Mundo é proibida na Bahia
A Polícia Militar da Bahia anunciou que por motivos de segurança não permitirá que os torcedores entrem na Arena Fonte Nova, em Salvador, com as caxirolas. Ela foi incluída numa lista de produtos proibidos nos estádios baianos que já inclui bebidas alcoólicas, armas e objetos pontiagudos. O chocalho de plástico como arma gerou preocupação na Fifa e no Comitê Organizador Local da Copa de 2014, que decidiram estudar o uso do instrumento durante o Mundial.

Brasil segue em 19º no ranking
A seleção brasileira continua na pior colocação da história na lista divulgada pela Fifa.

Resultados da Copa do Brasil
O Atlético Paranaense goleou o América de Natal por 6 a 2, eliminou o jogo de volta e avançou à terceira fase. O América é treinado pelo pernambucano Roberto Fernandes. A Ponte Preta venceu o Bragantino por 3 a 1 e também se classificou.

A decisão do Campeonato Pernambucano
O segundo jogo da final será apitado por Gilberto Castro Junior. O leão tenta se recuperar da queda na quarta-feira (8). O Sport tenta juntar os cacos depois da derrota na Copa do Brasil para vencer o jogo domingo e provocar uma terceira partida.
O tricolor quase pronto. Santa Cruz faz nesta sexta (10) mais um treino decisivo para armar o time para o jogo de domingo que pode lhe dar o tricampeonato estadual.

Mais mortes no prédio
Passa de mil o número de mortos no desabamento de um edifício que abrigava fábricas de roupas em Bangladesh e mais corpos podem estar entre os escombros. Mais de duas semanas após o acidente, os corpos ainda estavam sendo retirados dos escombros do complexo Plaza Rana. O número de pessoas mortas subiu para 1.038. Nove pessoas foram presas com ligações com o desastre, incluindo o proprietário do edifício e os patrões das fábricas.

A saúde do cantor de axé Netinho
Ele foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Netinho, que apresenta melhoras no quadro clínico, dará continuidade ao tratamento a que estava sendo submetido em Salvador. Ele foi diagnosticado com adenomas hepáticos benignos, mas sofreu uma inflamação em um hematoma causado por bactérias do intestino.


Foto: reprodução

Brasil e Venezuela firmam acordo de ajuda em regiões carentes dos dois países

Debate
Nesta sexta-feira (10), Festival da Seresta, no debate das 11 horas.