As Manchetes da Primeira Página - 24/05/2013

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 24/05/2013 às 8:39

Mesmo com o desaparecimento da chuva o Agreste recuperou a paisagem. Os caminhos estão novamente verdes
A tristeza das imagens de bichos mortos por falta de pasto também desapareceu. Os agricultores aproveitaram as últimas chuvas e plantaram milho em seus roçados. No momento estão preocupados porque se não voltar a chover faltará água pra manutenção.

O vai e vem da nova lei dos domésticos
Doméstico que praticar crime não poderá sacar o FGTS. Quase tudo ainda está dependendo de votação no Congresso Nacional. Do Senado, Romero Jucá, troca ideias com Vacareza, na Câmara. Quando tudo estiver decidido a presidente terá 120 dias para botar a lei pra valer.

E o Brasil volta a ser República das Alagoas
Dilma viaja e deixa as rédeas do poder com Renan Calheiros. O vice-presidente Michel Temer também está no foco do mundo. E Dilma finalmente resolveu nomear o ministro que faltava para completar o Supremo. Foram seis meses de espera desnecessária, a partir da aposentadoria de Aires Brito. Agora segue para aprovação no Senado o nome de Luiz Alberto Barroso. Ele já chega dizendo que o Supremo condenou os modelos de política de Lula e Fernando Henrique.


Foto: Agência Brasil

Continua o bla-bla-bla
Médicos e Ministério da Saúde ainda não se entenderam sobre a importação de seis mil médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil. A ideia do Ministério é mandar os importados para lugares que os brasileiros não querem ir. O danado é que os brasileiros não querem ir e nem querem que ninguém vá.

E vai ter mais um debate
Na próxima segunda-feira (27), o senador e ex-ministro da saúde Humberto Costa, defensor do que vem sendo chamado de cubanização da medicina brasileira, vem para um confronto com o médico/advogado Gláucio Veras, que também representa a comissão de saúde da OAB.

Martelotte já é do Sport
A negociação terminou na madrugada desta sexta-feira (24). O Twitter oficial do Sport confirmou a contratação do novo treinador.

O governo com medo da CPI
A base aliada do governo já se prepara para evitar uma CPI envolvendo a gigante Petrobras. Se não tiver jeito, a solução é apelar para o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

Eduardo na mira do Planalto

Sumido do cenário nacional nas últimas semanas, o governador de Pernambuco estaria incomodado com a pressão do PT contra a candidatura dele a presidente. Matéria da Folha de São Paulo desta sexta (24) diz que a pressão nos governadores do PSB contra Eduardo está ligado ao governo e que mesmo com toda a ofensiva, Eduardo vai seguir na briga para 2014.

Dilma multada
O Minsitério Público pediu que a presidente e o PT sejam multados por propaganda eleitoral antecipada. Os motivos foram os comerciais e o horário político do partido, que teriam exagerado na dose. A multa pode ir de R$ 5 a até R$ 25 mil reais.

Secretaria da Copa faz balanço do jogo-teste
Os pontos fracos do evento foram analisados e transporte foi a maior falha da abertura.

Homem roubava motos com chaves produzidas
Ivanildo Ornilo da Silva Júnior, de 21 anos, é suspeito de furtar duas motocicletas, em Jaboatão, Região Metoropolitana do Recife. A ação policial partiu de uma denúncia anônima que apontava que o suspeito estava tentando vender uma das motos. Na autuação do suspeito, o que mais supreendeu a polícia foi o método que ele utilizada para furtar as motos. Ivanildo contou aos agentes que usava uma chave ninja, tipo de chave mestre, que ele teria aprendido a fazer por meio de vídeos postados na internet. O suspeito foi autuado por furto qualificado e adulteração de sinal de veículo automotor. O delegado da especializada do Ipsep, Carlos Couto, fala da prisão do acusado.

Prefeitura do Recife vai contratar orientadores para destravar o trânsito
Os profissionais irão atuar em 11 grandes corredores, como as avenidas Agamenon Magalhães, Domingos Ferreira, Boa Viagem, Conselheiro Aguiar, Mascarenhas de Moraes, Recife, Abdias de Carvalho e Norte. Os orientadores não vão multar os motoristas infratores, responsabilidade exclusiva dos agentes da CTTU. Também serão adquiridos equipamentos, como tablets, rastreadores veiculares e pessoais com GPS e conexão 3G. Na quinta-feira (23), a prefeitura publicou outro edital voltado a questão da mobilidade. Os sistemas de drenagem vão resolver quatro pontos criticos de alagamento dentro de um prazo de cinco meses. O prefeito Geraldo Julio disse que busca resolver os problemas de trânsito a curto prazo.


Foto: Bernardo Soares/JC Imagem

Servidores do Recife deflagram greve a partir da próxima segunda
Os trabalhadores esperam para esta sexta (24), a contraproposta da prefeitura a pauta de reivindicações. A categoria propõe reajuste de 19,32% e aumento no vale refeição. Em assembleia, os servidores decidiram suspender as atividades por tempo indeterminado. O protesto conta com funcionários da administração direta e indireta, Urb, Emlurb, CTTU, Iasc, Csurb e Dircon. Às 9h da próxima segunda-feira (27), no pátio do prédio sede da prefeitura, os trabalhadores decidem os rumos do movimento. Fernando Silva, diretor do sindicato que representa a categoria, analisa o impasse com o poder público.

Violência
Jovem baleado à tiros num atentado em San Martin.

Atlético Mineiro na Libertadores
O clube mineiro ficou no empate na quinta-feira (23) em 2 a 2 com o Tijuana, do México.

Elenco do Botafogo recusa concentração
Os jogadores entregaram um comunicado à direção do clube recusando concentração para o jogo contra o Corinthians. O elenco reclama do atraso de salário há dois meses.

Punição para atos racistas
A União Europeia de Futebol aprovou uma suspensão mínima de 10 partidas a quem apresentar comportamentos racistas nos campos de futebol, sejam jogadores ou dirigentes.

Série B começa nesta sexta
Quatro partidas ocorrem nesta sexta-feira (24), são eles: São Caetano e Ceará; Oeste e Avaí; Paysandu e Asa; e Chapecoense e Boa Esporte. Jogos às 19h30 e às 21h50.

Jogo da solidariedade
O estádio Ademir Cunha, em Paulista, receberá neste sábado (25), às 8h30, jogo para arrecadar alimentos para o Sertão de Pernambuco. Ex-jogadores, artistas, cantores, jornalistas e políticos entram em campo no sábado.

Santa Cruz é pego de surpresa
Diretores do clube não sabiam da negociação entre Martelotte e o Sport e foram pegos de surpresa com a notícia. Agora, o Santa corre atrás de um novo treinador para comandar a equipe na série C, que começa no dia 2 de junho.


Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Náutico apresenta novos contratados
Os zagueiros Luiz Eduardo e João Felipe chegaram na quinta-feira (23), já participaram do treino com o restante do elenco e podem estrear, domingo (26) contra o Grêmio, como titulares. O clube ainda deve contratar cinco jogadores para o Brasileirão.

Dilma Rousseff indica constitucionalista Luís Roberto Barroso para vaga no Supremo Tribunal Federal

Debate

Nesta sexta (24), Santanna, o cantador, no debate das 11 horas.